Páginas

5 de outubro de 2015

ANIVERSÁRIO DE SILVÂNIA

Silvânia teve início por volta do ano de 1774, com a descoberta de lavras de ouro na região. Isso atraiu aventureiros de diversas regiões, inclusive da Bahia, os quais trouxeram consigo uma imagem de Nosso Senhor do Bonfim, que deu nome ao arraial que ali surgira. Somente no ano de 1833 a capelinha do arraial de Nosso Senhor do Bonfim recebeu o título de paróquia. O arraial recebeu o título de vila em 2 de abril de 1833. A vila obteve o foro de cidade em 5 de outubro de 1857 através de uma resolução da província deGoiás
A primeira escola pública de Silvânia foi criada em 1829 e Joaquim Gomes Pinto foi seu primeiro professor. A educação ganhou destaque no município com a vinda das escolas Salesianas, o Ginásio Anchieta, em 1926, e o Instituto Auxiliadora, em 1937.
O nome Bonfim, foi alterado para Silvânia em 1943, em homenagem à família Silva, de Vicente Miguel da Silva e seus descendentes, que ocupavam cargos de grande prestígio na cidade.
Do município de Silvânia foram desmembrados alguns municípios: VianópolisLeopoldo de BulhõesSão Miguel do Passa QuatroBela Vista de Goiás,  Gameleira de Goiás e Bonfinópolis, posteriormente destacado do Município de Leopoldo de Bulhões. Silvânia continua sendo um importante polo comercial e educacional da região da estrada de ferro.
Silvânia foi centro educacional do Estado. O poeta Léo Lynce trabalhou na cidade e Ursulino Leão e Afonso Félix de Sousa estudaram no Ginásio Anchieta. Aldair Aires viveu seus últimos anos de vida na cidade. Escritores da cidade: Antonio Americano do BrasilSalomão Sousa, Antonio da Costa Neto, André de Leones,Hilda Magalhães, Edmar Camilo Cotrim, Inácio José de Paula e Cavalin, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!