Páginas

31 de dezembro de 2014

O PAPA SILVESTRE I E A CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE

Trata-se de uma corrida de rua realizada anualmente na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro de cada ano. É a mais famosa e tradicional do Brasil e a da América do Sul. Tem um percurso atual de 15 km pelo centro de São Paulo e é uma corrida mista desde 1975, quando começou a participação oficial das mulheres. 
Entre 1925, ano de sua criação, e 1944, foi disputada apenas por brasileiros. O maior vencedor (e também recordista) da prova é o queniano Paul Tergat com 5 vitórias e, entre as mulheres, a portuguesa Rosa Mota, que com 6 vitórias consecutivas é a maior vencedora. Entre os brasileiros, o título fica com Marílson Gomes dos Santos, com 3 vitórias.
No dia 31 de dezembro, comemora-se também o aniversário de morte do Papa da Igreja Católica, Silvestre I, canonizado neste dia. Silvestre I foi o 33º Papa da história da Igreja, permanecendo como Sumo Pontífice por 21 anos.
Nascido em Roma no ano 285, Silvestre viveu a época da recente conversão do Império Romano ao cristianismo. Homem de fé e atuante no catolicismo, foi o sucessor do Papa Melquíades, que faleceu no início do ano 314. 
O Papa Silvestre I exerceu um dos mais longos pontificados da história da Igreja Católica. Assumiu o posto com apenas 29 anos, o que lhe garantiu longevidade. Seu pontificado longo interagiu muito bem com o momento vivido pelo cristianismo primitivo, alcançando várias conquistas para a Igreja Católica, que lhe permitiram uma expansão significativa. 
O bom relacionamento entre o Papa Silvestre I e o imperador Constantino I estabeleceu a autoridade da Igreja Católica no mundo Antigo e Medieval e deu início aos primeiros monumentos cristãos, como o Santo Sepulcro em Jerusalém e as primitivas basílicas de São João de Latrão e São Pedro. 
Não há dúvida de que a maior conquista do papado de Silvestre tenha sido a valorosa e harmônica relação com Constantino I. Isso garantiu também que o papa pudesse exercer seu pontificado com tranquilidade, sem perseguição, exílio ou assassinato, como muito de seus antecessores. 
Por ser um papa novo, foi capaz de exercer um longo pontificado. Porém faleceu relativamente novo também, aos 50 anos de idade, em 31 de dezembro de 335.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!