Páginas

21 de abril de 2016

ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA


Aniversário de Brasília é comemorado anualmente em 21 de abril. A data é considerada feriado na cidade.
Brasília é a capital do Brasil, uma cidade que foi planejada, projetada e construída com este propósito: ser a sede do governo brasileiro.
A cidade de Brasília está localizada no Distrito Federal e é conhecida como uma das mais importantes criações do arquiteto Oscar Niemeyer, em parceria com o urbanista Lúcio Costa. O “Plano Piloto”, como foi apelidado o projeto urbanístico da cidade, começou a ser criado em 1956 e custou ao todo cerca de 1 bilhão de dólares.
Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, passando a ser a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.
Uma particularidade da cidade de Brasília é o seu formato similar a um avião, quando vista de cima.
Graças ao seu estilo urbanístico, a cidade é considerada patrimônio histórico mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Como parte das comemorações do aniversário da capital federal, os brasilienses dispõem de várias atividades especiais, como exposições, intervenções urbanas, mostras de cinema e documentários, shows e demais espetáculos culturais.

DIA DE TIRADENTES

O Dia de Tiradentes é comemorado em 21 de abril e é considerado um feriado nacional no Brasil.
Esta data homenageia a figura do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes” (referência ao seu ofício de dentista).
Tiradentes é considerado um dos bravos brasileiros lutadores pelo desejo de independência do Brasil das explorações e domínio dos portugueses.
Tiradentes foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ficou conhecido como herói nacional e mártir da Inconfidência Mineira, e a data em que ele foi executado, 21 de abril, se transformou em feriado nacional em sua homenagem. É considerado um grande líder por ter lutado por seu povo e seus ideais. Apesar de ser o mais humilde de todos os membros do movimento, Tiradentes foi o que assumiu maiores responsabilidades.
Tiradentes foi enforcado e posteriormente esquartejado, no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792. Partes de seu corpo foram expostos nos principais centros urbanos do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A sua casa foi queimada e todos os seus bens, confiscados.
No ano de 1789, uma parte da população de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista contra o domínio dos Portugueses no Brasil. Tiradentes foi o maior ativista desse movimento e o único condenado à morte por enforcamento.
Por este motivo, as suas ações são reconhecidas como atos heroicos que lhe garantiram o status de importante figura histórica brasileira. O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade Brasileiro (conhecido como o “Livro dos Heróis da Pátria”) desde 21 de abril de 1992.

DIA DO POLICIAL CIVIL E MILITAR

Dia 21 de abril, comemora-se o Dia do Policial Civil e Militar. Esses servidores têm uma das missões mais nobres do mundo: agir na defesa da sociedade e preservação da ordem pública, promovendo e participando de medidas de proteção à sociedade e ao indivíduo.
O patrono da polícia brasileira é Tiradentes. Por isso, com o intuito de homenageá-lo, comemora-se o Dia Nacional da Polícia Civil e Militar em 21 de abril, data em que ocorreu o enforcamento do então alferes da 6ª Companhia de Dragões de Minas Gerais. Ele era membro da Inconfidência Mineira e se tornou mártir do movimento.
A palavra “policia”, vem do latim “politia” que significa “governo de uma cidade, administração, forma de governo”. A denominação moderna atribuiu um sentido particular e passou a representar a ação de um governo, de ordem jurídica, visando a resguardar a sociedade de violação de crimes.
Mas o começo da polícia no Brasil começou com Martim Afonso de Sousa, em 1530, com o objetivo de combater os traficantes franceses e fundar núcleos de povoamento no litoral, promover a justiça civil e criminal e nomear funcionários públicos. A partir disso, a polícia brasileira passou por inúmeras reformulações até os dias de hoje.
No Brasil, a autoridade policial possui uma divisão entre a Policia Militar e Policia Civil.
Polícia Civil
É composta por policiais que são encarregados de investigar crimes e contravenções, além de reunir provas sobre suas circunstâncias e autoria. Atuam, principalmente, após a ocorrência do fato criminoso.
Também é de sua competência elaborar boletins de ocorrência (B.O.) de qualquer natureza, expedir cédulas de identidade, atestados de antecedentes criminais e de residência, registros de porte de arma de fogo e alvarás de produtos controlados, entre outras atividades.
Policia Militar
Composta por policiais fardados incumbidos de prevenir as condutas criminosas, zelar pela ordem pública, efetuar policiamento preventivo e ostensivo.
A comemoração do Dia das Polícias Civis e Militares foi instituída pelo presidente Dutra, mediante o decreto-lei no 9.208, de 29/4/1946.

