Páginas

Receitas

PÃO CASEIRO RÁPIDO E FOFO

(Programa do Dia 10-06-2015)

Ingredientes
1 e 1/4 xícaras de leite morno
1/2 xícara de óleo
2 ovos
2 tabletes de fermento para pão ou 1 envelope de fermento biológico seco
3 xícaras de farinha
1 colher (chá) de sal
1/4 xícara de açúcar
Modo de preparo:
Bater no liquidificador os 4 primeiros ingredientes e reservar.
Em uma vasilha misturar a farinha, o sal e o açúcar e sobre eles despejar a mistura do liquidificador.
Bater até fazer bolhas.
Deixar crescer por 20 minutos.
Assar em forma untada e polvilhada.


FARINHA DE BANANA VERDE
(Programa do dia 03-06-2015)


RECEITA

Ingredientes:

10 bananas verdes.

Modo de preparo:

Descasque as bananas e corte em finas rodelas. Em assadeiras, coloque as rodelas lado a lado. Quanto mais espaçadas ficarem, mais rápido é o processo de secagem.
Coloque no forno até que fiquem completamente ressecadas. Espere esfriar, bata no liquidificador, peneire e guarde em um recipiente escuro e com tampa.
farinha da fruta pode substituir a farinha de trigo ou servir de ingredientes para saladas, saladas de fruta e iogurtes.

Categoria: Medicina alternativa.




RECEITA DE BOLO DE MILHO DA COMADRE
(Programa do Dia 07-05-2015)


INGREDIENTES -
2 espigas de milho (médias)
 2 xícaras e meia de leite
 2 xícaras de açúcar /
 1 xícara de óleo
 1 colher (sopa) de margarina
 3 ovos
1 xícara de fubá
1 colher fermento .
PREPARO -
Bater todos os ingredientes no liquidificador, colocar em forma de buraco untada com margarina e polvilhada com açúcar e assar por mais ou menos 50 minutos em forno médio. - BOM APETITE!!




Receita de Bolo de Cenoura

(Programa do dia 22.04.15)


Ingredientes




Massa
  • 3 unidade(s) de cenoura picada(s); 3 unidade(s) de ovo; 1 xícara(s) (chá) de Óleo de soja; 3 xícara(s) (chá) de farinha de trigo; 2 xícara(s) (chá) de açúcar; 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó.
Cobertura
  • 1/2 xícara(s) (chá) de leite; 5 colher(es) (sopa) de achocolatado em pó; 4 colher(es) (sopa) de açúcar; 1 colher(es) (sopa) de Margarina.
Como fazer
Massa
  • Coloque os ingredientes no liquidificador, e acrescente aos poucos a farinha.
  • Leve para assar em uma forma untada.
  • Depois de assado cubra com a cobertura.
·         Cobertura
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo e deixe ferver até engrossar.


Bolinho de mandioca com recheio de carne seca
(Programa do dia 15.04.15)

INGREDIENTES

5.0Rendimento
Para carne seca:
200 g de carne seca desfiada; 2 colheres de (sopa) de azeite; 1/2 cebola ralada; 1 dente de alho triturado; 1/2 tomate sem sementes, cortados em cubos; salsinha a gosto; sal e pimenta-do-reino a gosto.
Para massa:
2 kg de mandioca; água; 1 caldo de galinha.
MODO DE PREPARO
Carne seca:
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho triturado e frite; adicione o tomate cortado em cubos e, depois, a carne seca desfiada; mexa bem; desligue o fogo e acrescente a salsinha.
Massa:
Coloque a mandioca para cozinhar com a água até cobrir e o caldo de galinha; cozinhe, até que o garfo fure completamente a mandioca sem dificuldade; retire a película resistente de dentro das mandiocas; coloque em outro recipiente e amasse como se fosse fazer um purê, até chegar ao ponto de massa ou se preferir, use processador.
MONTAGEM
Monte bolinhas na mão, masse e coloque a carne seca; enrole novamente até formar uma bolinha; frite no óleo quente com a temperatura em 200ºC.


