Páginas

25 de maio de 2016

O DIA DO TRABALHADOR RURAL


A data é comemorada anualmente no dia 25 de Maio, no Brasil.
A data homenageia todas as pessoas que dedicam seu tempo trabalhando nas zonas rurais, campos, fazendas e etc.
A comemoração do Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituída no Decreto de Lei nº 4.338, de 1º de Maio de 1964. No dia 25 de Maio de 1963, morria o deputado federal Fernando Ferrari, um dos políticos mais engajados na luta dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais. A morte de Fernando se transformou em uma data símbolo para os profissionais da categoria.
Em 1971 foi instituído o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, com a Lei Complementar nº 11, que ficou conhecida como Lei Fernando Ferrari, em homenagem ao parlamentarista que lutou pelos direitos destes trabalhadores.
Nossa homenagem ao Trabalhador Rural!...
"Nossas homenagens a esses homens e mulheres, cujo trabalho no campo contribui para o crescimento da economia e sustento da população das cidades! Parabéns!"
"Tudo que chega a nossa mesa, provém de sua natureza. Mas, a sua transformação tem a ver com a sua ação. Desde o preparo da terra, o seu trabalho encerra toda sua dedicação. Na pecuária ou agricultura, mesmo sem grande estrutura, ele garante a produção".

DIA NACIONAL DA ADOÇÃO


O Dia Nacional da Adoção é celebrado anualmente em 25 de maio.
Esta data visa promover debates sobre um dos princípios mais importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): o direito da convivência familiar e comunitária com dignidade.
Quando as crianças são negligenciadas ou abandonadas por seus pais biológicos, a adoção é uma alternativa para não privar o jovem de usufruir de uma relação harmoniosa e saudável num contexto familiar e social.
Normalmente, durante esta data, algumas organizações, como a Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, promovem atividades lúdicas e educacionais para conscientizar a população em geral sobre o funcionamento dos processos de adoção no Brasil.
No Brasil, o Dia Nacional da Adoção foi oficializado a partir do decreto de lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002. Esta lei instituiu o 25 de maio como data oficial de celebração do Dia da Adoção, no país.

DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS DESAPARECIDAS


O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas é celebrado anualmente em 25 de maio.
Esta data tem o objetivo de alertar as pessoas sobre todas as questões relacionadas com o desaparecimento de crianças e adolescentes.
De acordo com o S.O.S Crianças Desaparecidas, estima-se que aproximadamente 50 mil jovens desapareçam por ano no Brasil.
Durante esta data, várias instituições em prol dos direitos da criança organizam atividades que visam mobilizar a população em geral, na tentativa de solucionar os milhares de casos de jovens desaparecidos.
Esta data é uma homenagem ao caso de Etan Patz, um menino de 6 anos que desapareceu nas ruas de Nova Iorque, enquanto voltava da escola, em 25 de maio de 1979.
A partir de então, anualmente, os amigos e familiares de Patz se reuniam na data de seu desaparecimento para conscientizar a população sobre os cuidados que devem ter para evitar o desaparecimento de outras crianças.
Infelizmente, a criança nunca foi encontrada, mesmo com o intenso esforço da polícia e comunidade na época. A partir deste caso, começou a famosa campanha que incluía fotos de crianças desaparecidas nas caixas de leite nos Estados Unidos.
Em 1986, o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, oficializou o dia 25 de maio como uma data dedicada a todas as crianças desaparecidas.

20 de maio de 2016

DIA DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM


A data é celebrada anualmente em 20 de maio e homenageia todos os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde das pessoas, auxiliando os demais profissionais do ramo, como os médicos e enfermeiros.
O Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem foi instituído a partir da resolução nº 294, de 15 de outubro de 2004, e definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).
No Brasil, o Dia do Técnico em Enfermagem fecha a “Semana da Enfermagem”, que começa em 12 de maio, com a celebração do Dia Internacional da Enfermagem.
A diferença entre um técnico de enfermagem e um enfermeiro é que este último precisa fazer um curso de ensino superior em Enfermagem, enquanto que o técnico está apto a exercer o seu trabalho a partir de um curso técnico de enfermagem.
Dedicação, empenho e amor… Essas três características são essenciais para moldar um excelente profissional! Não são enfermeiros, mas sim anjos da guarda! Obrigado por todo o carinho e esforço em salvar vidas diariamente! Feliz Dia do Técnico em Enfermagem!
FONTE: http://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-do-tecnico-e-auxiliar-de-enfermagem/