20 de abril de 2016

VIDA DE ROBERTO CARLOS


Roberto Carlos Braga, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, em 19 de abril de 1941. Embora tivesse iniciado a carreira sob influência do samba-canção e da bossa nova, no início da década de 1960, Roberto mudou seu repertório para o rock.
Com composições próprias, geralmente feitas em parceria com o amigo Erasmo Carlos, e versões de sucessos do então recente gênero musical, fundando as bases para o primeiro movimento de rock feito no Brasil. Com a fama, estrelou ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa um programa na TV Record chamado Jovem Guarda, que daria nome ao primeiro movimento musical do rock brasileiro.
Além da carreira musical, estrelou filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles - como "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura""Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora".
Na virada para década de 1970, reformulou seu repertório rock'n'roll e se tornou um cantor e compositor basicamente romântico, que não modificou desde então. Logo também mudava seu público-alvo, que deixou de ser o jovem e passou a ser o público adulto.
Atualmente continua se apresentando com frequência e produz anualmente um especial que vai ao ar na semana do Natal pela Rede Globo, mesma época em que costumavam ser lançados seus discos anuais.
Entre 1961 e 1998, Roberto lançou um disco inédito por ano. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas, entre os quais Caetano VelosoGal Costa e Maria Bethânia.

DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


O Dia do Exército Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de abril. A data homenageia a força e a presença do exército nacional brasileiro como entidade de proteção do território e da nação brasileira.
O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no Estado de Pernambuco. Naquele episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.
Oficialmente, o Exército Brasileiro foi criado em 1822, como um órgão subordinado ao Ministério da Defesa.
Atualmente o Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e para divulgar a importância dessa Força Armada. Trata-se de um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a Aeronáutica.
Existem cinco principais divisões dentro do Exército Brasileiro: a infantaria, a cavalaria, a artilharia, a engenharia e as comunicações.
Canção do Exército Brasileiro
Nós somos da Pátria a guarda, / Fiéis soldados, / Por ela amados. / Nas cores de nossa farda Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / Em nosso valor se encerra / Toda a esperança / Que um povo alcança. / Quando altiva for a / Terra Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / A paz queremos com fervor, / A guerra só nos causa dor. / Porém, se a Pátria amada / For um dia ultrajada / Lutaremos sem temor. / Como é sublime / Saber amar, / Com a alma adorar / A terra onde se nasce! / Amor febril / Pelo Brasil / No coração / Nosso que passe. / E quando a nação querida, / Frente ao inimigo, / Correr perigo, / Se dermos por ela a vida / Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / Assim ao Brasil faremos / Oferta igual / De amor filial. / E a ti, Pátria, salvaremos! / Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / A paz queremos com fervor, / A guerra só nos causa dor. / Porém, se a Pátria amada / For um dia ultrajada / Lutaremos sem temor.

19 de abril de 2016

DIA DE SANTO EXPEDITO


19 de abril, data em que é comemorado anualmente o Dia de Santo Expedito, principalmente pela comunidade cristã católica, homenageando um dos santos mais populares da doutrina, conhecido popularmente como o “Santo das Causas Justas e Urgentes”.
Muito pouco se sabe sobre a origem de Santo Expedito, a não ser que, supostamente, teria vivido durante o século IV e era comandante de uma legião de soldados romanos em defesa contra o ataque de bárbaros, no oriente.
Expedito teria sido martirizado e morrido com a cabeça decepada em 19 de abril de 303, por não renegar a fé cristã.
Atualmente, os fiéis católicos participam de missas especiais e procissões em homenagem a Santo Expedito.
Oração a Santo Expedito
“Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao nosso Senhor Jesus Cristo, socorre-me nesta hora de aflição e desespero. Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me, ajuda-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atenda ao meu pedido.
Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja-me de todos que possam me prejudicar, proteja a minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a Paz e a tranquilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado. Amém”.

