Páginas

4 de fevereiro de 2015

POR QUE MUITOS FILHOS NÃO GOSTAM DE SUA RESPECTIVA CASA?

A pergunta sugere uma reflexão. Infelizmente somos levados a concordar com o fato de que, na realidade, são inúmeros os filhos que não se dão bem em sua respectiva casa, quer com a mãe, quer com o pai, quer com algum dos irmãos. O certo é que o ambiente familiar não os cativa nem lhes agrada. O lar não tem a força sedutora suficiente para atraí-los e segurá-los em casa.
Certa vez atendi um rapaz, no meu escritório de advocacia, que havia dado um tiro no pai, em meio a uma discussão calorosa. A justificativa apresentada foi que "Não aguentava mais as implicâncias, os desaforos e os xingamentos do meu pai me mandando ir embora de casa". Estava arrependido, é claro.
Com certeza o relacionamento com os filhos deverá ser baseado no posicionamento conjunto e firme dos pais, que assumem o dever de bem educá-los e encaminhá-los na vida, devendo fazê-lo imprimindo imensa dose de amor. O filho precisa ser repreendido, quando fizer algo errado, mas necessita também sentir-se parte integrante da família, onde deverá ser ao mesmo tempo amado e protegido pelos pais.
A amizade do filho deverá ser a grande conquista dos pais. Assim fica mais fácil tê-los em casa por mais tempo e mais fácil educa-los.
Há casos em que os pais se jogam na tarefa de dar Deus aos filhos, educando-os segundo os ensinamentos da fé, levando-os à Igreja com frequência, enquanto pequenos. Mais tarde, quando crescem, renegam ou simplesmente se mostram indiferentes a tudo que aprenderam.
Mas o esforço não foi em vão. Cada qual tem sua hora. Deus tem um plano para cada um dos seus filhos. E Ele sabe esperar, porque é paciente. O momento de Deus nem sempre coincide com o momento ditado pela nossa impaciência. Na hora certa, que Ele sabe muito bem qual será, o coração daquele (ou daquela) jovem será tomado pelo amor do Pai, que se manifestará com maior facilidade em virtude da semente que foi plantada no seu coração pelos seus pais terrenos.
Os filhos, antes mesmo de serem nossos filhos, são filhos de Deus. Basta essa realidade para que nos sintamos confortados. O que não podemos permitir-nos é o pecado da omissão na formação do seu caráter e na sua formação religiosa. Nosso dever de pais é fazer bem nossa parte a ponto de a nossa consciência não nos acusar de absolutamente nada. Deus fará o resto, com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!