18 de maio de 2016

DIA DO GARI


O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil.
Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.
No Brasil os garis não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, pois é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita. É muito importante cada indivíduo fazer a sua parte e não jogar lixo nas ruas.
O termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976.
Assim, os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os "garis".
Mensagem para o Dia do Gari
"Uma profissão invisível, que limpa a sujeira do mundo lançada às ruas pelos imundos. Parabéns, garis!"
"Você que cuida da cidade para que fique mais limpa e bonita, merece a nossa homenagem e respeito. Feliz dia do gari!"
"Todo trabalho é digno de respeito! Gari, parabéns pelo seu dia!"
"Parabéns aos profissionais que com sol ou chuva, cuidam para que nossa cidade fique ainda mais bonita e limpa! Feliz Dia do Gari!"

FAMÍLIA CRISTÃ


"Quando Deus criou o mundo, plasmou uma família. Quando Ele se encarnou, quis nascer e viver numa família. Quando Jesus iniciou sua missão e se manifestou a sua glória, estava festejando uma família. Seria suficiente isto para entender o que é a família no pensamento de Deus." (Chiara Lubich, A Família e o Amor, p. 5)
Deus, na sua onipotência, sempre valorizou e consagrou a família como instituição indispensável à humanidade. Basta citar dois episódios para se ter essa comprovação: o do nascimento de Jesus, que ocorreu no seio de uma família, constituída nos moldes da legalidade, onde o Filho do Altíssimo deveria crescer “em graça e sabedoria”; e o do início de sua missão salvífica aqui na Terra, em que o Pai manifestou nele a sua glória, na festa familiar das bodas de Caná da Galileia.
A família, portanto, é o lugar onde o Menino Jesus nasce, cresce, recebe os primeiros ensinamentos e aprende com seus pais a adoração ao Pai. Em outras palavras, é onde o Filho de Deus se encarna, torna-se homem e assume a realidade comum do dia a dia da família. E o mundo torna-se a família de Deus. E Deus assume verdadeiramente a condição humana.
Família cristã é, pois, a que pauta sua vida diária nos ensinamentos do cristianismo. É a que tem como fonte de vida o amor por excelência: Deus, manifestado no Antigo e no Novo Testamento. É aquela que reconhece ter a missão de anunciar e testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo.
Assim, a família cristã tem como missão ser formadora de pessoas, educadora na fé e promotora do desenvolvimento e da paz. Formadora de pessoas, que não é outra coisa senão promover a educação dos filhos, encaminhando-os e acompanhando-os na sua caminhada e na sua realização pessoal como seres humanos. Significa formar pessoas plenamente humanas cujo modelo é o Cristo. Educadora na fé, que quer dizer educar os filhos na fé que a Igreja professa. Aqui vem o cuidado dos pais em encaminhar os filhos à catequese, à preparação para a primeira eucaristia e aos acontecimentos que envolvem a vida dinâmica da pastoral. Enfim, ensinar e transmitir a fé, formando neles o hábito da religiosidade. Promotora do desenvolvimento e da paz, que significa ter como sinônimo acreditar no ser humano como imagem e semelhança de Deus e investir no seu potencial de trabalho, de desenvolvimento e de prosperidade, num clima que irradia a paz verdadeira.
(Do livro Família Feliz, de Elson G. Oliveira)