DIA DO ÍNDIO


A data é celebrada anualmente em 19 de abril, no Brasil. O objetivo da celebração é lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.
Antes da chegada dos primeiros europeus em terras americanas, todos os países que formam o continente eram amplamente povoados por grandes nações indígenas. Infelizmente, a ganância e crueldade humana fizeram com que muitas tribos fossem totalmente dizimadas e grande parte da cultura indígena, esquecida.
Na tentativa de preservar as tradições e identidade dos indígenas, o Dia do Índio surgiu para não deixar as novas gerações se esquecerem das verdadeiras raízes que formam o povo brasileiro.
O dia 19 de abril foi escolhido como data para se comemorar a cultura indígena em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940. O objetivo deste congresso era reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.
No Brasil, esta data foi oficializada através do decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, com assinatura do então presidente Getúlio Vargas. A nível internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU) também criou o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) para conscientizar os governos e população mundial sobre a importância de preservar e reconhecer os direitos dos indígenas.

18 de abril de 2016

DIA DO AMIGO

A data é comemorada em diferentes datas no Brasil. O dia 18 de abril é a data popular e não oficial (isto é, não estabelecida por lei), da comemoração do Dia do Amigo.
Normalmente, nesta data é comum a troca de mensagens entre amigos, assim como presentes e a organização de eventos e atividades especiais, especialmente nas escolas.
Os verdadeiros amigos são poucos e devem ser tratados como pedras preciosas...
Os verdadeiros amigos são como nossa segunda família.
Não importa se brigamos, gritamos ou nos chateamos um com o outro... A gente é amigo.
O amigo é a pessoa em quem podemos confiar e com quem podemos contar para os bons e maus momentos da vida.
Para além dessas duas datas, existe ainda o Dia Internacional da Amizade, criado pela Organização das Nações Unidas em 2011, convidando todos os países a celebrarem a união fraternal no dia 30 de julho de cada ano.

14 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DO CAFÉ


A data é comemorado anualmente em 14 de abril, e homenageia uma das bebidas mais adoradas do mundo: o café! Seja ele carioca, pingado, cappuchino, americano ou expresso, o café é uma paixão mundial, sem dúvidas.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos.
Atualmente, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia.
No Brasil, o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio. Confira outros Dias
Curiosidades sobre o Café:
1. A borra do café funciona como um excelente adubo.
2. A borra do café também é ótima para tirar o mau cheiro da geladeira.
3. O café, quando consumido nas doses corretas (4 vezes ao dia), aumenta a capacidade de concentração.
4. A cafeína, nas quantidades certas, evita a depressão e o mau humor.

