Páginas

22 de julho de 2015

JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS E A OBRA "MEU PÉ DE LARANJA LIMA"

Dia 24 de julho a literatura brasileira festeja o grande escritor brasileiro, José Mauro de Vasconcelos, nascido no Rio de Janeiro em 26 de fevereiro de 1920 e falecido em São Paulo, no dia 24 de julho de 1984.
Era de família nordestina, que migrara para São Paulo. Os pais tinham tão poucos recursos que ele, ainda criança, teve de se transferir para o Nordeste, onde foi criado pelos tios, em Natal.
Ingressando na Faculdade de Medicina da capital potiguar, abandona o curso no segundo ano, retornando ao Rio de Janeiro a fim de conseguir melhores oportunidades.
Como escritor publicou os livros: Banana Brava(romance), em 1942; Rosinha, Minha Canoa, em 1962, que marca seu primeiro sucesso; e o sua obra mais famosa, O Meu Pé de Laranja Lima, em 1968, seu maior sucesso editorial, que o autor se serviu de sua experiência pessoal para retratar o choque sofrido na infância com as bruscas mudanças da vida. Foi escrito em apenas doze dias.
O fator básico do sucesso de José Mauro é sua facilidade de comunicação com o público, o que se confirmou nos livros posteriores a “O Meu Pé de Laranja Lima” - “Rua Descalça” (1969), “O Palácio Japonês” (1969), “Farinha órfã” (1970), “Chuva Crioula” (1972), “O Veleiro de Cristal” (1973) e “Vamos Aquecer o Sol” (1974).
Na obra, o menino Zezé, filho de uma família muito pobre, cria um mundo de fantasia para se refugiar de uma realidade exterior áspera. Assim é que um pé de laranja-lima se torna seu confidente, a quem conta suas travessuras e dissabores. No hostil mundo adulto ele encontra amparo e afeto em algumas pessoas, sobretudo em Manuel Valadares, o Portuga, uma figura substituta do pai. A vida, porém, lhe ensina tudo cedo demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!