Páginas

31 de março de 2016

31 DE MARÇO - DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO


Dia da Saúde e Nutrição é celebrado anualmente no Brasil em 31 de março.
Esta data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação.
Esse dia é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e seus hábitos alimentares. Também serve para que as instituições, públicas e privadas, reflitam como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.
Ter uma boa alimentação é mais do que satisfazer simplesmente a fome. Uma alimentação saudável tem que incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida.
Uma dica para uma melhor nutrição é consumir menos alimentos processados e passar a consumir mais produtos naturais e frescos.
A atividade física regular também é benéfica para a saúde e tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes.

30 de março de 2016

30 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE


A juventude não é um período da vida; ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao comodismo.
Não se envelhece por haver vivido certo número de anos; fica-se velho quando se abandona seu ideal.
Os anos enrugam a face, a renúncia ao ideal enruga a alma.
As preocupações, as dúvidas, os temores, os desesperos são inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte.
Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta como criança insaciável: "e depois"?
Jovem é aquele que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.
És tão jovem quanto tua fé. Tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a confiança em ti mesmo. Tão jovem quanto à esperança. Tão velho quanto o teu desânimo, teu abatimento.
Serás tão jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom e grandioso. Sensível às mensagens da Natureza, do Homem e do Infinito.
E se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo cinismo, que Deus, então se compadeça de tua alma de velho.

DIA DO CIRCO


O Dia do Circo é comemorado anualmente em 27 de março.
Esta data serve para homenagear este tipo de entretenimento que encanta crianças e adultos de todas as idades.
No mundo dos circos destacam-se os tradicionais palhaços, que divertem o público com situações cômicas e animadas.
No entanto, também é típico do circo apresentações de artistas malabaristas e apresentação de animais selvagens ou exóticos.
Porém, atualmente os circos procuram se focar na superação do ser humano, a partir de desafios físicos. Os animais costumavam ser muito maltratados, por isso deixaram de se tornar uma atração tão usual dos principais circos.
Os primeiros circos teriam surgido por volta do século III a.C, no Império Romano.
O dia 27 de março foi escolhido como Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nessa data, em 1897.
Piolin era considerado um grande palhaço, que se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista.
Tornou-se mundialmente famoso e chegou a ser homenageado durante a Semana de Arte Moderna de 1922, por Tarsília do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Anita Malfati.

27 de março de 2016

CARRO DE BOIS


O Carro de boi é um dos mais primitivos e simples meios de transporte, ainda em uso nos meios rurais, utilizado para o transporte de cargas (produtos agrícolas) e pessoas.
A história registra que Rio Grande do Sul (1839) – travava-se a Guerra dos Farrapos. Tudo acertado para a invasão de Santa Catarina. Os revolucionários – de um lado Davi Canabarro chefiava as tropas de terra. Do outro, Giuseppe Garibaldi daria cobertura por mar, atacando os portos da província. Um problema, porém, precisava ser solucionado: os dois lanchões da frota revolucionária estavam imobilizados na foz do rio Capivari. Como a Lagoa dos Patos estava interceptada pela esquadra da União, restava a Garibaldi a saída por terra mas, sem os lanchões a tomada da província era impraticável. A solução veio pelas mãos do mestre Joaquim de Abreu, “carpinteiro de ofício e revolucionário por convicção”, que preparou dois estrados de vigamento reforçado, aparelhou troncos em formato de eixos e eis o resultado: dois carretões pesando 12 e 18 toneladas, respectivamente. As 50 juntas de bois atreladas a cada carretão, após seis dias de marcha, transportaram os barcos até o rio Tramandaí. A façanha não bastou para vencer a revolução: a causa farroupilha acabou sendo derrotada, mas constitui um capítulo na história do carro de bois.
O carro de bois já era conhecido dos chineses e hindus. Também os egípcios, babilônios, hebreus e fenícios utilizavam o transporte “via bois”. Mais tarde, os europeus, quando se lançaram à colonização da África e da América, fizeram do boi um item indispensável da carga das caravelas.
Tomé de Sousa – primeiro governador-geral do Brasil – trouxe consigo carpinteiros e carreiros práticos e, em 1549, já se ouvia o “cantador” nas ruas da nascente cidade de Salvador. A presença do carro de bois também é mencionada no“Diálogo das Grandezas do Brasil”, de Ambrósio Fernandes Brandão (segundo Capistrano de Abreu, páginas 38 e 64, 1956): “É necessário que tenha (…), 15 ou 20 juntas de bois com seus carros necessários aparelhados (…)”, e mais adiante, “A vaca, sendo boa, é estimada a (…), e o novilho, que serve já para se poder meter em carro, a seis e a sete mil réis (…)”.
Nos primeiros tempos da colonização, além de manter em movimento a indústria açucareira - da roça ao engenho, do engenho às cidades, o carro de bois mobilizava a maior parte do transporte terrestre durante os séculos XVI e XVII. Transportavam materiais de construção para o interior e voltavam para o litoral carregados com pau-brasil e produtos agrícolas produzidos nas lavouras interioranas. No Brasil colonial, além dos fretes, o carro de bois conduzia famílias de um povoado para outro – muitas vezes transformado em “carro-fúnebre” e os carreiros precisavam lubrificar os cocões para evitar a cantoria em hora imprópria.


