
Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo. Essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos, 6 de janeiro.
Trata-se de uma tradição originária da Espanha que ganhou força especialmente no século XIX e que se mantém viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, dentre outros.
Os magos eram homens guerreiros, estudiosos da ciência e conhecedores dos astros. Um deles, Gaspar, era um eterno observador do céu estrelado. E foi pelos astros que eles receberam o aviso do nascimento de Jesus. E foram eles também que levaram a bela notícia até Jerusalém, indagando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
Ao encontrarem o Deus Menino, ajoelharam-se e adoraram-No como os príncipes do oriente adoravam os seus deuses. E ofereceram ao Filho de Maria, como tributo de vassalagem, ouro, incenso e mirra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Aqui Sua Opinião
!