Páginas

1 de outubro de 2015

DIA NACIONAL DO VEREADOR

Dia 1º de outubro é dia de homenagear os Vereadores. A homenagem foi instituída pela Lei Federal nº7.212/1984.
O vereador representa a população que o elegeu. É o intermediário entre a comunidade e o Poder Executivo Municipal. Sua função é fiscalizar as ações da Prefeitura e apontar a necessidade de mudanças. Seu principal papel é apresentar e debater projetos para melhorar a vida da cidade.
No Brasil, a primeira Câmara Municipal foi instalada em 1532, na Capitania de São Vicente, em São Paulo. As Câmaras brasileiras surgiram quando da expansão das povoações, para manter o controle local. Os conselheiros brasileiros tiveram grande importância no movimento pela Independência, apoiando Dom Pedro I para defender os interesses locais.
Em São Miguel do Passa Quatro a Câmara Municipal de Vereadores foi criada com a emancipação, por força da Lei Estadual nº 10.432, datada de 9 de janeiro de 1988, e instalada em 1º de janeiro de 1989, com a posse dos primeiros 9 vereadores eleitos pelo povo.
Primeira Câmara - Período de 1989-1992:
César Antônio de Oliveira (primeiro presidente), Domingos Rodrigues Pereira, Manoel Tobias da Silva, Edson Dias, Gilmar Pereira de Souza, Geraldo José de Carvalho, José Alonso de Carvalho, Valdivino Inácio de Carvalho, Valter Martins de Carvalho; 1º suplente: Sebastião Tavares de Aleluia; 2º suplente: João Batista de Carvalho.
Câmara atual - Período de 2013-2016:
Emerson Cícero Dias (atual presidente), Plínio José da Silva Almeida, Coldeci Borges da Silva, Ivo Aparecido Gomes, Helivaldo Luiz da Costa, Franksley Márcio de Araújo, Gilmar José da Costa, Luciene Cristina Pereira, Luzia Maria Pires. 1ª suplente: Ediana Mirelli Carlos da Rosa Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!