PÁSCOA


A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa. Em 2016, o Domingo de Páscoa será em 27 de março.
A palavra Páscoa deriva do termo hebraico Pessach, que significa “passagem”, uma referência ao episódio da libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio, narrado no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada.
A Páscoa é considerada uma das mais importantes festas cristãs, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
É uma festa móvel, ou seja, a data de comemoração varia dependendo do ano. Porém, por norma, costuma acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril.
A Páscoa marca o fim da chamada Semana Santa, composta pelo Domingo de Ramos, a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão (que marca a morte de Cristo na cruz), e o Sábado Santo (a vigília dos fiéis à espera pela ressurreição do Messias).
De acordo com a bíblia cristã, depois de ser crucificado e morrer na cruz, o corpo de Jesus Cristo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias até a sua ressurreição.
Para os cristãos, a ressurreição de Cristo consiste no verdadeiro significado da Páscoa, pois foi um momento considerado como um “ritual de passagem". Quando tudo isso aconteceu, os judeus estavam comemorando a tradicional Páscoa judaica.

26 de março de 2016

DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS E DA ÁRVORE


O Dia Internacional das Florestas e da Árvore é comemorado anualmente em 21 de Março, no hemisfério norte.
A data serve para conscientizar as pessoas sobre a importância que os biomas florestais possuem para o sustentamento da vida em todo o planeta. Várias organizações não governamentais, escolas e empresas promovem atividades de arborização e reflorestamento pelas cidades de todo o mundo, criando os chamados "espaços verdes".
As florestas são apelidadas de "pulmão do mundo", e não é à toa. As árvores ocupam cerca de 30% da superfície da Terra, sendo responsáveis pela fotossíntese - processo de produção de oxigênio a partir da absorvição de dióxido de carbono (CO2).
No Brasil, o Dia da Árvore e Florestas tem um significado ainda mais importante, já que o país acolhe a maior floresta do planeta, na região amazônica.
No hemisfério Sul, a data é comemorada também no começo da primavera, em 21 de Setembro.

Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-das-florestas-e-da-arvore/

SÁBADO SANTO


O Sábado de Aleluia (Sábado Santo) é celebrado na véspera do Domingo da Páscoa. Em 2016, cai no dia 26 de março.
No Cristianismo, o Sábado Santo é comemorado por acontecer entre a Sexta-feira da Paixão, dia da crucificação de Jesus Cristo, e o dia da sua ressurreição, o Domingo da Páscoa.
Esta é uma data de celebração principalmente pela Igreja Católica, em homenagem ao sepultamento de Jesus Cristo e sua “descida à mansão dos mortos”.
É durante o Sábado Santo que os cristãos costumam organizar a Vigília Pascal, que simboliza a espera dos fiéis pela ressurreição de Cristo, no Domingo.
A vigília costuma ser feita por todas as igrejas, paróquias e arquidioceses católicas. Após uma missa solene, os fiéis permanecem durante toda a madrugada em constante oração.
A Vigília Pascal termina pouco antes do nascer do sol do Domingo de Páscoa, com a celebração de uma Comunhão Pascal entre todos os fiéis presentes.
Outro costume típico do Sábado de Aleluia é acender o Círio Pascal, uma vela grande e com os símbolos das letras gregas Alfa e Ômega, que representam a frase: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.
De acordo com a tradição católica, o Círio Pascal serve para simbolizar a “luz de Cristo”, que ilumina e protege o mundo das trevas.

Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/sabado-de-aleluia/

25 de março de 2016

DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL



O Dia Internacional contra a Discriminação Racial é celebrado anualmente em 21 de março.
Esta é uma importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo.
A luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar no Brasil após a Constituição Federal de 1988, que incluía o crime de racismo como inafiançável e imprescritível.
A eliminação de qualquer tipo de discriminação é um dos pontos centrais da Declaração Universal das Nações Unidas:
“Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública” (Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).
Infelizmente, ainda hoje o preconceito e discriminação racial é latente em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.
Quando se fala em “combate a discriminação racial” significa acabar com todos os tipos de intolerâncias relacionadas com a etnia ou cor de pele do indivíduo, seja ele negro, branco, índio, oriental e etc.
O Dia Internacional contra a Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960.
Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.
Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.
Em homenagem a luta e memória desses manifestantes, o Dia Internacional contra a Discriminação Racial é comemorado em 21 de março.

Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-contra-a-discriminacao-racial/

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO


A Sexta-Feira Santa, também chamada de "Sexta Feira da Paixão", é a sexta-feira que vem antes do domingo de Páscoa, e é o dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo no cruz.
A Sexta-Feira Santa é um feriado móvel, assim como a Páscoa. No Domingo de Páscoa, os cristãos celebram a ressurreição de Cristo.
A Sexta-feira da paixão sucede o fim da Quaresma (período de penitência de 40 dias que começa a seguir o Carnaval).
O feriado da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que celebram a ressurreição do Messias dos cristãos que, de acordo com a doutrina cristã, morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados.
A Sexta-Feira Santa em 2016 cai no dia 25 de março.
Nesta data, acontecem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha os fiéis cristãos a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne e qualquer ato que se refira ao prazer mundano.
Procissões e reconstituições da Via Sacra (caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer) são alguns do rituais mais difundidos.
A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão. Muitos devotos costumam beijar os seus crucifixos em sinal de respeito e eterno agradecimento à Jesus por ter se sacrificado em prol da humanidade.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, ao dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico.
Essa tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte, pois contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, contava o primeiro e o último dia, seria então em uma sexta-feira o dia da morte de Cristo.

Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/sexta-feira-da-paixao/

24 de março de 2016

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN


O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado anualmente em 21 de Março.
A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão dos portadores de Down na sociedade.
A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças. Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos.
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de Março (21/03), fazendo alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas portadoras da Síndrome de Down.
O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU.

Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-sindrome-de-down/


23 de março de 2016

DIA DA CONSTITUIÇÃO


 O Dia da Constituição Brasileira é celebrado em 25 de março.
A Constituição é o conjunto de normas e leis de norteiam os direitos e deveres dos cidadãos, bem como das responsabilidades sociais do Estado, individuais ou coletivos, a fim de organizar o país.
A primeira Constituição Brasileira foi instituída em 1824, após o processo de Independência do Brasil, e durou até a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, quando entrou em vigor uma nova constituição.
O Dia da Constituição é celebrado no dia 25 de março, pois foi quando o Imperador D. Pedro I assinou a primeira Constituição brasileira, e é considerado parte importante do processo de independência do Brasil. A atual constituição é a de 1988, a sétima constituição brasileira.
1º Constituição (Constituição do Império do Brasil) – 25 de março de 1824.
2º Constituição (Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil) – 24 de fevereiro de 1891.
3º Constituição (Constituição Brasileira de 1934) – 16 de julho de 1934.
4º Constituição (Constituição Brasileira de 1937, conhecida por “Polaca”) – 10 de novembro de 1937.
5º Constituição (Constituição de 1946) – 18 de setembro de 1946.
6º Constituição (Constituição Brasileira de 1967, conhecida por ter legalizado o regime militar no Brasil) – 24 de janeiro de 1967.
7º Constituição (Constituição da República Federativa do Brasil de 1988) – 5 de outubro de 1988.

Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/dia-da-constituicao/

INÍCIO DO OUTONO


O Início do Outono 2016 será à 01h30 (sem horário de verão) do dia 20 de março de 2016; e termina dia 20 de junho de 2016.
O outono é a estação que sucede o verão e antecede o inverno.
No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno.
O outono do Hemisfério Sul é chamado de "austral", enquanto no Hemisfério Norte é conhecido por "outono boreal".
Nesta estação os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno.
O equinócio de março marca o início do outono no Brasil. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. No equinócio o dia tem a mesma duração, tanto no hemisfério Norte como no hemisfério Sul.
O fim do outono é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Inverno. O Solstício de Inverno é o nome dado no hemisfério Sul ao período em que o hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Ou seja, no hemisfério norte é verão, enquanto que no hemisfério Sul marca o início do inverno.
Em 2016, o solstício de Inverno será às 19h34 (sem horário de verão) do dia 20 de junho de 2016 no Brasil.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março.
O tema do Dia Mundial da Água 2016 será “Água e Empregos”.
Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.
A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e como utilizado com cuidado é uma das principais metas do Dia da Água.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.
Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.
É sempre bom lembrar que:
·  A água é fonte de vida para todos os seres
·  A água é tudo para a vida
·  Sem água não há vida
·  Nós somos todos feitos de água

Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-agua/

 

16 de março de 2016

DIA INTERNACIONAL DA FELICIDADE


O Dia Internacional da Felicidade é comemorado anualmente em 20 de Março.
O Dia Mundial da Felicidade foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em Junho de 2012. Mas, o "ponta pé inicial" da iniciativa foi do Butão, um pequeno país asiático, que se orgulha de possuir uma das populações "mais felizes do mundo".
A decisão de criar um dia dedicado à felicidade surgiu durante uma reunião geral das Nações Unidas, sob o tema "Felicidade e Bem-Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico", em abril de 2012.
Com aprovação total dos 193 países-membros, a proposta de Butão foi aceita e o Dia Internacional da Felicidade passou a incorporar o calendário oficial da ONU em 20 de Março.
Em 2013 o mundo comemorou pela primeira vez o Dia Internacional da Felicidade.
Desde 1972, Butão adota uma postura de "felicidade bruta e absoluta", fazendo com que a "Felicidade Nacional Bruta" seja prioridade acima do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

10 de março de 2016

DIA DO SOGRO


O Dia do Sogro é comemorado anualmente em 10 de março.
Esta data foi criada com a intenção de homenagear a figura do sogro: pai do cônjuge de um indivíduo.
De forma geral, os sogros são categorizados popularmente como os "segundos pais" do companheiro (a) do seu filho (a).
Os sogros são “parentes por consideração”, ou seja, alguém que não possui a mesma herança sanguínea que determinada pessoa, mas que socialmente é considerado membro da família por afinidades.
Entre as sugestões sobre como comemorar o Dia do Sogro, está a preparação de um almoço ou jantar em família, um churrasco, um passeio, uma visita à casa do sogro, ou mesmo um telefonema amigável e saudoso.
A palavra “sogro” em inglês é traduzida para father in law, que em português significa "pai pela lei", diante das leis do matrimônio.
Mensagem para o Dia do Sogro
"Agradeço aos céus todos os dias por ter um sogro como você! Obrigado e parabéns pelo seu dia!"
"Eu realmente não tenho palavras para agradecer todo o carinho e de ter me aceitado de braços abertos a minha entrada nessa linda família. Obrigado e Parabéns!"
"Meu querido sogro, obrigado por ter feito um filho(a) lindo(a)! Feliz Dia do Sogro!"
"Sogro - existem várias palavras para esta relação: amizade, companheirismo, respeito, carinho e admiração"

DIA DO TELEFONE


O Dia do Telefone é comemorado anualmente em 10 de março.
A comunicação por telefone foi uma das invenções mais importantes para o século XX, fazendo com que o mundo se tornasse muito mais “pequeno” e acessível para todas as pessoas.
O Dia do Telefone é uma homenagem a data em que a invenção foi patenteada pelo seu desenvolvedor Alexander Graham Bell (1847 – 1922), em 10 de março de 1876.
Neste dia, Graham Bell fez a primeira transmissão oficial de uma comunicação via telefone. De acordo com a história, a primeira frase a ser dita através do aparelho teria sido: “Sr. Watson, venha aqui. Quero ver você”.
No entanto, Graham Bell não teria conseguido desenvolver esta tecnologia sem a contribuição crucial do italiano Antonio Meucci, responsável pela criação do telégrafo e do princípio que daria origem ao telefone.
Em 2002, os Estados Unidos reconheceu Meucci como o inventor oficial do telefone.
No Brasil, o primeiro aparelho telefônico teria pertencido ao imperador D. Pedro II, que em 1877 tinha uma linha que ia do seu palácio (em São Cristóvão, no Rio de Janeiro) até o centro da cidade.

