Páginas

21 de novembro de 2015

DIA MUNDIAL DA SAUDAÇÃO


O Dia Mundial da Saudação é comemorado no dia 21 de Novembro em aproximadamente 180 países.
Este dia tem como objetivo celebrar a importância de uma saudação na preservação da paz. O ato de saudar ou cumprimentar outra pessoa tem um forte significado e é capaz de apaziguar conflitos e criar ambientes saudáveis.
O Dia Mundial da Saudação foi criado como uma resposta ao conflito entre o Egito e Israel.
Neste dia, todas as pessoas que gostariam de participar são encorajadas a saudar pelo menos 10 pessoas. Além disso, muitas pessoas aproveitam este dia para enviar mensagens para líderes mundiais, encorajando-os a utilizar medidas pacíficas para a solução de conflitos.
Você tem o hábito de cumprimentar as pessoas à sua volta, os vizinhos, as pessoas que você encontra na rua ou no trabalho? Vc já percebeu que tem pessoa que passa pisando na gente e não dá um bom dia? Aí a gente fica sem entender: será que essa pessoa tem alguma coisa contra a gente ou será que é sem educação mesmo?
Pois é, saudação é uma prática saudável e ajuda a promover a boa convivência entre as pessoas, além de demonstrar bons princípios e boa educação.

20 de novembro de 2015

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de Novembro de 1695.
No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.
O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto de Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.
História de Zumbi
No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravista que vigorava, e eram o principal motor responsável pela preservação da cultura africana no Brasil.
Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só viria em 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.

19 de novembro de 2015

DIA DA BANDEIRA


O Dia da Bandeira é comemorado todos os anos em 19 de novembro. Foi essa a data, em 1889, que aconteceu a instituição da bandeira republicana nacional como bandeira oficial do Brasil.
O Dia da Bandeira não é feriado nacional no Brasil.
No dia 19 de novembro de 1889 o Brasil trocou a antiga bandeira imperial pela bandeira da República. A nova bandeira foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889. O desenho da bandeira brasileira é de Décio Vilares.
As cores oficiais da bandeira brasileira são o verde, amarelo, azul e branco, com a frase "Ordem e Progresso".
Cada cor possui um significado distinto:
·        "branco", significa o desejo pela paz
·        "azul", simboliza o céu e os rios brasileiros
·        "amarelo", simboliza as riquezas do país
·        "verde", simboliza as matas (a rica floresta brasileira)
Atividades para o Dia da Bandeira
O Dia da Bandeira é comemorado com várias atividades, onde normalmente se canta o Hino à Bandeira. A Bandeira do Brasil simboliza a pátria e a união entre os estados e desde o início serviu para aumentar o sentimento de união entre todos os brasileiros.

DIA INTERNACIONAL DO HOMEM


O Dia Internacional do Homem é celebrado anualmente em 19 de novembro.
O objetivo principal é chamar atenção para os cuidados com a saúde masculina, além de outros, como a conscientização da igualdade entre as pessoas e o destaque dos papéis positivos do homem na sociedade.
O Dia Internacional do Homem surgiu como uma tentativa de equilíbrio e resposta positiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
No Brasil, o Dia do Homem é comemorado a nível nacional em 15 de julho.
Esta data, considerada uma iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores, tem os mesmos objetivos da Internacional Men Day.
Principais objetivos do Dia Internacional do Homem
·        Melhoria da educação entre os homens;
·        Luta contra a tolerância da violência entre homens e meninos;
·        Melhoria na expectativa de vida dos homens;
·        Focar na importância da paternidade e nos modelos paternos ou masculinos;
·        Conscientização pelos cuidados da saúde masculina;
·        Ajuda psicológica para os homens.

15 de novembro de 2015

NOSSA SENHORA DO ROCIO


O Dia de Nossa Senhora do Rocio é celebrado em honra à Virgem do Rocio, padroeira do estado do Paraná, no dia 15 de novembro, e suas festividades ocorrem na cidade de Paranaguá (litoral do Paraná), mais especificamente, na Igreja do Rocio (Santuário da Padroeira do Paraná).
O evento começa no dia 6 de novembro e dura até o dia 15. Atualmente a festa é composta por duas partes: a religiosa, com novenas, procissão e missa campal; e a popular com eventos gastronômicos, show artístico e pirotécnico e feiras de artesanato.
O culto à Virgem iniciou-se em meados do século XVII, pouco tempo após a elevação da Villa de Paranaguá. A fé à virgem aumentou após a década de 1680, quando a pequena vila foi assolada pela Peste da Bicha e assim a Santa foi invocada para que livrasse desta lamúria o vilarejo, o que aconteceu e foi atribuído à virgem este milagre.
Um santuário foi construído em nome da Santa em frente à baía de Paranaguá e próximo à praia onde a imagem foi encontrada por pescadores. Em 1977 o PapaPaulo VI declarou Nossa Senhora do Rocio a Padroeira do Paraná.
Ao longo do tempo às adorações ocorreram em fases distintas, porém, a partir de um determinado momento foi escolhida a data de 15 de novembro para cultuar a Santa.

