Páginas

30 de junho de 2016

O DIA DO CAMINHONEIRO


Esta data é celebrado anualmente em 30 de junho e é homenagem a todos os profissionais que atravessam as longas estradas brasileiras e internacionais, transportando as mais diversas mercadorias e movimentando a economia nacional.
No Brasil existem três datas comemorativas que homenageiam os caminhoneiros: 30 de junho25 de julho 19 de setembro.
O dia 30 de junho é considerado uma data regional, pois celebra a profissão de caminhoneiro na região do estado de São Paulo. Esta data foi oficializada através da lei nº 5.487, de 30 de dezembro de 1986.
Já a nível nacional, o ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar Gomes da Silva, decretou através da lei nº 11.927, de 17 de abril de 2009, o Dia Nacional do Caminhoneiro para ser comemorado em 19 de setembro.
Mas, a nível popular, o Dia do Caminhoneiro continua a ser celebrado em 25 de julho, data que também se comemora o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.

ROMARIA DO DIVINO PAI ETERNO EM TRINDADE


     
Entrega, devoção e fé. Assim pode ser descrita a Romaria do Divino Pai Eterno, a maior Festa dedicada à Santíssima Trindade no mundo. Isso torna Trindade, Capital da Fé de Goiás, um lugar único e sagrado, cheio de bênçãos e graças derramadas dos céus pelo Pai.
Desde a descoberta do medalhão, por volta de 1840, os devotos do Divino Pai Eterno saem de vários lugares com um destino: o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, um lugar de paz, onde os fiéis buscam sentido para a vida, alívio para as dores e agradecem as graças recebidas.
Há cerca de 170 anos, Constantino Xavier dirigiu-se a Pirenópolis (GO), a mais de 120 km de distância de Trindade, para encomendar uma réplica, em tamanho maior, da figura estampada no medalhão encontrado. No entanto, em vez da réplica, o artista plástico Veiga Valle fez uma Imagem de aproximadamente 30 cm. Sem dinheiro para pagar pela maravilha da obra, Constantino deixou o próprio cavalo em troca da Imagem e voltou a pé para Trindade. Foi recebido em festa por todos da cidade. Naquele momento, surgiu também o motivo da peregrinação anual ao Santuário.
O dia da grande Festa do Divino Pai Eterno é o primeiro domingo do mês de julho de cada ano. Durante os nove dias que o antecedem, são celebradas missas e novenas; ocorrem encontros de jovens; acolhimento aos carreiros do Divino Pai Eterno (procissão dos carros de bois), foliões, tropeiros, e outros devotos.


29 de junho de 2016

DIA INTERNACIONAL CONTRA O ABUSO E TRÁFICO ILÍCITO DE DROGAS


O dia internacional contra o abuso e tráfico ilícito de drogas é celebrado anualmente em 26 de junho.
Como o próprio nome sugere, nesta data o principal objetivo é travar uma discussão com a comunidade para conscientizar o combate contra o uso de drogas ilícitas, principalmente entre os adolescentes e jovens.
O diálogo com as lideranças do governo também é importante para garantir a criação de programas e projetos que reforcem o combate ao tráfico dessas drogas.
Através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), a ONU organiza anualmente uma série de atividades a nível mundial para informar e conscientizar as pessoas sobre atualizações de dados envolvendo o consumo, a produção e o tráfico de drogas.
De acordo com o Relatório Mundial de Drogas, desenvolvido pela ONODC, estima-se que anualmente morrem aproximadamente 200 mil pessoas em decorrência do consumo de drogas ilícitas.
O Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas foi criado a partir da resolução 42/112 da Organização das Nações Unidas, em 1987.
A resolução também foi o ponto de partida para a implementação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, que ocorreu em 26 de junho de 1987.
FONTE: http://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-contra-o-abuso-e-trafico-ilicito-de-drogas/

O DIA DO PAPA



Esta é uma data religiosa que tem o propósito de homenagear o trabalho do líder da Igreja Católica Apostólica Romana: o Papa.
O Papa é o maior líder religioso entre os católicos, com o poder e obrigação de disseminar entre todos os demais membros do clero a palavra de Deus e, consequentemente, para todas as pessoas com fé nesta doutrina.
A sede do Papado é no Vaticano, um estado independente localizado dentro da cidade italiana de Roma.
O Dia do Papa é celebrado em 29 de junho em referência a São Pedro, que teria sido o “pai da Igreja Católica” e primeiro Papa da história, conforme narra a bíblia.
Acredita-se que São Pedro morreu em 29 de junho de 64 d.C, durante o período em que ainda havia uma grande perseguição contra os cristãos.
Atualmente, o Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo) é o nome do 266º Papa da Igreja Católica, e o chefe do Estado do Vaticano desde 2013.

