Páginas

14 de novembro de 2015

DIA DO BANDEIRANTE


O Dia do Bandeirante é comemorado anualmente em 14 de Novembro, no Brasil.
A data homenageia os personagens responsáveis por desbravar e ajudar a conquistar e proteger grande parte do território brasileiro durante o período da colonização portuguesa: os bandeirantes.
Bandeirantes eram chamados os exploradores que saiam do litoral em direção ao interior do Brasil, uma região até então inexplorada, em busca de ouro e pedras preciosas. Foram responsáveis pela expansão do território nacional, mas ao mesmo tempo, um dos principais inimigos dos indígenas da época.
Os bandeirantes caçavam os índios e negros e escravizavam-nos durante as expedições. Foram um dos grandes protagonistas do sistema escravocrata no período do Brasil Colonial.
As expedições organizadas por grupos particulares (senhores do engenho, fazendeiros, comerciantes) eram chamadas de Bandeiras, já os grupos de desbravadores enviados pelo governo recebiam o nome de Entradas.
Em 1.674, Bartolomeu Bueno da Silva, chegando à nação Goyá, constatou logo a existência de ouro fácil e abundante, pois as mulheres indígenas usavam em seus colares e enfeites pedaços daquele precioso metal. Encontrou, porém, certa resistência por parte dos silvícolas para que lhe fosse mostrada a mina. Diante disso, usou o ardil de atear fogo em um pote de barro com aguardente, ameaçando-os de fazer o mesmo com os rios e a eles próprios, fato que os deixou amedrontados e apavorados.
Vendo aquele ato inusitado, os nativos deram-lhe o cognome de Anhanguera, que significa “Diabo Velho”, ou “Homem de espírito mau que provoca pesadelos”. O local é onde se acha Vila Boa, hoje, cidade de Goiás.
São pequenas histórias do descobrimento de Goiás pelos bandeirantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Sua Opinião
!