Páginas

25 de dezembro de 2015

ANUNCIAÇÃO


Diz o Evangelho: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.” (Lc 1, 26-27)
            O texto bíblico faz referência a “... uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi...”. Há pessoas que não conseguem conceber a ideia de Maria ser virgem e estar desposada. A título de melhor entendimento do assunto, torna-se prudente buscar esclarecimentos seguros na cultura do judaísmo.
Imperava a Lei de Moisés. A família judaica se constituía por meio do casamento, realizado em obediência ao princípio da legalidade. No dia do desposamento, que, em regra, ocorria na casa dos pais do noivo, os convidados eram pacientemente aguardados. O noivo, acompanhado dos amigos, saía para encontrar-se com a noiva. Ela, rodeada das amigas, esperava ansiosa a sua chegada. Em seguida, ambos os grupos encaminhavam-se para o local do desposamento, onde se oficializava a cerimônia. E logo após, acontecia o banquete, com muita festa e muitas brincadeiras. Com a cerimônia oficial os jovens tornavam-se desposados, fato que, para o judaísmo, era o estado da pessoa antes do casamento.
A condição de desposado durava mais ou menos um ano e durante esse tempo o rapaz era dispensado do serviço militar. Era a oportunidade dada para que ele pudesse providenciar a futura morada do casal e, a noiva, a sua veste nupcial. Embora chamados marido e mulher desde o começo do compromisso, não viviam juntos e não tinham relações sexuais durante esse período. O preceito era rigorosamente guardado pelos nubentes, e a moça tinha de provar que era virgem ao tempo em que se casou oficialmente, no fim do desposamento.
Maria engravidou-se de Jesus durante o prazo em que estava desposada de José, portanto, segundo as leis e os costumes judaicos, em um período em que não lhes era permitido ter relações sexuais. Daí a dúvida de José quando soube da gravidez de sua mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!