FILHO PRÓDIGO


Quando Deus nos dá a vida, Ele nos dá a oportunidade de sermos felizes. Nos dá também a liberdade de escolhermos diferentes caminhos e a responsabilidade de arcar com cada uma de nossas escolhas.
Na parábola do filho pródigo, o filho mais novo acabou se cansando das restrições da casa paterna. Pensou que sua liberdade estava sendo reprimida. O amor e o cuidado do pai foram mal interpretados e resolveu seguir os seus próprios caminhos.
O jovem não reconhece qualquer obrigação para com o pai e não exprime gratidão, mas reclama os privilégios de filho para poder participar dos bens de seu pai. Deseja receber logo a herança que lhe caberia quando seu pai viesse a morrer. Depois de receber sua herança, sai da casa paterna para “uma terra distante”. Ninguém agora lhe dirá: “Não faças isso porque vai te prejudicar.”
Com dinheiro no bolso e podendo fazer o que bem quisesse, não faltaram más companhias para ajudá-lo a desperdiçar todos os bens e levá-lo ao pecado. E o pobre jovem quebrou a cara. Quebrou a cara quando virou as costas para sua família.

28 de junho de 2016

O DIA DO AGRICULTOR


O Dia do Agricultor é comemorado anualmente em 28 de Julho, no Brasil.
A data homenageia os profissionais que trabalham com o cultivo de "produtos da terra", como frutas, hortaliças e vegetais. O agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país.
O Dia do Agricultor foi criado através do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de Julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação do Ministério da Agricultura.
O presidente Jucelino Kubitschek foi quem assinou a lei, acreditando ser os agricultores os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, em meados do século XX.
Homenagem ao Dia do Agricultor
"Construindo com qualidade uma agricultura forte, alimentando o mundo através de uma semeadura de dedicação e cuidado com o solo e com a vida. Cultivando amor pelo que faz e orgulhando a todos pelo que produz. Parabéns, Agricultor!"
"Quem prestigia o nascer do sol e produz imensidões para a multidão, sabe o verdadeiro valor de um amigo da terra!"

24 de junho de 2016

SÃO JOÃO


O Dia de São João é comemorado anualmente em 24 de Junho, dia de seu nascimento.
São João é conhecido como o "Santo festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas, conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos.
Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão, entre outros.
Existem duas possíveis explicações para a origem do termo Festa Junina: pelo fato de as comemorações ocorrerem durante o mês de junho e, segundo a outra teoria, seria uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina.
O Dia de São João é comemorado em 24 de Junho por ser a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.

DISCO VOADOR


O Dia Mundial do Disco Voador é comemorado em 24 de Junho.
Os Discos Voadores, conhecidos cientificamente como Objetos Voadores Não Identificados (OVNIS) ou Unidentified Flying Object (UFO), em inglês, fazem parte do imaginário humano há muitos anos, porém tornaram-se mais populares a partir do século XX, com o começo da exploração espacial e com a massificação dos meios de comunicação.
Muitas pessoas alegam já terem avistado ou sido abduzidas pelas naves alienígenas. Mesmo sem nenhuma confirmação oficial, existem várias organizações e instituições (até mesmo governamentais) destinadas a estudar e procurar vida alienígena em outros planetas ou em busca de uma comprovação se estamos mesmo sendo visitados por seres extraterrestres.
Os discos voadores e suas visitas ao planeta Terra são motivos para um estudo específico: a ufologia, responsável por estudar e analisar fotos, vídeos e demais arquivos que possam comprovar a existência de vida alienígena.
A data foi criada a partir de um fato ocorrido em 24 de Junho de 1947, quando o piloto americano Kenneth Arnold disse ter avistado nove objetos voadores não identificados próximos a uma montanha em Washington.
O que chamou mais atenção para o caso foi o que aconteceu poucos dias depois. Uma suposta nave alien teria caído no estado norte-americano do Novo México, e com ela teriam sido encontrados corpos de seres alienígenas. A história ficou mundialmente conhecida, sendo ainda hoje uma referência no mundo da ufologia, como o Caso Roswell.

23 de junho de 2016

O DIA DO ATLETA OLÍMPICO


Dia do Atleta Olímpico é celebrado anualmente em 23 de junho.
Esta data homenageia todos os atletas que se dedicam com muito treino a participar dos esportes olímpicos. Empenho, esforço físico e psicológico, além de muita disciplina são fundamentais para o sucesso desses atletas.
Nesta mesma data também se celebra o chamado Dia Olímpico, uma homenagem a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 23 de junho de 1894, em Paris, por iniciativa do Barão Pierre de Coubertin.
Este ano teremos no Brasil os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016, que  começam em 5 de agosto eterminam em 21 de agosto, deste ano. Os nossos votos e a nossa torcida para que corra tudo bem e que as Olimpíadas aqui no Brasil sejam um sucesso total.

