Páginas

24 de junho de 2015

O CAMINHO DA DIGNIDADE

A dignidade se baseia no reconhecimento da pessoa como digna de respeito e consideração. É uma necessidade emocional que todos nós temos de ser reconhecidos publicamente pelas nossas boas obras, pelas nossas boas ações e pelo nosso bom exemplo.
A dignidade da pessoa humana abrange uma diversidade de valores. Trata-se de um conceito que se adequa à realidade dos tempos modernos. A dignidade do ser humano é o seu distintivo no seio da comunidade, fazendo-o merecedor de respeito e consideração por parte de todos. Além do mais, assegura-lhe o livre exercício de seus direitos fundamentais, mormente contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano.
O Princípio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana é o mais amplo de todos. No âmbito da família, diz respeito à garantia plena de desenvolvimento de todos os seus membros, para que possam ser realizados seus anseios e interesses afetivos, assim como garantia de assistência educacional aos filhos, com o objetivo de manter a família duradoura e feliz. É o fundamento da liberdade, da justiça, da paz e do desenvolvimento social.
Dignidade, portanto, é a qualidade de quem é digno, de quem é honrado, exemplar, que procede com decência e com honestidade. Ter dignidade significa ter honradez, virtude, consideração.
Dignidade é também uma qualidade moral que inspira respeito e consciência de si mesmo, é o amor-próprio, o brio. Contudo, quando esse amor-próprio se torna exagerado, esse sentimento se transmuda e vira orgulho ou soberba, transformando-se em grande mal para a própria pessoa e para a sociedade.
O indivíduo que infringe qualquer padrão de dignidade, que faz trapaças, que é manipulador, que causa dolo, que pratica ações fraudulentas é enquadrado como indigno, cretino, desprezível.
Diz o evangelho de Mateus (10, 11-13) que quando Jesus mandou os discípulos visitarem as cidades e as aldeias, fez a seguinte advertência: “Entrando numa casa, saudai-a: Paz a esta casa. Se aquela casa for digna, descerá sobre ela a vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós”.
Como se vê, é bíblico o ensinamento segundo o qual a paz só é compatível com ambiente digno, vale dizer: com ambiente onde há dignidade e logicamente pessoas dignas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!