13 de abril de 2016

DIA DO BEIJO


Sabia que existe uma data para comemorar o BEIJO? Pois é!...
O Dia Internacional do Beijo ou Dia do Beijo é comemorado em 13 de abril.
Esta data homenageia um dos gestos de carinho mais intensos entre os seres humanos: o beijo.
Seja entre amigos, familiares ou namorados, o beijo está sempre presente e é uma importante representação humana, principalmente nas sociedades ocidentais, de afeto e carinho.
Não se sabe ao certo como começou, mas segundo uma lenda italiana, havia um jovem chamado Enrique Porchelo que era conhecido por ter beijado todas as mulheres de sua vila. Cansado de tantos rumores, o padre da pequena vila ofereceu um prêmio em moedas de ouro para a mulher que nunca havia sido beijada pelo jovem italiano.
Ninguém apareceu para reclamar o prêmio e, de acordo com a lenda, o tesouro permanece escondido em algum lugar da Itália.
Supostamente, a origem desta história remonta o dia 13 de abril de 1882.
Curiosidades sobre o Beijo
1.                     São transmitidas cerca de 250 mil bactérias em cada beijo;
2.                     O rei Henrique VI, em 1439, proibiu todos os tipos de beijos na Inglaterra com a intenção de evitar a proliferação de bactérias;
3.                     Durante um beijo apaixonado são ativados 29 músculos do corpo;
4.                     Em média, ao longo da vida, uma pessoa troca 24 mil beijos, entre familiares, amigos e amores.
Alguns cientistas acreditam que a origem do beijo está no olfato.
Durante muito tempo, cheirar o rosto da pessoa amada era um sinal de afeto e prazer. O roçar da boca passou a ser consequência dos atos de cheirar o rosto do parceiro, surgindo assim os primeiros beijos.
Outra teoria diz que o beijo surgiu a partir de uma experiência de afeto e atenção dos nossos antepassados: a alimentação. Os filhos recebiam dos pais a comida mastigada diretamente na boca. Este ato teria ficado registrado como um símbolo de carinho e amor.
BEIJO
Caminhos que se cruzam
Sentimentos que brotam
Seres que se entreolham
Olhares que se encontram
Beijo brota do amor
Do desejo, do impulso
Da malícia, da dor
Da amizade e da fé
Beijo inocente, puro
Ardente, inconsequente
Vem lá do fundo d’alma
Ou é acidental
Beijo pleno, sereno
Beijo de namorados
Beijo de apaixonados
Beijo de despedida
Beijo de sedução
Nos lábios e na boca
Breve, sagaz, na face
Beijo colado, longo
Beijo de pêsames
De brandura, avareza
De encontro, de vitória
Consentido, roubado
Beijo amargo e de paz
De conquista, perdão
De desculpa, ternura
E de arrependimento
Beijo nas mãos, no rosto
Beijo de mãe, de pai
Beijo fraterno, terno
Nos olhos e na testa
Beijo de aniversário
Beijo de casamento
Beijo do vencedor
Beijo consolador
Beijo doce e de fel
De alegria, saudade
Beijo falso, de Judas
Beijo santo, de Deus.

DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO


A data é comemorada em 13 de abril.
A música do Hino Nacional do Brasil foi composta por Francisco Manuel da Silva em 1822. A letra do Hino veio anos mais tarde, em 1909, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927).
O Hino Nacional Brasileiro – composto por Francisco Manuel da Silva – se tornou oficial durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil, em 1922.
No entanto, a letra e música que é conhecida atualmente – composta por Joaquim Osório Duque Estrada – só foi oficializada em 1º de setembro de 1971, através da lei nº 5.700.
O Hino Nacional é um dos símbolos da República Federativa do Brasil, e desde 2009 é obrigatório que seja cantado pelo menos uma vez por semana em todas as escolas públicas e particulares do país.
O processo de criação de um hino nacional que representasse a independência do Brasil foi bastante complicado.
A escolha do dia 13 de abril para comemorar o Dia do Hino Nacional é uma referência a uma manifestação que ocorreu nesta data em 1831, quando o ex-imperador do Brasil, D. Pedro I, embarcava para Portugal.
Atividades de Dia do Hino Nacional Brasileiro

10 de abril de 2016

10.04 MORTE DE CORA CORALINA


Cora Coralinapseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, (Cidade de Goiás20 de agostode 1889 — Goiânia10 de abril de 1985) foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade.
Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cora_Coralina
POEMAS DOS BECOS DE GOIÁS E HISTÓRIAS MAIS
“Roça nova encoivarada,
Começo de brotação.
Roça velha destocada.
Palhada batida, riscada de arado.
Barrufo de chuva.
Cheiro de terra, cheiro de mato.
...............................................
Planta de milho na lua-nova.
Sistema velho colonial.
Planta de enxada.
— Seis grãos na cova,
quatro na regra, dois de quebra.
Terra arrastada com o pé,
pisada, incalcada, mode os bichos.
........................................................
A boneca fecundada vira espiga.
Amortece a grande exaltação.
Já não importam as verdes cabeleiras rebeladas.
A espiga cheia salta da haste.
O pendão fálico vira ressecado, esmorecido,
no sagrado rito da fecundação.”