CASA E LAR


Há pessoas que confundem os conceitos de casa e lar. Casa é o aspecto físico, a moradia. É o prédio, rústico ou moderno, que abriga a família. O lar são as pessoas que a compõem.
Verdade é que passamos a maior parte da nossa vida em casa, com raras exceções. Se trabalharmos oito horas diárias significa que permanecemos fora do lar apenas a terça parte do dia. Dormimos em média outras oito horas, normalmente, em casa. Das oito restantes, acima da metade é dedicada ao aconchego da família.
Se considerarmos uma média de idade de pouco mais de setenta anos para a humanidade, e atentarmos para o fato de que parte desse tempo é absorvido por atividade laborativa, outra parte por férias e lazer, além de dormirmos cerca de um terço em média durante a nossa existência, forçoso é reconhecer que não nos sobra muito tempo para vivermos a nossa infância, a nossa adolescência, o vigor da nossa juventude, a beleza do casamento e a realidade da velhice.
Assim sendo, a vida deve ser vivida intensamente. E por isso o ambiente do lar deverá ser o mais aconchegante possível. Todos os membros da família têm o direito de se sentir bem em sua própria casa. E essa realidade ajuda também na educação dos filhos. A família que consegue manter a paz e o calor humano, ali circulando, é como um ímã (do bem) que atrai a todos: marido, mulher, filhos. E influencia até os amigos, os parentes e os vizinhos.
Muitos maridos preferem os botecos, os clubes, a pescaria e a companhia dos amigos à sua própria casa, sob a alegação de que “Lá em casa não tem clima”. E muitos filhos não encontram ambiente propício para o exercício do amor e do respeito, na família, e acabam buscando na rua a solução para os seus problemas, sendo maldosamente adotados por pessoas estranhas, às vezes mal intencionadas e inescrupulosas.
Imaginemos um poço de águas paradas. Cá de cima do barranco, deixemos cair sobre elas uma pequena pedra. Imediatamente ondas concêntricas vão se formando e, em pouco espaço de tempo, tomam todo o poço. Assim é o amor semeado no ambiente familiar. Aos poucos, vai penetrando no coração de cada um e, senão quando, o clima de paz, tranquilidade, respeito mútuo toma conta do lar.
Já escrevia São João da Cruz: “Onde não há amor, coloca amor e encontrarás amor”. A família é o lugar mais apropriado para se exercitar a prática do amor e chegar à perfeição, que é Deus. São Paulo exorta: “Mas, acima de tudo, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição” (Cl 3, 14).
Portanto, o ambiente familiar é fundamental e decisivo para o bem-estar dos membros da família e a boa formação dos filhos. Havendo respeito no lar, o filho aprenderá, sem dificuldade alguma, a respeitar o seu semelhante, seja alguém do próprio grupo familiar seja uma visita que chega. Havendo paz e harmonia no relacionamento familiar, o filho assimilará com mais facilidade as virtudes que o transformarão em cidadão do bem. Mas quando o ambiente é o oposto de tudo isso, todas as conquistas familiares se tornam mais difíceis, podendo chegar até mesmo à desagregação.
(Do livro Família Feliz, de Elson G. Oliveira)

14 de maio de 2016

QUEM É MARIA?


Maria é a jovem mulher que, na encarnação do Verbo, sem ter a quem consultar e sem poder contar com o apoio de ninguém, e até mesmo em detrimento de seus projetos de vida para o futuro, tomou a grande decisão que mudou os destinos da humanidade, respondendo “sim” ao projeto de Deus.
É a mãe que, no calor do lar, preparou com carinho e cuidado o filho para a grande missão de anunciar o Evangelho, que era Ele próprio. É ainda a mãe que acompanha a prisão, a acusação falsa e absurda, a condenação e a execução da terrível sentença de morte proferida contra o Filho inocente. Maria é a mãe de Jesus, mãe dos apóstolos, mãe da Igreja e mãe da humanidade.
O Evangelho fala muito pouco sobre Maria. Esse fato, porém, não a diminui em nada. Pelo contrário. Primeiro, deve ser entendido como uma reverência e jamais como menosprezo, porque não soaria bem a ela ser festejada e aclamada durante a vida. Depois, ela foi o silêncio sobre o qual deveria pousar a Palavra. Ela foi o nada e o nada não fala. Quem deveria falar não era ela, mas sim Jesus. E sobre aquele nada falou Jesus, que pronunciou a Palavra, que é Ele próprio.
            Por fim, a missão confiada a Maria foi a maternidade do Filho de Deus. E mãe não fala, isto é, não se coloca em relevo: mãe cala, sofre, ama, dá a vida. E nenhuma mãe do mundo fez isto melhor do que Maria.
            Com o seu silêncio e o seu nada, anulando-se paulatinamente na intimidade com Deus, Maria deu Jesus à humanidade e ajudou no florescimento da Igreja fundada pelo seu Filho e dirigida por Pedro.