9 de março de 2016

ECLIPSE SOLAR 2016


O Eclipse Total do Sol ocorrerá em 9 de março de 2016.
Este é o primeiro eclipse solar do ano de 2016 e será visível nas regiões do Sudoeste Asiático, Austrália e no Oceano Pacífico.
O eclipse do sol apenas será visível na sua totalidade pelos moradores de Sumatra, Bornéu e de outras ilhas do Pacífico.
Parcialmente, no entanto, poderá ser visto a partir de uma extensa parte do sudoeste asiático e de diversas localidades da Austrália.
O Eclipse Total do Sol em 9 de março não poderá ser visto a partir do Brasil.
Estima-se que o fenômeno comece a partir das 23h19 do dia 8 de março (Tempo Universal), atingindo o seu ápice às 01h59 (TU). Estima-se que o eclipse, na sua fase total, terá a duração de 4 minutos e 9 segundos.
Os eclipses solares estão entre os fenômenos naturais que mais fascinam os seus observadores, desde os primórdios da humanidade.
O último eclipse solar total foi visto em 20 de março de 2015, visível em todo o continente Europeu.

MARIA, EXEMPLO DE MULHER


Quem é Maria?
Maria é a jovem mulher que, na encarnação do Verbo, sem ter a quem consultar e sem poder contar com o apoio de ninguém, e até mesmo em detrimento de seus projetos de vida para o futuro, tomou a grande decisão que mudou os destinos da humanidade, respondendo “sim” ao projeto de Deus.
É a mãe que, no calor do lar, preparou com carinho e cuidado o filho para a grande missão de anunciar o Evangelho, que era Ele próprio. É ainda a mãe que acompanha a prisão, a acusação falsa e absurda, a condenação e a execução da terrível sentença de morte proferida contra o Filho inocente. Maria é a mãe de Jesus, mãe dos apóstolos, mãe da Igreja e mãe da humanidade.
O Evangelho fala muito pouco sobre Maria. Esse fato, porém, não a diminui em nada. Pelo contrário. Primeiro, deve ser entendido como uma reverência e jamais como menosprezo, porque não soaria bem a ela ser festejada e aclamada durante a vida. Depois, ela foi o silêncio sobre o qual deveria pousar a Palavra. Ela foi o nada e o nada não fala. Quem deveria falar não era ela, mas sim Jesus. E sobre aquele nada falou Jesus, que pronunciou a Palavra, que é Ele próprio.
            Por fim, a missão que lhe foi confiada foi a maternidade do Filho de Deus. E mãe não fala, isto é, não se coloca em relevo: mãe cala, sofre, ama, dá a vida. E nenhuma mãe do mundo fez isto melhor do que Maria.
            Com o seu silêncio e o seu nada, anulando-se paulatinamente na intimidade com Deus, Maria deu Jesus à humanidade e ajudou no florescimento da Igreja fundada pelo seu Filho e dirigida por Pedro.

A IMPORTÂNCIA DA MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA


Determinada, corajosa e responsável, a mulher tem sido um dos maiores exemplos de superação da atualidade.
Antigamente, no mercado de trabalho, não se via a presença feminina como é vista hoje. A obrigação da mulher era de cuidar dos filhos e serviços domésticos e era tida como frágil e incapaz de realizar uma atividade masculina. Todavia, a sensível figura feminina foi sendo modificada a partir do século XIX, quando as mulheres começaram a contestar contra a ideia de inferioridade em relação aos homens.
Com o passar do tempo a oportunidade de exercer tarefas que antes não era a elas permitido foi se aumentando. A participação das mulheres na sociedade se tornou cada vez mais clara e presente, elas passaram a ser percebidas nas grandes empresas, instituições educacionais, na contribuição para a economia e até na política. Mas apesar da forte influencia que as mulheres vem trazendo para o Brasil, ainda existem dificuldades para a sua total valorização, como por exemplo o salário, que ainda é menor do que o dos homens, mesmo tendo idêntica formação.
A mulher é um ser que merece respeito, amor e direito em todas as circunstancias, seja em seu lar, sua comunidade ou em seu trabalho. Ela se desdobra para o bem de todos e passa de mãe a dona de casa, de empresária a esposa e de amiga a filha. A presença da mulher é tão importante que sem elas o país hoje não teria o mesmo valor e nem teria presidência.
Verdade que a mulher faz toda diferença para o bem de uma sociedade e é a ela que se devem oportunidades e méritos.