ROSQUINHAS DA VOVÓ

(Programa  do dia 08.04.15)

 
INGREDIENTES
3 xícaras de farinha de trigo; 2 colheres (chá) de fermento em pó (Royal); 1 colher (chá) de sal; 1/2 xícara de açúcar; 1 colher (sopa) de banha; 1 colher (sopa) de manteiga; 2 ovos inteiros; 1/2 xícara de leite; Óleo para fritar.
MODO DE PREPARO:
Coloque numa tigela os ingredientes secos, depois os outros, até ficar uma massa que não pegue na mão; Abra com o rolo (até mais ou menos 1 cm de espessura) e corte em rodelas usando um cortador próprio para rosquinhas ou com uma xícara de café ou chá, furando-as com um pequeno cálice; Frite-as imediatamente em bastante óleo quente; Vire-as até ficarem crescidas e coradas; Polvilhe com açúcar; Se quiser pode polvilhar com canela também;
Informações Adicionais:
A banha pode ser substituída por manteiga.


BISCOITINHO MENTIRA DA VOVÓ 
(Programa do dia 01.04.15)

INGREDIENTES:
2 ovos; 1 xícara de açúcar; 2 xícaras de leite; 1 colher de fermento em pó royal; 2 colheres de margarina; 1 kg de farinha de trigo; Óleo; Canela e açúcar a gosto
MODO DE PREPARO:
Misture todos os ingredientes numa vasilha; acrescente a farinha de trigo, aos poucos, até desgrudar das mãos; estique a massa e modele em forma de vários quadrinhos; faça um risco com a faca no meio do quadrado; frite em óleo bem quente; se preferir, passe em canela e açúcar. FONTE: Site Tudo Gostoso - http://www.tudogostoso.com.br/receita/24203-mentira-da-vovo.html


RECEITAS DA DONA ANTONIA DO DUCA
(Programa do dia 10-06-2015)

PÉ-DE-MOLEQUE
Ingredientes: 5 litros de leite; 2 kg de açúcar; 1 rapadura média; 2 kg de amendoim torrado.
Modo de fazer: Mexer com colher de pau. Secar o leite com o açúcar e a rapadura e em seguida colocar o amendoim(triturado ou inteiro). Experimentar a puxa em um prato de água fria.

BOLO DE RASPA
(Raspa da mandioca: pedacinhos de mandioca, secos e triturados ou socados)
Ingredientes: 1 prato de raspa de mandioca; 1 prato de farinha de trigo; 1 prato bem cheio de açúcar; 4 colheres de sopa, de margarina; 1 pitada de sal; 1 dz de ovos.
Modo de fazer: Bater os ovos no liquidificador. Bater todos os ingredientes na batedeira e em seguida colocar os ovos e uma colher cheia de pó Royal. Se os ovos não derem ponto na massa, colocar leite até dar ponto. Colocar no forno não muito quente.

ROSCA CASEIRA
Ingredientes: 2 kg de farinha de trigo; 2 pacotes de fermento (fermix); meio prato de óleo morno; meio prato de açúcar; 1 pitada de sal; 3 colheres de margarina; 2 copos d’água morna para amassar; 4 ovos.
Modo de fazer: misturar todos os ingredientes até a massa ficar fina. Acabar de amassar, enrolar e deixar descansar, e levar ao forno. Depois de assado, passar melado de açúcar e colocar coco ralado.



RECEITAS DA DONA INÁCIA TOBIAS
(Programa do dia 26-02-2014)

PUDIM
Ingredientes: 6 copos de leite; 3 copos de açúcar; 2 copos de queijo ralado; 8 ovos; 2 colheres de maisena.
Modo de fazer: Quebrar os ovos em uma peneirinha, coar e misturar em um liquidificador. Misturar todos os ingredientes em um recipiente. Assar em banho-maria. Queimar o açúcar. Usar forma caramelizada. Forno a 180 graus.

DOCE DE QUEIJO DE BOLINHA
Ingredientes: 6 copos de queijo ralado (queijo curado) com pouco sal; 1 colher de pó Royal (colher de café); 1 pires pequeno de farinha de trigo; 100 gramas de coco ralado; 3 a 4 ovos.
Modo de fazer: Colocar na panela ou tacho 2 litros de água; 2 kg de açúcar; esperar a fervura; colocar todas as bolinhas para cozinhar de uma só vez durante 30 minutos.

