Páginas

16 de setembro de 2015

DIA NACIONAL DO CAMINHONEIRO

Existem três datas que comemoram a profissão de motorista profissional: 30/6, 25/7 e 16/9.
A data mais antiga, e também a mais reconhecida pelos caminhoneiros, é 25 de julho, o Dia de São Cristóvão. A Igreja Católica instituiu essa data após canonizá-lo no século XV. Instituído como padroeiro de todos os viajantes, o santo também é protetor de marinheiros, aviadores e motoristas de todo tipo de veículo, leve ou pesado. 
De acordo com a liturgia cristã, Cristóvão significa "aquele que carrega Cristo". O santo era um gigante que queria servir ao mais poderoso de todos os homens, e chegou a trabalhar para Satanás. Mas, quando soube que o mais poderoso era Jesus, converteu-se e foi viver na margem de um rio. Lá, carregava pessoas de uma margem à outra. Certa vez, transportou um menino que ficava cada vez mais pesado. Quando Cristóvão reclamou que parecia que carregava o mundo nas costas, o menino falou: "Não carregas o mundo, carregas seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves".
No Brasil, o Presidente da República em exercício, José Alencar Gomes da Silva, firmou que o dia 16 de setembro tornou-se o Dia Nacional do Caminhoneiro, fato registrado com a publicação da Lei 11.927/09. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!