Páginas

19 de agosto de 2014

TOMÉ, O PRETO VELHO

Eu era moleque ainda, porém me lembro como hoje de ouvir a voz do meu pai e do Tomé, apontando os bois. Aos de guia um deles ordenava: — Vai Pintor, vem Mascarado! Vai Pintor, vem Mascarado!!! E o outro conversava com os do cabeçalho: — Segura Faceiro, encosta Amoroso! Segura Faceiro, encosta Amoroso!!! Os bois eram tão aplicados que dificilmente precisava usar ferrão. Cada qual sabia o que devia fazer. Bastava chamar pelo nome e apontar. Às vezes, numa junta, um boi tem mais brio que o outro, ou então um é mais preguiçoso. E diante da desigualdade de forças, entra a experiência do carreiro para chamar a atenção do faltoso, equilibrando-se as ações. De vez em quando, frente a um obstáculo mais sério, é necessário parar, dar tempo ao tempo, conversar com a guia, com o cabeçalho e com a chaveia, aplicá-los um por um, para em seguida mandar pegar igual. É aí que, quando os bois são experientes e pegam de uma só vez, de duas uma: ou quebram canzil – ou até mesmo a canga –, ou puxam o carro cheio que estiver caído em qualquer buraco, ou preso em algum atoleiro, ou empacado na subida de um morro. (Do livro O Sino da Igreja, de Elson G. Oliveira)

13 de agosto de 2014

Entrevistados do Dia 13-08-2014


A FIGURA DO PAI

Pai, figura real, carismática, querida, amada... Como explicar a figura do pai? Por falta de explicação abrangente, alguém diria: pai é simplesmente pai! Seria esta a melhor resposta, mesmo sendo um tanto enigmática? Melhor atentar para o fato de que a Igreja nos dá uma referência: José. José é o pai por excelência. José é o elo de ligação entre o Antigo e o Novo Testamento. É chamado de homem justo, principalmente porque não quis denunciar Maria de infiel, preferindo, para salvaguardar-lhe a honra, sair do lugar onde morava. José é homem reto, obediente, de fé profunda e sensível à vontade do Pai. É o bom esposo, o pai exemplar. É alguém que amou, creu e confiou em Deus e no Messias.

6 de agosto de 2014

Entrevistados do Programa do Dia 06-08-2014

Ambrosina Carolina de Carvalho, Maria Helena Soares,  
 Ana Maria Pires, E Nosso Apresentador Elson Gonçalves 

PARA O BLOG: MULHER, UMA ALMA DE MUITOS MISTÉRIOS

A mulher cria, vai à luta, é guerreira, sabe o que quer e vai em busca do seu futuro. Ela espera e tem paciência. É dotada de ternura e brandura; é feiticeira na hora de seduzir; é misteriosa com sua força e magia; sabe suportar toda dor de amor e desamor; sabe enfeitiçar e encantar com sua alma de muitos mistérios. A mulher teve papel considerável na construção do município de SMPQ, desde o limiar da primeira administração.