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA


O Dia da Proclamação da República do Brasil é comemorado anualmente em 15 de novembro e é considerado feriado nacional.
A Proclamação da República do Brasil foi decretada em 15 de novembro de 1889, sendo este o momento em que o regime republicano foi instalado no país, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e acabando com a soberania de Dom Pedro II, imperador do Brasil naquele tempo.
A Proclamação da República aconteceu no Rio de Janeiro, a antiga capital do país, por um grupo de militares liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que deu um golpe de estado no Império.
Marechal Deodoro da Fonseca instituiu uma república provisória e se consagrou o primeiro presidente do Brasil. A partir desse momento, a população poderia eleger os seus governantes, através de voto direto.
O que salientou e potencializou o movimento republicano foi a abolição da escravatura, através da Lei Áurea de 1888.
Os grandes proprietários rurais escravocratas também passaram a se opor ao império, pois não receberam nenhum tipo de imunização pela perda de posse dos seus escravos. Assim, quase todos os principais grupos sociais existentes naquela época começavam a partilhar a vontade de recusar as interferências impostas pelo império e garantir a liberdade política total.

14 de novembro de 2015

DIA DO BANDEIRANTE


O Dia do Bandeirante é comemorado anualmente em 14 de Novembro, no Brasil.
A data homenageia os personagens responsáveis por desbravar e ajudar a conquistar e proteger grande parte do território brasileiro durante o período da colonização portuguesa: os bandeirantes.
Bandeirantes eram chamados os exploradores que saiam do litoral em direção ao interior do Brasil, uma região até então inexplorada, em busca de ouro e pedras preciosas. Foram responsáveis pela expansão do território nacional, mas ao mesmo tempo, um dos principais inimigos dos indígenas da época.
Os bandeirantes caçavam os índios e negros e escravizavam-nos durante as expedições. Foram um dos grandes protagonistas do sistema escravocrata no período do Brasil Colonial.
As expedições organizadas por grupos particulares (senhores do engenho, fazendeiros, comerciantes) eram chamadas de Bandeiras, já os grupos de desbravadores enviados pelo governo recebiam o nome de Entradas.
Em 1.674, Bartolomeu Bueno da Silva, chegando à nação Goyá, constatou logo a existência de ouro fácil e abundante, pois as mulheres indígenas usavam em seus colares e enfeites pedaços daquele precioso metal. Encontrou, porém, certa resistência por parte dos silvícolas para que lhe fosse mostrada a mina. Diante disso, usou o ardil de atear fogo em um pote de barro com aguardente, ameaçando-os de fazer o mesmo com os rios e a eles próprios, fato que os deixou amedrontados e apavorados.
Vendo aquele ato inusitado, os nativos deram-lhe o cognome de Anhanguera, que significa “Diabo Velho”, ou “Homem de espírito mau que provoca pesadelos”. O local é onde se acha Vila Boa, hoje, cidade de Goiás.
São pequenas histórias do descobrimento de Goiás pelos bandeirantes.

13 de novembro de 2015

MORTE DE MANUEL BANDEIRA

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu em Recife, em 19 de abril de 1886 e faleceu no Rio de Janeiro, em 13 de outubro de 1968. Foi um poetacrítico literário e de arteprofessor de literatura tradutor brasileiro. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, onde foi o terceiro ocupante da cadeira 24, cujo patrono é Júlio Ribeiro
Manuel Bandeira possui um estilo simples e direto, embora não compartilhe da dureza de poetas como João Cabral de Melo Neto, também pernambucano. Bandeira foi o mais lírico dos poetas. Aborda temáticas cotidianas e universais, às vezes com uma abordagem de "poema-piada", lidando com formas e inspiração que a tradição acadêmica considera vulgares. Mesmo assim, conhecedor da Literatura, utilizou-se, em temas cotidianos, de formas colhidas nas tradições clássicas e medievais.
Uma certa melancolia, associada a um sentimento de angústia, permeia sua obra, em que procura uma forma de sentir a alegria de viver. Doente dos pulmões, Bandeira sofria de tuberculose e sabia dos riscos que corria diariamente, e a perspectiva de deixar de existir a qualquer momento é uma constante na sua obra.
Manuel Bandeira foi um dos mais importantes nomes da literatura brasileira.