13 de maio de 2016

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA


A abolição da escravatura é celebrada em 13 de maio, no Brasil.
A data homenageia a Lei Áurea, sancionada em 13 de maio de 1888, pondo fim à escravidão no Brasil. Quem assinou a lei foi Dona Isabel, princesa imperial do Brasil.
O Brasil foi o último país livre da América a abolir totalmente a escravatura.
Normalmente, esta data é celebrada nas escolas e instituições de ensino, com o intuito de reforçar a história da luta pela criminalização da escravidão, uma prática considerada hedionda na contemporaneidade.
Infelizmente, a discriminação racial ainda predomina em diversas camadas da sociedade brasileira. Assim, o Dia da Abolição da Escravatura também serve como um mecanismo de conscientização e educação para ajudar a erradicar completamente qualquer tipo de preconceito racial.
A escravatura foi prática comum no Brasil desde o período colonial até o fim do Império. A maior parte dos escravos era proveniente do continente africano, mas uma parte da população indígena brasileira também foi escravizada. Os escravos eram usados principalmente em trabalhos ligados à agricultura e à pecuária.

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

No dia 13 de maio de 1917 as três crianças, Lúcia, Jacinto e Francisca, estavam pastoreando nas colinas, quando, sobre uma pequena árvore, surge um clarão e a figura "de uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, reluzindo mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios de sol mais ardentes". Lúcia, a mais velha, tinha dez anos, e os primos Francisco e Jacinta, nove e sete anos respectivamente.
Os três eram analfabetos. As crianças mudam radicalmente. Passam a rezar e a fazer sacrifícios diários. Relatam aos pais e autoridades religiosas o que se passou. Logo, uma multidão começa a acompanhar o encontro das crianças com Nossa Senhora. As mensagens trazidas por Ela pediam ao povo orações, penitências, conversão e fé.
As aparições só começaram a ser reconhecidas oficialmente pela Igreja em 13 de outubro, quando sinais extraordinários e impressionantes foram vistos por todos no céu, principalmente no disco solar. Poucos anos depois os primos Francisco e Jacinta morreram. A mais velha tornou-se religiosa de clausura, tomando o nome de Lúcia de Jesus, e permaneceu sem contato com o mundo por muitas dezenas de anos.
O local das aparições de Maria foi transformado num Santuário para Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. 

10 de maio de 2016

DIA DO CAMPO


Dia do Campo é comemorado anualmente em 10 de maio. Em algumas regiões do Brasil, no entanto, a data pode ser comemorada no dia 5 de maio.
A data surgiu com o objetivo de homenagear e conscientizar a população sobre a importância do campo para a economia e existência de uma sociedade. No campo são exploradas diversas atividades, sendo que o destaque vai para a agricultura e pecuária.
Atualmente, um dos grandes desafios da agricultura é a geração de alimentos que possam abastecer uma população mundial com mais de 7 bilhões de habitantes, sem causar prejuízos para o meio ambiente.
A exploração consciente e sustentável é uma tarefa de todo o ser humano e empresa que trabalha direta ou indiretamente com o campo.
No Brasil, desde 1970, com o decreto Lei nº 1.146/70, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra é o responsável por regulamentar e executar as políticas agrárias no território nacional.

5 de maio de 2016

FLOR DO LÁCIO

Flor do Lácio é uma expressão usada para designar a Língua Portuguesa.
No soneto “Língua Portuguesa”, o poeta brasileiro Olavo Bilac (1865-1918) escreve no primeiro verso “Última flor do Lácio, inculta e bela”, se referindo ao idioma Português como a última língua derivada do Latim Vulgar falado no Lácio, uma região italiana.
As línguas latinas (também chamadas de românicas ou neolatinas) são aquelas que derivaram do Latim, sendo as mais faladas: Francês, Espanhol, Italiano e Português.
O termo "inculta" usado pelo poeta, se refere ao Latim Vulgar falado por soldados, camponeses e camadas populares. Era diferente do Latim Clássico, empregado pelas classes superiores. Para Olavo Bilac, a Língua Portuguesa continuava a ser "bela", mesmo sendo originada de uma linguagem popular.
Soneto "Língua Portuguesa"
(Olavo Bilac)
Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...
Amo-te assim, desconhecida e obscura.
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!
Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,
Em que da voz materna ouvi: "meu filho!",
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!

