Páginas

28 de outubro de 2015

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO (20.10)


O que faz um servidor público? É fácil saber. Basta ir a uma repartição na prefeitura, ter aula com um professor numa escola estadual ou pedir informações ou ainda conhecer um agente de saúde.
Público é aquilo que pertence ao povo, o que pertence a todos, à coletividade. O cargo público é criado por lei, e quem paga o salário são os cofres públicos, ou seja, toda a população, através dos impostos.
O serviço público se relaciona com o governo federal, estadual ou municipal. Apesar disso, o servidor público não trabalha para o governo, ele trabalha para a população. O serviço público atende as necessidades essenciais da população, como saúde, segurança e educação. Todos os cidadãos têm direitos a esses serviços, que são para o benefício de todos.
Como uma pessoa é admitida no serviço público? Por meio de um concurso aberto a todos. Há também os servidores públicos comissionados, que são nomeados pelo órgão público, mas são nomeações temporárias, e esses funcionários podem ser exonerados de acordo com a vontade e a necessidade do órgão que os nomearam. Isto é, não têm nenhuma garantia de permanência no emprego. É diferente do servidor concursado, que só pode ser demitido por meio de processo administrativo, onde terá oportunidade para ampla defesa. Os deveres e direitos dos servidores públicos estão definidos na nossa Constituição.
O trabalho do servidor público é muito importante para todos nós. Nosso bem-estar depende da qualidade do trabalho dos servidores públicos, em hospitais, escolas ou repartições.
Ao servidor público, especialmente ao daqui da nossa cidade, o nosso respeito e o nosso mais efusivo reconhecimento pelo trabalho prestado ao nosso Município.
Parabéns pelo seu dia!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!