11 de novembro de 2015

VIOLÊNCIA


A violência em nossos dias alcançou níveis assustadores. As pessoas, de um modo geral, sentem-se inseguras a ponto de transformarem seus lares em fortalezas, ou como alguns dizem, prisão domiciliar; são impedidas de usufruir o direito de ir e vir livremente.
É um fenômeno crescente inclusive nos pequenos centros urbanos.
A violência resulta da desintegração da sociedade que, por sua vez, ocorre porque não existe respeito humano. O combate à violência é muitas vezes ineficiente por causa do método utilizado. Normalmente se usa a violência para combatê-la. Eis uma das sugestões: Cultura da Paz.
Como se cultiva a paz? Eliminando qualquer tipo de violência. A maneira de falar; o timbre da voz; um sorriso autêntico; atitudes pacíficas, reações faciais, tudo isso pode exprimir a cultura da paz. Um simples bom dia é suficiente para transmitir paz. Repetir no pensamento todas as expressões e imagens que possam produzir calma, tranquilidade, tolerância, respeito, amizade e perdão, porque fazem muito bem ao corpo e à alma.

8 de novembro de 2015

DIA DO APOSENTADO


O Estatuto do Idoso concede muitas regalias ao idoso aposentado. No rol das prioridades, deverá compreender, além de outros: atendimento preferencial imediato e individualizado perante os órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população; preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas; destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso; priorização do atendimento do idoso por sua própria família; capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos; garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.
No sentido de dar proteção integral ao idoso, a lei coloca-o a salvo de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, punindo todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, esclarecendo que a inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade à pessoa física ou jurídica, nos termos da lei.
Outros direitos do idoso:
Direito ao trabalho. Ao idoso é dado o direito ao trabalho, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas.
Direito à assistência social. A partir de 65 anos, o idoso que não possua meios para prover à sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, terá direito a benefício mensal de um salário-mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
Direito à moradia. Ao idoso é garantido direito à moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar, ou, ainda, em instituição pública ou privada.
Direito a transporte gratuito. Aos maiores de 65 anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.
Direito à prioridade processual e procedimental. Ao idoso é assegurada prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais, em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, em qualquer instância.
Direito a ser defendido pelo Ministério Público. Não sendo parte nos processos e procedimentos, o Ministério Público atuará obrigatoriamente na defesa dos direitos e interesses de que cuida o Estatuto.

7 de novembro de 2015

DIA DO RADIALISTA


Hoje é dia do radialista e para quem não sabe, radialista é aquela pessoa que parece que fala conosco através de nosso rádio, aquela voz gostosa e repleta de sentimentos que somente um profissional dessa área poderia ter. Alguém que não transmite apenas notícias, mas sim informações repletas de sentimentos humanos, pessoas que se tornam próximas de uma maneira nada convencional.
Então, parabéns aos radialistas que trazem para nossos lares as mais belas canções, as mais belas mensagens, que conseguem deixar seus problemas de lado para trazer para nossas casas, uma espécie de companhia que não podemos tocar e nem ver, mas que sabemos que está ali, pertinho, captando no ar as ondas de energia que o mundo inteiro emite.

5 de novembro de 2015

DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA


Serve para celebrar esta linguagem que é falada em diferentes países do mundo. A criação desta língua ocorreu em Portugal, e a sua difusão começou a acontecer a partir de 1139, devido às descobertas portuguesas que aconteceram em lugares como o Brasil e a África.
O Português é a língua oficial do Mercosul, da União Europeia, da União Africana, dos Países Lusófonos, e outros. Existem no mundo, cerca de 280 milhões de pessoas que falam a língua portuguesa, e ela é considerada a 5ª língua mais falada do mundo. 
Existe até mesmo o Museu da Língua Portuguesa, que foi criado em 2006 em São Paulo, onde é possível conhecer mais sobre esse idioma.
O Dia Nacional da Língua Portuguesa é comemorado em 5 de novembro em todo o país.

DIA NACIONAL DA CULTURA BRASILEIRA

Um país tão grande, com tantas diferentes manifestações culturais ter um dia para comemorar toda essa diversidade é mais que necessário.
Nesse dia normalmente as instituições de ensino e outros similares programam uma semana inteirinha com apresentações de teatro, leitura dramatizada, música instrumental, canto, dança, exposição, música raiz e outros segmentos culturais herdados dos antepassados.
Porque 5 de novembro é Dia Nacional da Cultura Brasileira?
A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de nascimento de Ruy Barbosa, um dos mais importantes personagens da história do Brasil. Considerado um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, tem grande importância na política do país: foi um dos organizadores da República, coautor da constituição da Primeira República e ocupou diversos cargos públicos. Além disso, foi um brilhante escritor. Entre suas obras mais importantes, podemos citar: ‘O Papa e o Concílio’, ‘Habeas Corpus’, ‘Cartas de Inglaterra’, entre outras.