9 de abril de 2016

09.04.2013 MORTE DE JOSÉ CAIXETA


Morreu na madrugada do dia 9 de abril de 2013, por volta das 3h, no Hospital Neurológico de Goiânia, aos 83 anos, José do Nascimento Caixeta, ex-prefeito de Silvânia e ex-senador da república. Desde o ano anterior, ele vinha sofrendo com um câncer que se alastrou pelo corpo. No final de 2012, ele teve que amputar uma das pernas. O corpo foi velado no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. O enterro foi no Cemitério de Silvânia.
 Filho de João Caixeta e Ana Luíza do Nascimento Caixeta, José do Nascimento Caixeta nasceu em Silvânia no dia 3 de agosto de 1930. Em 1966 elegeu-se prefeito do município. Deixou a prefeitura em 1970, mas continuou na vida pública como dirigente partidário em Goiás. Foi nomeado suplente de Benedito Ferreira da Silva no senado. Com a morte do titular, assumiu a cadeira e ficou no posto no período de 1979 a 1987. 

8 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DA ASTRONOMIA



Dia Mundial da Astronomia é comemorado anualmente em 8 de Abril.
A Astronomia é a ciência que estuda a imensidão do universo e tudo que há nele, desde planetas, estrelas, comentas, galáxias e etc.
O ser humano está olhando para os céus há milhares de anos, em busca de respostas para perguntas que parecem nunca ter fim sobre o que existe além do "manto azul" do firmamento.
Os astrônomos, estudiosos e cientistas que estudam a ciência da astronomia, procuram encontrar as respostas para as grandes (e pequenas) questões sobre o que há na imensidão do cosmos e como ele funciona.

Origem do Dia Internacional da Astronomia

Muitos calendários datam o Dia Mundial da Astronomia como 8 de Abril, porém não há um documento que oficialize ou justifique a escolha da data.
Em alguns lugares do mundo, o Dia Mundial da Astronomia é celebrado em 10 de Maio. A data, segundo algumas fontes norte-americanas, teria surgido a partir de um evento, em 1973, nos Estados Unidos, com o objetivo de criar uma interação entre o público em geral e os astrônomos profissionais e entusiastas.

Ano Internacional da Astronomia

Em 2009 o mundo comemorou o Ano Internacional da Astronomia. A festividade foi declarada pela 62º Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU. Nesse mesmo ano, se comemorava o 400º aniversário das primeiras observações feitas em um telescópio por Galileu Galilei, considerado um dos "pais da astronomia".

DIA MUNDIAL DO COMBATE AO CÂNCER

Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorada anualmente em 8 de abril.
A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.
As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos, como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui, até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.
No Brasil, também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença.
Os brasileiros celebram ainda o Dia Nacional de Combate ao Câncer em 27 de novembro.

DIA DA NATAÇÃO


Dia da Natação é comemorado anualmente no Brasil em 8 de abril.
Esta data foi criada para ajudar a promover um dos esportes considerados mais completos para o desenvolvimento físico humano, além ter muitos efeitos benéficos na saúde humana.
A natação é um dos esportes mais praticados no Brasil, ficando em quarto lugar, atrás apenas do futebol, vôlei e tênis de mesa.
A prática da natação é quase tão antiga quanto o próprio homem, que aprendeu a se sustentar na água por mero instinto de sobrevivência.
Mas, embora os índios já nadassem nas águas brasileiras, como esporte oficial a natação só foi introduzida no Brasil no ano de 1897. No ano seguinte se realizou o primeiro Campeonato Brasileiro de Natação.
A natação trabalha quase todos os músculos do corpo, e pode desenvolver no praticante a sua força em termos gerais, aptidão cardiovascular e resistência respiratória.
A natação é uma atividade que pode ser continuada durante toda a vida, desde os primeiros meses de vida até a velhice.

7 de abril de 2016

DIA DO JORNALISTA


Dia do Jornalista é comemorado anualmente em 7 de Abril.
A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar a informação para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis.
O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil.
Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.
Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.
Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

Algumas Mensagens e Frases para o Dia do Jornalista:

"Mais do que transformar os fatos em notícias, o jornalista é responsável por perpetuar os acontecimentos na história"
"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade" (George Orwell)
"O jornalista nos dá ouvidos. O jornalista nos dá olhos. O jornalista nos dá voz. E nós damos os parabéns!"