Páginas

28 de maio de 2014

HISTÓRIAS DE SMPQ

 MANOEL INÁCIO CANEDO (CANEDO) transferiu-se de Goiânia para SMPQ em 1970, com o objetivo de montar sua própria farmácia, ele que já tinha experiência no ramo como vendedor em importante rede de drogaria da Capital. Foi o continuador das atividades médico-farmacêuticas que antes eram desempenhadas por Érico Josué Meireles, o Lico. 
          Chegando às vésperas da Copa do Mundo de Futebol, Canedo instalou o primeiro televisor da cidade, dando oportunidade a que todos vissem os jogos da Copa pela televisão. A energia vinha de um motor estacionário do vizinho. Por causa da falta de energia, decidimos, eu e Canedo, ir à procura do político poderoso de Silvânia e da região, José Caixeta, que, sensibilizado, comprometeu-se a levar energia elétrica para a cidade, com uma condição: os postes deveriam ser de aroeira e ficariam por conta da população. Fomos então de fazendeiro a fazendeiro à cata dos tais postes que eram, ora doados, ora vendidos a preço simbólico. Manoel Paixão e Chico Vieira foram os que mais contribuíram com a iluminação, doando, ambos, cerca de 150 postes. Foi um trabalho intenso, mas enfim chegou a tão esperada luz elétrica.
          Como o ensino da cidade era somente até o quarto ano primário, eu e Canedo fomos à luta e com muito sacrifício conseguimos criar o primeiro grau completo, de 5ª a 8ª séries. E Canedo foi o primeiro diretor do Colégio, que passou a chamar-se Escola de Primeiro Grau Graciano José da Silva, hoje Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado.
(Do livro São Miguel do Passa Quatro – o nascimento de uma cidade, de Elson G. Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!