Páginas

28 de agosto de 2015

O HÁBITO DA LEITURA E O SACI-PERERÊ

Ler faz bem para a saúde, além de outros tantos benefícios. O hábito da boa leitura é indispensável para a boa educação, além de desempenhar importante papel na saúde física mental e emocional.
Alguns estudos comprovam que estimular o cérebro ao longo da vida, começando pela infância e mantendo esse hábito, contribuirá significativamente para uma boa saúde mental na velhice.
E a leitura tem esse poder de exercitar o cérebro, aprimorar a memória, estimular a imaginação, ajudando a desenvolver a inteligência, o raciocínio e a concentração. Esse hábito é um dos segredos para manter uma mente sempre jovem e ativa. Dessa forma, com a prática regular desse exercício mental é possível alcançar a longevidade com mais saúde e com melhor qualidade de vida.
A propósito, você conhece a lenda do Saci-Pererê? A lenda do Saci é uma das mais difundidas no Brasil. Trata-se de uma figura muito popular em todo o país. Segundo muitos autores, o Saci é um menino travesso de cor negra que possui apenas uma perna, usa  uma carapuça ou gorro vermelho na cabeça e fica o tempo todo fumando cachimbo. Costuma correr atrás dos animais para afugentá-los, gosta de montar em cavalos e de dar nó em suas crinas.
O Saci-Pererê pode também aparecer e desaparecer misteriosamente. É muito irrequieto e não para um instante sequer, pois fica pulando de um lugar para outro e toda vez que apronta as suas travessuras ele dá risadas espalhafatosas e agudas. Gosta de assobiar, principalmente quando em noites escuras.
Ao Saci-Pererê são atribuídas as coisas que dão errado: ele entra nas casas e apaga o fogo, faz queimar as comidas das panelas, seca a água das vasilhas, dá muito trabalho às pessoas escondendo os objetos que dificilmente serão encontrados depois. Dizem que ele veio do meio de um redemoinho e, para espantá-lo, as pessoas atiram uma faca no redemoinho. Diante disso, ele vai embora. Outro recurso é chamá-lo pelo seu nome. Aí ele desaparece. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!