22 de junho de 2016

O DIA DO APERTO DE MÃO


O Dia do Aperto de Mão é comemorado internacionalmente em 21 de junho.
Um gesto que pode valer mais do que mil palavras! O aperto de mão é um dos símbolos corporais sociais mais utilizados em diversas culturas ocidentais, e representa um sinal de concordância e união entre duas pessoas.
Considerado um dos cumprimentos humanos mais antigos, o aperto de mão representa um sinal de paz e, de acordo com a cultura, costuma ser mais utilizado entre os homens.
Segundo a simbologia deste gesto, acredita-se que era usado para indicar que a pessoa não carregava uma arma consigo e que estava se apresentando com total confiança e amizade.
Como não era comum as mulheres primitivas carregarem armas, assim como os homens, o hábito de estender as mãos em sinal de paz não se desenvolveu entre elas inicialmente.
O Dia Internacional do Aperto de Mão foi criado para reforçar as relações sociais, de cordialidade e respeito entre as pessoas.

15 de junho de 2016

O DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL


O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é uma data comemorativa criada pela Organização Internacional do Trabalho em 2002. No dia 12 de junho diferentes entidades tentam alertar a sociedade em geral para a realidade do trabalho infantil que continua acontecendo não só no Brasil, mas em vários outros países do mundo.
Centenas de milhões de crianças estão nesse exato momento trabalhando, e não estão usufruindo de seus direitos à educação, saúde e lazer. No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil se relembra que esses direitos estão sendo negligenciados em muitos países.
O objetivo desse dia é também sensibilizar e buscar o apoio de governos, empresas e sociedade em geral nessa importante campanha contra o trabalho infantil.
A Organização Internacional do Trabalho, que é uma agência das Nações Unidas, criou a data em 2002.

HARMONIA FAMILIAR

A conquista da harmonia nos relacionamentos mais íntimos exige desprendimento, renúncia e muita boa vontade. É preciso considerar as ideias e personalidades distintas de todos os membros, pois o respeito às diferenças individuais de cada um é fundamental. Também na educação dos filhos é preciso tomar grande cuidado para que a orientação e disciplina não ultrapassem o limite ao respeito à personalidade deles.
Relacionamentos bem-sucedidos são baseados na admiração mútua, na valorização pessoal de cada um. Mas não se trata de elogiar para agradar o outro simplesmente; é imprescindível que seja um encantamento sincero. Não se pode mentir. Quando alguém faz algo que o desagrade é importante que fale e até mesmo, quando necessário, corrija. Mas diante do que cause admiração não poupe elogios. Manifestar admiração tem efeito transformador; há grande poder no elogio sincero. Quando uma pessoa elogia a outra algo acontece entre elas e o relacionamento se intensifica.
Discussões acaloradas, gritos ou xingamentos só ampliam as dificuldades e fomentam maiores brigas que podem ser definitivas no afastamento dos familiares. Também os discursos longos e cansativos aplicados especialmente aos filhos fazem com que estes escapem com evasivas. Imprescindível para qualquer trabalho de entendimento é o diálogo franco pelo qual as pessoas exponham suas razões e compreendam as razões alheias. A conversa gentil e educada é uma inteligente forma de expressar sentimentos e conduzir acordos em prol da união familiar.

9 de junho de 2016

DIA DE ANCHIETA


O Dia Nacional de Anchieta é comemorado em 9 de junho. Essa data comemorativa é uma homenagem à figura história de José de Anchieta, um padre jesuíta que viveu durante o século XVI e chegou ao Brasil com a missão de catequizar os povos indígenas, de acordo com os princípios do catolicismo.
José de Anchieta (1534 – 1597) foi um dos fundadores da cidade São Paulo e declarado beato pelo Papa João Paulo II, em 1980.
De acordo com a doutrina católica, padre Anchieta também é considerado o Apóstolo do Brasil.
Como herança, Anchieta nos deixou duas importantes obras: “Gramática da Língua Brasília” e o primeiro “Vocabulário Tupi-Guarani”, livros especializados no idioma dos indígenas que habitavam o Brasil durante o período da colonização portuguesa.
O Dia Nacional de Anchieta é celebrado em 9 de junho em homenagem a data de morte do padre.
Oficialmente, o Dia Nacional de Anchieta foi instituído no país através da lei nº 5.196, de 24 de dezembro de 1966, que reconhece o dia 9 de junho como o “Dia de Anchieta”.
José de Anchieta morreu na cidade de Reritiba (atual Anchieta), na então capitania do Espírito Santo, em 1597.

