Páginas

30 de setembro de 2015

MACHADO DE ASSIS

Dia 29 de setembro é a data do aniversário de morte do grande escritor Machado de Assis.
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. Era mestiço, filho de um mulato carioca, pintor de paredes, e de uma imigrante açoriana. É considerado pela crítica, senão o maior, pelo menos um dos maiores nomes da literatura brasileira. Tornou-se o contista mais expressivo da língua portuguesa e um dos poucos romancistas brasileiros de interesse universal.
Publicou livros importantes, como Ressurreição, Helena, A mão e a luva, Iaiá Garcia, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires.
Vamos ver um pequeno trecho do romance HELENA, de sua autoria...
“Quando Estácio foi embora, acreditava que havia se enganado com Helena. O padre Melchior foi chamado e as relações na casa se tornaram tensas. Estácio duvidava dos atos de Helena, não sabia o que pensar sobre o que acontecia. Melchior foi o primeiro a entender, Estácio amava Helena e descobrir os encontros dela com aquele homem o abalou. 
Logo a verdade foi revelada. O homem que habitava aquela casa tratava-se do pai de Helena, Salvador. A história de Helena era a seguinte: Ângela e Salvador fugiram para poderem viver seu romance e da união dos dois nascera Helena. Quando o pai de Salvador adoeceu, ele viajou para poder vê-lo, mas quando voltou para sua casa não encontrou sua mulher nem sua filha. Ângela havia se apaixonado pelo conselheiro Vale e agora vivia numa casa mantida por ele. O conselheiro tomara Helena como filha, pois acreditava que Salvador estava morto.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!