Páginas

23 de janeiro de 2016

FÉ E CONFIANÇA


Fé é confiar no que não se vê. Confiar no que não se conhece. Fé é caminhar com firmeza na escuridão, tendo a certeza de que alguém te guia. Fé é acreditar no que não se compreende. Fé é a força que te impulsiona, que te protege e que te cura!
O otimismo é o imã da felicidade. Se você for positivo as coisas boas virão. Se você acreditar nas coisas boas, o mundo te dará de volta somente coisas boas. Acredite!
Para realizar os seus sonhos você não precisa de muito. Comece de onde já está. Use o que você já tem. Faça tudo aquilo que você pode. Olhe no horizonte... Você já esta enxergando os seus sonhos?
Quando desistir parecer o caminho mais fácil, continue insistindo. O mais difícil geralmente é o que costuma valer mais a pena.
Seja luz na escuridão. Ilumine a vida das pessoas. Ilumine a escuridão do mundo.
Na dúvida, coloque um pouco de amor em tudo o que você faz. Não tem erro!
Se Deus mandou uma tempestade, ele sabe que você é forte o bastante para aguentar e não naufragar. Ele acredita em você!
Nunca duvide de seu potencial. Acredite em si mesmo! Faça tudo o que tiver vontade e tudo o que for possível, e até mesmo o impossível, para alcançar os seus objetivos. Não tenha medo de sonhar!
Fonte: Internet.

22 de janeiro de 2016

O IDIOTA...



Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de esmolas. Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 REIS e outra menor, de 2.000 REIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos a todos.
Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.
- Eu sei, respondeu assim o tolo: Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda.
Podem-se tirar dessa história várias conclusões: 1ª) Quem parece idiota nem sempre é idiota. 2ª) Quais eram os verdadeiros idiotas da história? 3ª) Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.
Mas a conclusão mais interessante é a de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que os outros pensam de nós, mas, sim, quem realmente somos.
Na verdade, o maior prazer de uma pessoa inteligente é bancar o idiota, diante de um idiota que banca o inteligente.
Fonte: Internet.

21 de janeiro de 2016

DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO


O Dia Mundial da Religião é comemorado anualmente em 21 de janeiro.
Esta data tem o objetivo de promover o respeito, a tolerância e o diálogo entre todas as diversas religiões existentes no mundo, que pregam como princípio a bondade.
A ideia da criação desta data teria ocorrido em dezembro de 1949, através de uma Assembleia Religiosa Nacional dos Baha’is, uma religião monoteísta fundada pelo líder Bahá’u’lláh.
A ideia é incentivar a convivência pacífica entre todas as diferentes ideologias religiosas e doutrinais, evitando a intolerância religiosa. As questões religiosas sempre foram motivo para as piores guerras e conflitos que a humanidade já presenciou.
Nesta mesma data, o Brasil comemora o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, como um reforço ao objetivo proposto pelo Dia Mundial da Religião.
De acordo com o preceito do Dia Mundial da Religião, não importa se a religião é monoteísta (acredita em um deus) ou politeísta (acredita em vários deuses e entidades), quase todas buscam em essência o mesmo objetivo: a paz e o respeito entre os seres humanos e a natureza.

20 de janeiro de 2016

DIA DO FARMACÊUTICO


O Dia do Farmacêutico é comemorado todos os anos no dia 20 de Janeiro, no Brasil.
O profissional é formado no curso superior de Farmácia, sendo responsável pela segurança da saúde humana, ajudando no desenvolvimento de medicamentos para combater doenças.
Em 23 de janeiro de 2007, o Conselho Federal de Farmácia decretou na Resolução nº 460 que o dia 20 de Janeiro passaria a ser oficialmente o Dia do Farmacêutico.
Foi no dia 20 de Janeiro de 1916 que surgiu a Associação Brasileira de Farmácia, por isso a escolha específica desta data para comemorar a profissão.
São Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos médicos e farmacêuticos no Brasil.
O lema do farmacêutico é o mesmo do soldado: servir! Um serve à Pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça.
Parabéns a todos os farmacêuticos!...

FONTE: http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-farmaceutico/

19 de janeiro de 2016

JOÃO GUIMARÃES ROSA

João Guimarães Rosa foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata. Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. 
“Ah, não; amigo, para mim, é diferente. Não é um ajuste de um dar serviço ao outro, e receber, e saírem por este mundo, barganhando ajudas, ainda que sendo com o fazer a injustiça dos demais. Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou - amigo - é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é.
“A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que não se misturam. Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância. Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data.
“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim, esquenta e esfria, aperta e depois afrouxa e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre e amar, no meio da tristeza. Todo caminho da gente é resvaloso, mas cair não prejudica demais. A gente levanta, a gente sabe, a gente volta”.