BOLO FRITO
Ingredientes: 5 copos de polvilho; 3 copos de queijo curado; meio copo raso de óleo; 8 ovos coados; sal a gosto.
Modo de fazer: Colocar o polvilho em um recipiente e esquentar o óleo; escaldar o polvilho; juntar o queijo e os ovos e amassar bastante. Primeiro, coar os ovos e bater no liquidificador e terminar de amassar. Colocar em óleo frio, para não estourar.
.................................................................


RECEITAS DA DONA DELCE(DELCI)
(PROGRAMA DO DIA 05.03.14)

ARROZ DOCE
Ingredientes: 2 copos(americanos) de arroz; 3 litros de leite; 1 pitada de sal; 1kg de açúcar; canela.
Modo de fazer: cozinhar o arroz com pouca água e colocar 1 pitada de sal; antes de secar, colocar 2 litros de leite; mexer sempre, pra não pregar; pouco fogo; enquanto o arroz cozinha, queimar o açúcar em outra panela; a hora que o açúcar dourar, colocar 1 litro de leite e mexer até o açúcar derreter; colocar o açúcar derretido na panela do arroz; sempre mexendo; assim que o arroz estiver cozido, está pronto o arroz doce.

ARROZ À GREGA (arroz de pobre)
Ingredientes: aproveitar a sobra do arroz da janta(cozido); 1 peito grande de frango picado miúdo; 1 dente de alho amassado e temperado com pouco sal; 1 cebola pequena, batida; 2 tabletes de caldo de galinha; 4 chuchus verdes picados em cubo; 4 cenouras médias picadas em cubo. 
Modo de fazer: retirar a gordura do peito do frango, picar e misturar com a cebola e o alho; dourar; jogar o peito de frango picado e colocar o caldo de galinha; deixar dourar; misturar o chuchu e a cenoura ao peito de frango dourado; refogar e sempre pingar água; assim que estiver cozido, colocar 2 pratos de arroz e misturar e mexer bem. Pode comer.
.................................................................

RECEITAS DO GILMAR GREGÓRIO (Fone: 62-9336-2719)
PROGRAMA DE RÁDIO DO DIA 12.03.14

DOCE DE LEITE (Receita para 3 kg de doce de leite mole)
Ingredientes: 10 litros de leite de qualidade (leite da hora, gelado não serve); 2 kg de açúcar; 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio; 
Modo de fazer: colocar os ingredientes em vasilha de alumínio ou cobre; fogo médio; mexer até dar ponto. Ponto: pôr água natural em um copo e pingar o doce até que não mais se misture à água: é o ponto.

QUEIJO FRESCAL (Receita para fazer 1 kg de queijo)
Ingredientes: 10 litros de leite de qualidade; 200 g de sal; 2 colheres de sopa de coalho;
Modo de fazer: temperatura de 40º para diluir o coalho; misturar bem até diluir no leite; 50 minutos depois cortar em cubos de mais ou menos 2 centímetros; aguardar 20 minutos; estando firme, pode levar para a forma e espremer; conservar em geladeira (freezer não).

.................................................................

RECEITAS DA DONA IRACEMA CARVALHO
(PROGRAMA DE RÁDIO DO DIA 02.04.14)

MANÉ PELADO
Ingredientes: 2 pratos de massa de mandioca ralada; 1 prato de queijo curado e ralado; meio prato de açúcar; 250g de manteiga de leite; 5 ovos; 1 prato de coalhada ou 1 copo de leite.
Modo de fazer: Espremer a massa para retirar um pouco da água; colocar os ingredientes; misturar e pôr para assar em forma untada; se quiser pode acrescentar farinha de coco.
Mais: O Mané Pelado pode ser feito em tabuleiro ou enrolado em folha de bananeira, antigo pau-a-pique.

BROA DE FUBÁ DE CANJICA
Ingredientes: 4 copos de fubá de canjica; 1 copo de polvilho; 1 copo não cheio (menos 3 dedos) de açúcar;  1 copo de óleo; 1 copo d’água; 1 copo de leite; 1 pitada de sal; mais ou menos 5 ovos.
Modo de fazer: Ferver a água, o leite, o óleo e o açúcar, tudo em uma mesma panela; colocar o fubá na mistura fervendo; mexer até virar angu e despejar em uma vasilha; colocar o polvilho no angu; misturar o polvilho e desligar o fogo; despejar na vasilha; deixar esfriar um pouco; amassar com ovos; modelar as broas, passá-las no fubá e pôr para assar em forno quente.