DIA NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES


A data é comemorada anualmente em 5 de maio. A comunicação é essencial para o desenvolvimento das sociedades, assim como das suas particularidades culturais e históricas. Ao longo dos anos, os seres humanos sempre desenvolveram técnicas que permitissem a comunicação entre diferentes lugares.
Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, a comunicação se consolidou como uma das chaves essenciais para o processo de globalização. As informações podem ser comunicadas para qualquer canto do mundo (e do espaço) de maneira rápida e fácil.
A escolha desta data para celebrar o Dia das Comunicações é uma homenagem ao nascimento de Marechal Rondon (5 de maio de 1865), considerado o Patrono das Comunicações no país, um dos principais responsáveis pela disseminação dos sistemas de comunicação no Brasil.
Por este motivo, o Dia Nacional das Comunicações também é conhecido como “Dia de Rondon”.

DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA E DA CULTURA


O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura é comemorado anualmente em 5 de maio entre os países lusófonos.
Esta data celebra a importância da cultura e da histórica da língua portuguesa para toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
No Brasil, o idioma português também é celebrado durante o Dia Nacional da Língua Portuguesa, em 5 de novembro. Esta data foi instituída no país através do decreto de lei nº 11.310/2006.
Outra data que também celebra a Língua Portuguesa é 10 de junho, comemorada principalmente em Portugal (o berço do idioma português). A escolha desta data é uma homenagem ao icônico poeta Luiz Vaz de Camões, o autor de Os Lusíadas.
Origem do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura... A data foi criada a partir de uma resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, em 20 de julho de 2009, em Cabo Verde.

4 de maio de 2016

DIA INTERNACIONAL DO MILHO

Dia Internacional do Milho é comemorado anualmente em 24 de abril, em todo o planeta.
Esta data tem o objetivo de homenagear e incentivar o cultivo e consumo de um dos cereais mais nutritivos do mundo: o milho.
Além da importância nutritiva, o milho também apresenta um valor cultural de destaque, principalmente entre os povos das Américas.
O milho tem diversos benefícios para o ser humano e os animais, como: proteger as células, reduzir os níveis de colesterol, prevenir problemas cardíacos e controlar a taxa de açúcar no sangue, por exemplo.
O milho é dos alimentos símbolo do Brasil, sendo utilizado em diversas receitas típicas da culinária brasileira afro-brasileira, como o mungunzá, a mandioca e o xerém.
Devido a importância que este alimento tem para o país, foi instituído o 24 de maio como o Dia Nacional do Milho, através da lei nº 13.101, de 27 de janeiro de 2015,

DIA DA CONTABILIDADE

Dia da Contabilidade é comemorado anualmente em 25 de abril.
A data é uma homenagem ao profissional de contabilidade, responsável pelo controle, planejamento e coordenamento financeiro de uma empresa. Ao contrário do que muitos pensam, o dia 25 de abril se comemora o Dia da Contabilidade e não o Dia do Contabilista.
O curso de ensino superior (bacharel) em Ciências Contábeis é a preparação para o profissional que deseja seguir a carreira da contabilidade.
No Brasil, os profissionais da área comemoram a profissão em várias datas diferentes, por exemplo: Dia do Empresário da Contabilidade (12 de janeiro); Dia do Contador (22 de setembro); Dia do Técnico em Contabilidade (20 de novembro).
Dia da Contabilidade surgiu em homenagem ao senador João Lyra Tavares que, em 25 de abril de 1926, defendeu a regularização da profissão de contábeis no Brasil. João Tavares é considerado o patrono da contabilidade brasileira.
A regulamentação da profissão, no entanto, só aconteceu com o Decreto nº 20.158, de 30/6/1931, oficializando as ciências contábeis no Brasil.