8 de junho de 2016

NAMORO E NOIVADO


Não é recente a constatação segundo a qual homem e mulher se atraem reciprocamente e unidos se desenvolvem por completo.
Num dado momento, parece terem encontrado o que estavam procurando: alguém que lhe pareça sinônimo de felicidade. Amor à primeira vista? Alguém mexeu com o coração de outrem, despertou sua atenção, deixou-o(a) encabulado(a).
Caso esse sentimento se revele verdadeiro, não demora muito e a alma se desabrocha de alguma forma, denunciando o interesse reprimido. E havendo correspondência da outra parte, está inaugurado o namoro, que pode ser traduzido como a experiência de ocupar a vida do(a) outro(a), de estar à sua disposição, de querer vê-lo(a) a todo instante.
O namoro puro e simples, quando não se trata de mero “ficar”, na maioria das vezes pertence ao mundo da imaginação, da espera do príncipe encantado ou da musa inspiradora, da miragem fixa da pessoa idealizada. O amor não. O amor tem raízes mais profundas: tem muito a ver com autenticidade, com a aceitação do(a) outro(a), com a iniciativa de descobrir como ele(a) realmente é, de querê-lo(a) com os seus defeitos, manias e virtudes.
O amor é a relação mais íntima que liga duas pessoas, colocando-as na dimensão de se disporem a dar a própria vida pela pessoa amada. Vendo o amor amadurecido e correspondido, aí os namorados estão prontos para um relacionamento mais sério.
Quando o casal já não tem mais nenhuma dúvida acerca da capacidade de amar intimamente um ao outro e da vontade de se aceitar reciprocamente sem reservas, aí se justifica o noivado. Diferentemente do namoro, que é a fase da manifestação do amor, o noivado pressupõe o período de amadurecimento da relação amorosa com vistas ao casamento.
Noivado, dessa forma, é tempo para fazer o amor chegar ao completo desenvolvimento, de ambos se conhecerem mutuamente, de conversarem bastante e de pensarem juntos em tudo o que poderá envolver a vida conjugal. É o período em que devem abrir um ao outro o livro de sua própria vida, para que possam viajar livremente pelos caminhos da história individual do futuro companheiro (ou companheira), escolhido(a) para a vida toda.
Tem-se que o período do noivado é importante para a preparação do casamento. E, portanto, sentindo-se efetivamente preparados, chegou o momento certo para se casarem. É uma tarefa que cabe especificamente aos noivos. Só eles sabem a que hora estão maduros e aptos a assumirem o compromisso matrimonial.

5 de junho de 2016

MEIO AMBIENTE

A Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1º de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Em celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU, foi criado o Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, instituindo em todo o território nacional a Semana do Meio Ambiente.
Esta iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil. O principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.
Quanto ao Dia Mundial do Meio Ambiente...
Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia.
A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

4 de junho de 2016

O DIA NACIONAL DO CAFÉ


O Dia Nacional do Café é celebrado em 24 de maio no Brasil. Esta data homenageia uma das mais deliciosas paixões nacionais: o café!
O Dia Nacional do Café é comemorado entre os brasileiros desde 2005, quando foi incluído no Calendário de Eventos do Brasil por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC.
No Brasil, o Dia do Café relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e sociedade brasileira.
De acordo com dados da ABIC, aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café. Seja ele carioca, cappuchino, expresso ou americano… O café é sem dúvidas um “queridinho” no país.
Curiosidades sobre o café:
·  Quando consumido com moderação, o café pode ser um importante aliado para aumentar os níveis de concentração;
·  O café é a segunda bebida mais consumida no mundo (em primeiro lugar está a água);
·  A cafeína (nas doses certas) ajuda a evitar a depressão e o mau humor;
·  A borra de café pode ser usada como adubo para plantas;
·  Acredita-se que o café surgiu por volta do século IX, na Etiópia.
A nível internacional, o Dia Internacional do Café é celebrado em 14 de abril em todo o mundo.
FONTE: http://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-do-cafe/

3 de junho de 2016

VOTO


Através do voto se chega ao poder
Investido de poder o cidadão é autorizado
a administrar os interesses coletivos
a dar ordens, interferir na vida das pessoas
fazer leis e governar.

Voto é um instrumento concedido
para ser usado em defesa da família,
da sociedade, do meio ambiente,
dos direitos fundamentais,
dos valores religiosos e do Estado.

Por isso voto não tem preço
Não pode ser negociado
Não é mercadoria que se compra na esquina,
no mercado ou na feira.
Não deve ser vendido nem trapaceado.
Voto tem valor sagrado.

A banalização do voto
é caminho aberto para a corrupção,
é desserviço à humanidade.
Não se sabe quem comete maior crime:
se aquele que compra
ou aquele que vende.

Através do voto se mede o caráter,
o senso de honestidade,
a reação de uma comunidade,
a pretensão de uma nação
Ah se todos soubessem disso!...
(Do livro A Poesia em Três Dimensões, de Elson G. Oliveira)