Páginas

30 de junho de 2016

ROMARIA DO DIVINO PAI ETERNO EM TRINDADE


     
Entrega, devoção e fé. Assim pode ser descrita a Romaria do Divino Pai Eterno, a maior Festa dedicada à Santíssima Trindade no mundo. Isso torna Trindade, Capital da Fé de Goiás, um lugar único e sagrado, cheio de bênçãos e graças derramadas dos céus pelo Pai.
Desde a descoberta do medalhão, por volta de 1840, os devotos do Divino Pai Eterno saem de vários lugares com um destino: o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, um lugar de paz, onde os fiéis buscam sentido para a vida, alívio para as dores e agradecem as graças recebidas.
Há cerca de 170 anos, Constantino Xavier dirigiu-se a Pirenópolis (GO), a mais de 120 km de distância de Trindade, para encomendar uma réplica, em tamanho maior, da figura estampada no medalhão encontrado. No entanto, em vez da réplica, o artista plástico Veiga Valle fez uma Imagem de aproximadamente 30 cm. Sem dinheiro para pagar pela maravilha da obra, Constantino deixou o próprio cavalo em troca da Imagem e voltou a pé para Trindade. Foi recebido em festa por todos da cidade. Naquele momento, surgiu também o motivo da peregrinação anual ao Santuário.
O dia da grande Festa do Divino Pai Eterno é o primeiro domingo do mês de julho de cada ano. Durante os nove dias que o antecedem, são celebradas missas e novenas; ocorrem encontros de jovens; acolhimento aos carreiros do Divino Pai Eterno (procissão dos carros de bois), foliões, tropeiros, e outros devotos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!