DIA INTERNACIONAL DO SOL

O Dia Internacional do Sol ou simplesmente Dia do Sol é comemorado em 3 de Maio.
A data celebra e homenageia a estrela mais próxima do nosso planeta e sua importância para a vida na Terra: o Sol.
O Sol é a principal fonte de energia no mundo. Mesmo existindo os gases naturais, petróleo e o carvão, que também nos fornece energia, todos esses minerais só foram criados graças à captação e armazenamento da energia solar por plantas, algas e alguns animais há centenas de milhares de anos. Ou seja, sem o sol não teríamos nenhuma chance de vida na Terra, ou mesmo em outra parte do nosso sistema Solar.
O Dia do Sol é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a NASA, para homenagear e apresentar curiosidades sobre o "Astro-Rei" para as pessoas. Uma das ferramentas criadas pela NASA foi o site Sun-Earth Days, que apresenta uma versão interativa sobre Sol, ajudando os visitantes a entender as relações entre o astro e o ambiente terrestre.

DIA DA LITERATURA BRASILEIRA

O Dia da Literatura Brasileira é comemorado anualmente em 1º de maio.A data é uma homenagem aos grandes escritores e às suas belíssimas obras, que passam por uma extensa e rica diversidade de escolas literárias, marcando cada período social e intelectual da história do Brasil.
Entre as vanguardas e escolas literárias mais significativas para a literatura brasileira está o Quinhentismo, Barroco, Neoclassicismo ou Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré – Modernismo, Modernismo e o Neo – Realismo.
A importância cultural e histórica da literatura no Brasil ainda é homenageada no dia 18 de abril, data conhecida por ser o Dia Nacional do Livro Infantil, e também o Dia de Monteiro Lobato, o mais importante nome da literatura infantil brasileira.
O Dia da Literatura Brasileira é uma homenagem ao aniversário de um dos mais importantes autores do Romantismo Brasileiro, José de Alencar.
José Martiniano de Alencar nasceu em 1 de maio de 1829, e ficou conhecido por ser o primeiro escritor brasileiro a retratar o seu país exatamente como ele era, ou seja, com os personagens típicos do Brasil, como o índio e a vida no sertão nordestino.
Alencar era cearense e, além de escritor, também atuava como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça.

DIA DO TRABALHO


Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de maio em diversos países do mundo.
Dia do Trabalho é feriado nacional no Brasil, em Portugal, Rússia, França, entre outros.
O Dia do Trabalho é o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho.
Nesta data também é homenageada a luta dos trabalhadores que reivindicaram por melhores condições trabalhistas. Graças à coragem e persistência desses trabalhadores, os direitos e benefícios atuais que usufruímos foram conquistados.
Até meados do século XIX, os trabalhadores jamais pensaram em exigir seus direitos trabalhistas para seus patrões, apenas trabalhavam.
Mas, a partir de 1886, aconteceu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, para reivindicar a redução da jornada de trabalho (de 13 horas para 8 horas diárias), e nesse mesmo dia teve início uma greve geral nos Estados Unidos.
Três anos após as manifestações nos Estados Unidos (20 de junho de 1889, precisamente), foi convocado em Paris uma manifestação anual para reivindicação das horas de trabalho e foi programada para o dia 1º de maio, como homenagem as lutas sindicais em Chicago.
No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado.
Após alguns anos, outros países também seguiram o exemplo da França e decretaram o dia 1º de maio como feriado nacional dedicado aos trabalhadores.
É bom frisar que existe um dia no calendário dedicado ao homem do campo, o Dia do Trabalhador Rural, que é comemorado anualmente dia 25 de Maio, no Brasil. A data homenageia todas as pessoas que dedicam seu tempo trabalhando nas zonas rurais, campos, fazendas e etc.