RECEITAS DA DONA COTINHA (62-9223-0277)
(PROGRAMA DE RÁDIO DO DIA 23.04.14)

ROCAMBOLE DE SAL
Ingredientes: 1 kg de carne moída(acém ou peixinho); 300g de muçarela; 300g de presunto; 1 ovo; 2 dentes de alho; meia cebola ralada; meia xícara de farinha de mandioca; 1 colher rasa de sal.
Modo de fazer: Colocar a carne na bacia; temperar com alho, cebola, sal, ovo e farinha; abrir papel alumínio sobre a mesa e espalhar nele um pouco de margarina; abrir a carne em cima, achatando-a; deixar a carne bem espalhada; colocar o presunto até cobrir a carne; colocar a muçarela em cima do presunto; começar a enrolar com auxílio do papel alumínio, apertando até virar um pavio; pegar outro papel alumínio do tamanho do rocambole já enrolado e colocar ao lado; abrir o papel e retirar o rocambole; passar para outro papel; enrolar, dobrar as pontas; levar ao forno; assar durante 40 minutos à temperatura de 150 graus; retirar do forno, abrir o papel e assar mais ou menos 20 minutos. Sirva-se enquanto quente.

ROCAMBOLE DE DOCE (Massa de pão de ló)
Ingredientes: 3 copos de açúcar pelo vínculo; 3 copos de farinha de trigo; 9 ovos; 1 copo de leite americano; 1 colher bem cheia de pó royal.
Ingredientes do recheio: 1 lata de leite condensado; 2 de leite de vaca na mesma medida; 1 saquinho de coco ralado.
Modo de fazer: Colocar na batedeira ou no liquidificar; colocar as gemas dos 9 ovos; colocar o açúcar; bater até ficar cremoso; pôr o leite; despejar de leve a farinha; desligar a batedeira(ou liquidificador); colocar o pó royal; pegar as claras dos 9 ovos e bater até ficar em neve; despejar em cima da massa; mexer levemente; não misturar demais; colocar no tabuleiro untado e enfarinhado; levar ao forno à temperatura de 150 graus; assar até ficar corado, sem abrir o forno; retirar do forno e deixar esfriar; pegar o tabuleiro e passar uma faca nas bordas, retirando o bolo com auxílio das mãos; colocar em pano de prato limpo e úmido, deixando o lado de cima para baixo; molhar com o recheio até ficar bem molhadinho; com o auxílio do pano de prato, vai enrolando até virar pavio; abrir o pano de prato, retirar o rocambole, colocá-lo numa bandeja.
Modo de fazer o recheio: numa panela, colocar o leite condensado e o leite de vaca; ferver um pouco; desligar o fogo; colocar o coco.
Cobertura: se quiser fazer cobertura: numa panela, colocar 1 latinha de creme de leite, 1 copo de açúcar e 4 colheres de tody; levar ao fogo e mexer até ver o fundo da panela; cobrir o rocambole enquanto quente.................................................................

RECEITA DO PUDIM SEBASTIÃO GONÇALVES
(PROGRAMA DE RÁDIO DO DIA 02.06.14)

Ingredientes: 1 litro de leite; 1 prato de queijo; meio litro de açúcar; 12 colheres de farinha de trigo; 6 ovos.
Modo de fazer: colocar em uma panela o leite e a farinha de trigo e misturar até ficar bem misturado; bater as claras dos 6 ovos em separado até ficar em neve; em seguida, juntar as gemas e continuar batendo; despois batidos, jogar no leite já batido com a farinha de trigo; colocar o açúcar e o queijo; misturar e pôr para assar.
Mais: queimar o açúcar para untar a forma; colocar a massa para assar em banho-maria; depois de assado, se quiser coloque calda.

Obs.: no programa de rádio Bate-papo em Família, do dia 04.06.14, pela Rádio São Miguel FM, pedi que se por acaso alguém tivesse a receita do pudim do Sebastião Gonçalves, me passasse, por favor. Agora chegou às minhas mãos a receita acima, que foi devidamente testada e aprovada. Quem mandou foi Maria Aparecida de Carvalho, esposa do Genésio Roque. Obrigado!


...................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!