13 de janeiro de 2016

LIBERDADE DE CULTOS


O Dia da Liberdade de Cultos é comemorado anualmente em 7 de janeiro no Brasil.
Esta data comemora a liberdade que todos os brasileiros têm de exercer as suas crenças de modo livre e sem qualquer tipo de perseguição religiosa.
O Brasil é um país multicultural e rico em crendices e doutrinas religiosas que enriquecem a cultura do povo brasileiro.
Este direito está previsto de modo bastante claro no artigo 5º da Constituição Federal de 1988:
“VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
(...)
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;”

9 de janeiro de 2016

SÃO MIGUEL DO PASSA QUATRO 27 ANOS DEPOIS


Passados 27 anos de sua emancipação político-administrativa, São Miguel do Passa Quatro é hoje um município consolidado, com bases firmes, edificadas em solo cuidadosamente preparado pelos seus pioneiros e regado e cultivado pelas gerações que os sucederam.
A vida se desenvolve aqui de maneira saudável, cercada de praticamente todos os confortos oferecidos pelas cidades grandes. A proximidade de Goiânia é fator que favorece o seu crescimento, vez que recebe de lá os reflexos cada vez mais crescentes do progresso.
Observa-se claramente que, após o decurso de um quarto de século de autonomia, o município dá demonstração de que vem equacionando de maneira satisfatória os seus mais desafiantes problemas sociais, educacionais, de saúde, de transporte, de estruturação (urbana e rural) e de segurança. Enfim, o Patrimônio de São Miguel do início do século XX, encravado nos confins do importante território bonfinense daquele tempo, que teve como referência a saga dos fazendeiros e a bravura de sua gente, desponta-se altaneiro e alvissareiro no cenário do Estado de Goiás e do Brasil como unidade federativa autônoma, com suas bases fincadas no seu solo consistente e fértil e no espírito empreendedor e intransigente de seu povo, a fim de desenvolver-se com galhardia e de forma ininterrupta neste novo milênio.
Sua economia baseia-se excepcionalmente na pecuária leiteira e na agricultura de grãos, concebidas dentro dos princípios da modernidade, bem como na pequena indústria e na existência de inúmeras empresas urbanas de micro e de pequeno porte, distribuídas pelos diversos setores econômicos de acordo não só com a conveniência de cada uma, mas em decorrência de uma política voltada para o bem comum.
A cidade é aconchegante e de clima saudável. Pequena em dimensão, mas bem distribuída segundo a sua linha vocacional de expansão. Suas ruas e avenidas são quase todas asfaltadas e limpas, além de belas praças localizadas em diversos pontos da urbe. Está encravada entre o córrego das Vacas, pelo lado leste, e o ribeirão Passa Quatro, pelo lado oeste, ambos de existência histórica.
A área territorial do município é de apenas 547km2, e a população não passa de 5 mil habitantes, o que por si só deixa transparecer a sua modéstia. A cidade, no entanto, oferece praticamente todos os atrativos encontrados nos grandes centros urbanos, a começar pelo acesso à tecnologia de ponta, tanto nos diversos setores do poder público, quanto nos diversificados empreendimentos da iniciativa privada.
Venha visitar São Miguel do Passa Quatro!... Você verá que vale à pena!... A proposta do Governo Municipal é que tudo será feito para que as pessoas reencontrem aqui os seus melhores momentos de alegria, de paz e de sossego. Aqui o visitante terá o  seu melhor entretenimento, bem como a oportunidade de reencontrar os parentes, os amigos e os seus mais festivos momentos de lazer. Venha nos visitar!...

8 de janeiro de 2016

ANIVERSÁRIO DE SÃO MIGUEL DO PASSA QUATRO


No próximo sábado (9.1.2016) o município de São Miguel do Passa Quatro vai comemorar 28 anos de emancipação política.
A ocupação da região começou com a construção de um cemitério, em 1923. As famílias residentes em fazendas da redondeza sofriam com as longas distâncias a serem percorridas para o sepultamento de seus familiares falecidos, que eram enterrados em Bonfim, atual Silvânia, ou Campo Formoso, hoje Orizona. À época, o transporte era ineficiente e bastante difícil.
Em volta do cemitério, já edificado, algumas casas começaram a ser construídas. Surgiu, então, o povoado em louvor a São Miguel Arcanjo, que ficava próximo ao Rio Passa Quatro, razão pela qual a localidade passou a ser denominada São Miguel do Passa Quatro.
Em 1976, a povoação foi elevada à categoria de distrito do município de Silvânia. Em 1988, foi emancipado. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente quase 5.000 pessoas vivem em São Miguel do Passa Quatro. A agropecuária é a atividade econômica dominante no município, sendo seguida pelo comércio e prestação de serviços.
Parabéns ao povo de São Miguel do Passa Quatro!