DIA DO SERTANEJO

A data é comemorada anualmente em 3 de maio e homenageia toda a tradição e, principalmente, a música de origem sertaneja. O povo sertanejo surgiu no sertão nordestino brasileiro e se espalhou por todo o Brasil.
A musicalidade sertaneja é uma das características mais marcantes desta cultura. Por norma, este ritmo exalta a vida do homem no campo e nas cidades interioranas do país.
O Dia do Sertanejo começou a ser comemorado a partir da década de 1960, por iniciativa da Rádio Aparecida, para homenagear os vários violeiros do sertão que frequentam as missas na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo.
Assim, foi criado o “Show Sertanejo” no dia 3 de maio de 1964, quando o “Marechal da Música Sertaneja”, Geraldo Meireles, propôs que todos os sertanejos passassem a se encontrar anualmente em aparecida nessa data, para celebrar a música sertaneja.
Mensagem para o Dia do Sertanejo:
Força, coragem e alegria… São algumas das características mais fortes que marcam o povo sertanejo! A força de seguir a vida derrubando obstáculos. A coragem de enfrentar as adversidades. A alegria que é representada pela música, que anima as pessoas de todo o Brasil, não importa a idade! Viva o povo Sertanejo!


3 de maio de 2016

DIA DO GOLEIRO

Dia do Goleiro é comemorado anualmente no Brasil em 26 de Abril.
A data homenageia a função do responsável por defender o gol durante os jogos de futebol. Uma posição única e de grande responsabilidade!
O Dia do Goleiro é celebrado em 26 de Abril em homenagem à Aílton Corrêa Arruda, mais conhecido como o "goleiro Manga", consagrado como um dos melhores goleiros da história!
Manga nasceu em 26 de Abril de 1937 e defendeu times como o Sport do Recife (onde tudo começou, na verdade), Botafogo, Porto Alegre, Coritiba, Grêmio, entre outros. Com tanto talento, claro que não podia deixar de defender a Seleção Brasileira, em amistosos e em Copas do Mundo.
A ideia de criar o Dia Nacional do Goleiro surgiu em 1975, a partir de uma iniciativa dos Professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, Raul Carlesso e o capitão Reginaldo Pontes Bielinski. Carlesso era o preparador físico da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 1974 e foi o pioneiro em desenvolver uma preparação especial para os goleiros no Brasil.

Frases para o Dia do Goleiro

"Ele é o único que tem o privilégio de acariciar a bola com a mão, e depois de uma bela defesa, rolar abraçado com ela pelo gramado! Parabéns, goleiro!"
"Ser goleiro é ser herói e vilão. É querer evitar o inevitável sempre, achando, lá no fundo, que dava pra defender o mais indefensável dos chutes. É jogar um jogo coletivo de forma quase individual e depois de uma grande defesa, ainda que não agradeçam, saiba que você é tão importante quanto o atacante. É saber dizer que falhas fazem parte, pois só quem joga lá sob as traves sabe o quanto defesas que parecem fáceis podem ser bem mais difíceis do que se espera. Enfim, ser goleiro é ser o coração do time, mesmo num jogo onde o principal objetivo, que é o gol, deve ser evitado." (Desconhecido)

FONTE: http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-goleiro/

DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA

Dia da Empregada Doméstica é comemorado anualmente em 27 de Abril.
A data celebra as profissionais responsáveis pela arrumação e organização do lar, preparar o almoço e jantar para as crianças, fazer o supermercado para a casa, entre outras tarefas que ajudam a manter o equilíbrio e bom funcionamento de uma residência familiar, por exemplo.
A Lei nº 5.859, de 11 de Dezembro de 1978, regulamenta a profissão de Empregado Doméstico, estipulando os direitos e deveres do profissional. No entanto, mesmo sendo oficializada, muitos profissionais da área reclamam das condições de trabalho, que são muitas vezes precárias.
Dia Nacional da Empregada Doméstica é comemorado em 27 de Abril em homenagem à Santa Zita, considerada a padroeira das empregadas(os) domésticas(os).
Santa Zita nasceu em 1218, na cidade de Lucca, na Itália, e trabalhou durante muitas décadas (desde os seus 12 anos de idade) para uma família italiana.
Zita era conhecida por ser bastante generosa com os pobres, sendo que tirava sempre o seu (pouco) dinheiro para oferecer aos menos favorecidos que sempre batiam à porta da família para a qual trabalhava.
A empregada doméstica morreu em 27 de Abril de 1978, e devido a sua fama de boa samaritana, o Papa Pio XII declarou-a como a "Santa das Empregadas Domésticas".

FONTE: http://www.calendarr.com/brasil/dia-da-empregada-domestica/