Páginas

26 de dezembro de 2015

A SAGRADA FAMÍLIA



Diz o Evangelho: “Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.” (Lc 2, 48)
Segundo Chiara Lubich, fundadora do movimento dos Focolares, “A contribuição de Maria para a redenção foi, sobretudo, uma contribuição de vida, de silêncio e de lágrimas; não tanto de obras, de palavras ou de barulho.”
Maria foi mãe, esposa e paciente dona de casa. Veio de família humilde e pobre e levou vida simples de interior. Mesmo assim foi plenamente feliz. Aliás, apesar das dores incontidas que foram uma constante em sua vida, ela foi a mulher mais feliz deste mundo, porque não fez outra coisa senão a vontade de Deus.
José confiou nas palavras do Senhor. Acreditou no projeto de salvação da humanidade e assumiu a paternidade do Filho de Maria. Dedicou sua vida à tarefa de proteger o Menino. Não mediu esforços para promover-Lhe boa formação, tanto humana quanto espiritual. Sofreu grandes humilhações no cumprimento de sua missão. Era humilde carpinteiro. Através do suor de seu rosto, alimentou, vestiu e deu sustento à família.
Jesus, gerado no ventre puríssimo da Virgem por obra do Espírito Santo, nasceu numa estrebaria. Na sua experiência humana, foi parte integrante de uma família constituída nos moldes da legalidade. Cresceu como qualquer criança normal. Seus primeiros ensinamentos foram aprendidos na convivência e no calor do lar.
Não é difícil imaginar os diálogos levados a efeito naquela Casa Santa entre Jesus, Maria e José. A mãe, amamentando o Recém-nascido, acariciando-Lhe a face, brincando com Ele e fazendo-O sorrir. E José amparando-O na iniciativa dos primeiros passinhos; ensinando-Lhe os segredos da profissão de carpinteiro; conversando com Ele, como conversam pai e filho, e caminhando juntos pelas estradas de Nazaré...
Eis a Sagrada Família. Deus presente dando alento e sabedoria a uma dona de casa e a um trabalhador braçal, ambos de origem modesta, para que encontrassem a felicidade. O modelo perfeito para todas as famílias, e a inspiração para cada um de seus membros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!