7 de janeiro de 2016

ORIGEM DE SÃO MIGUEL DO PASSA QUATRO


           
Ali por volta de 1928, já pronto o cemitério cuja construção fora autorizada pela Paróquia de Nosso Senhor do Bonfim no início de 1923 e em volta dele algumas pouquíssimas casas, os fazendeiros da redondeza decidiram levantar ali uma povoação em louvor a São Miguel Arcanjo. E a referência que se dava à povoação já era o Rio Passa Quatro, razão pela qual, com o uso, o povoado passou a ser denominado pelo povo como São Miguel do Passa Quatro.
            Diz-se ainda que Felipe Luiz de Carvalho, mais conhecido na época por Felipe da Costa, e sua mulher, dona Antônia Pinto de Carvalho (Dona Antoninha), ambos já falecidos, teriam adquirido as terras onde hoje se acha encravada a cidade, doando-as à Igreja, para então erguer-se o povoado. Porém a aquisição teria sido apenas verbal e somente cerca de dez anos depois se cogitou de providenciar a documentação, que naquele tempo não era tão necessária, visto que a palavra dada em garantia se revestia de valor quase absoluto.
Foi então lavrada uma escritura em manuscrito e a título particular, assinada pelas partes, em Goiânia-GO, no dia 19 de agosto de 1938, e levada a registro no cartório imobiliário de Silvânia no mês seguinte.
            Embora os documentos silenciem a respeito de maiores detalhes, tem-se que, segundo fontes seguras, na data de 29 de setembro de 1939 foi fincada a pedra fundamental para a construção do prédio da Igreja. Consistia em uma pequena pedra de laje, de uns cinquenta centímetros, devendo estar localizada debaixo do piso cimentado do antigo prédio da capela, à frente e do lado esquerdo de quem se posiciona dentro dela e com frente para a praça.
Outra omissão do documento oficial é o cruzeiro da praça, que também foi erguido nesse mesmo dia, para se constituir não só em um marco histórico do lugar, mas principalmente para simbolizar a fé, em testemunho visível de que a povoação nasceu sob o signo da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

6 de janeiro de 2016

ANIVERSÁRIO DE MORTE DO GRANDE POETA OLAVO BILAC


A Pátria não é a raça, não é o meio, não é o conjunto dos aparelhos econômicos e políticos: é o idioma criado ou herdado pelo povo. (Olavo Bilac)
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac nasceu no Rio de Janeiro em 16 de dezembro de 1865 e faleceu em 28 de dezembro de 1918. Foi jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro do período literário parnasiano, membro fundador da Academia Brasileira de Letras.
Conhecido por sua atenção à literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, Bilac era um ativo republicano e nacionalista. O poeta foi o responsável pela criação da letra do Hino à Bandeira, inicialmente criado para circulação na capital federal da época (o Rio de Janeiro), e mais tarde sendo adotado em todo o Brasil.

2 de janeiro de 2016

ADORAÇÃO DOS REIS MAGOS


           
Narra  o evangelista Lucas, no capítulo 2, versículos de 8 a 10, que nos campos dos arredores havia uns pastores, apascentando o seu rebanho, durante a vigília da noite. Nisso, apareceu-lhes um anjo do Senhor, momento em que a glória de Deus refulgiu ao redor deles. O anjo anunciou-lhes que havia nascido o Salvador, na cidade de Davi. E lhes deu um sinal: “achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura” (Lc 2, 12).
            Os magos, homens guerreiros, estudiosos da ciência e conhecedores dos astros, empreendiam viagem como costumeiramente faziam. Um deles, Gaspar, eterno observador do céu estrelado, percebeu o destaque de uma estrela que brilhava com grande esplendor. De acordo com os conhecimentos astrológicos do mago, aquela estrela era desconhecida de todos os astrólogos caldeus. Apresentava movimentação irregular e dirigia-se para o ocidente.
O Governador Herodes, homem tirano, sanguinário, mandou então chamar os reis magos e, após longa e astuta conversa, disse-lhes: “Ide e informai-vos bem a respeito desse menino; quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo”. (Mt 2, 8)
            Os pastores prosseguiram viagem. Tão logo saíram de Jerusalém, a estrela reapareceu. Eles a seguiram. Diz o evangelista: “E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.” (Mt 2, 9) Os reis acompanharam-na, atraídos por uma força misteriosa. “Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura.” (Lc 2, 16-19)
Ao encontrarem o Deus Menino, ajoelharam-se e adoraram-No como os príncipes do oriente adoravam os seus deuses. E ofereceram ao Filho de Maria, como tributo de vassalagem, ouro, incenso e mirra.
            Terminada a providencial visita, era chegada a hora do regresso. Deus, todavia, mandou que lhes fossem reveladas as verdadeiras intenções de Herodes, que não eram outras senão eliminar o novo Rei que nascia. Por isso, os três magos mudaram o caminho e desviaram-se de Jerusalém, deixando o Governador enfurecido.

1 de janeiro de 2016

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS, NO BRASIL


01.01.16... Dia de Ação de Graças...
É bom aproveitar o Dia de Ação de Graças para refletirmos sobre os nossos atos como cidadãos e como cristãos, no ano que se finda. Como agimos em relação a nosso próximo? Movidos pela Fé, qual foi o nosso testemunho para a nossa família e para a sociedade? Fizemos alguma boa ação?
Mas o Dia de Ação de Graças evoca ainda algo mais: o momento em que se deve, sobretudo, agradecer a Deus por tudo que Ele proporciona à vida de cada um de nós, pois ela é um Dom de Deus que d’Ele se emprestou e, por ela, se deve agradecer. Agradecer a Deus, de modo especial pela vida e por tudo que concede ao ser humano é reconhecer que Ele é o Senhor de tudo e de todos e, para tanto, é preciso estar revestido do espírito de humildade.