Páginas

31 de outubro de 2015

VIVA A DONA DE CASA!...


Também conhecida como “dona do lar”, ou simplesmente “do lar”, a dona de casa tem um dia dedicado somente a ela, em comemoração a todo o seu esforço e aos cuidados com a casa.
No dia 31 de outubro é comemorado o dia desta “supermulher”, que luta diariamente para manter a ordem familiar e o funcionamento da residência, sem ao menos receber salário ou tirar férias. 
Toda aquela que administra, dirige e cuida do lar pode ser considerada dona de casa. Mesmo que tenha a sorte de contar com a ajuda de uma empregada ou diarista, a dona de casa continua sendo a maior responsável pelas tarefas diárias, administrando as contas a serem pagas, cuidando da alimentação e da higiene da família, mantendo a casa limpa e em ordem, cuidando dos jardins, etc. Além disso, essas heroínas do lar sabem administrar como ninguém o tempo de que dispõem. Fazem todas as coisas ao mesmo tempo, sem perder a qualidade do trabalho e, ainda que não tenham grade de horários fixos, sempre conseguem algum tempo vago, que dedicam ao artesanato, ao trabalho voluntário ou mesmo ao lazer.

DIA DO SACI


O Dia do Saci foi criado a partir do projeto de lei federal iniciado pelo deputado Chico Alencar e a vereadora Ângela Guadagnin. A data comemorativa foi criada para reviver figuras do folclore brasileiro, como uma contraposição ao Dia das Bruxas. 
O saci é um dos personagens mais conhecidos do folclore do Brasil. Sua origem vem dos indígenas localizados no sul do país. Ele é um menino brincalhão de uma perna só e que prega peças nas pessoas que vivem na região. 
O Dia do Saci é comemorado em 31 de outubro em diversos estados do Brasil, celebrando este personagem tão famoso.  

29 de outubro de 2015

DIA DAS FLORES


No dia 29 de outubro se comemora o Dia das Flores. Elas são capazes de decorar e alegrar festas de aniversário, de casamento, de formatura etc. Além disso, as flores têm o poder de complementar a decoração da casa. O ambiente fica perfumado, com mais vivacidade e ajudam a mudar o visual dos cômodos.
Quem gosta de flores aí? Olha, melhor perguntar quem não gosta de flores. As flores alegram, enfeitam, dão um colorido especial aos jardins, às praças, aos ambientes fechados etc.
A comadre Inácia, do Manoel Tobias que o diga. Quem freqüenta a casa dela pode admirar a quantidade de flores que ela cultiva em casa: samambaia, orquídea, copo de leite, lírio, beijo, bambuzinho, roseira...

DIA NACIONAL DO LIVRO


No dia 29 de outubro de 1810, com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Rio de Janeiro, originou-se a Biblioteca Nacional.
O fato está ligado à vinda da família real ao Brasil e é para celebrar essa data que foi instituído o Dia Nacional do Livro.
É verdade que existe também um Dia Internacional do Livro, comemorado a 23 de abril. Porém, considerando-se a importância desse objeto - o livro -, todas as homenagens são justificadas.
Desde o Antigo Egito, o livro foi o meio ou o veículo principal de transmissão do conhecimento. Os livros da Antiguidade eram rolos ou cilindros feitos de papiro, uma planta da família das ciperáceas, à qual também pertence, por exemplo, o capim-cidreira.
Com o passar do tempo, o papiro foi substituído pelo pergaminho, que é a pele de um animal, geralmente de carneiros, preparada para servir de suporte para a escrita.
O papel - originário da China - chegou ao Ocidente na Idade Média e, desde então, substituiu o pergaminho na confecção de livros.
No Brasil, a impressão de textos também remonta à vinda da família real. O príncipe regente dom João fundou aqui a Impressão Régia, em 13 de maio de 1808.
Em outubro de 2008, um dos temas de discussão da Feira do Livro de Frankfurt - o maior evento internacional no âmbito da edição de livros - foi o livro eletrônico ou e-book que deve substituir o livro de papel num futuro próximo. Trata-se de diversos tipos de aparelhos computadorizados nos quais se vão baixar conteúdos escritos e imagens em formato digital.

28 de outubro de 2015

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO (20.10)


O que faz um servidor público? É fácil saber. Basta ir a uma repartição na prefeitura, ter aula com um professor numa escola estadual ou pedir informações ou ainda conhecer um agente de saúde.
Público é aquilo que pertence ao povo, o que pertence a todos, à coletividade. O cargo público é criado por lei, e quem paga o salário são os cofres públicos, ou seja, toda a população, através dos impostos.
O serviço público se relaciona com o governo federal, estadual ou municipal. Apesar disso, o servidor público não trabalha para o governo, ele trabalha para a população. O serviço público atende as necessidades essenciais da população, como saúde, segurança e educação. Todos os cidadãos têm direitos a esses serviços, que são para o benefício de todos.
Como uma pessoa é admitida no serviço público? Por meio de um concurso aberto a todos. Há também os servidores públicos comissionados, que são nomeados pelo órgão público, mas são nomeações temporárias, e esses funcionários podem ser exonerados de acordo com a vontade e a necessidade do órgão que os nomearam. Isto é, não têm nenhuma garantia de permanência no emprego. É diferente do servidor concursado, que só pode ser demitido por meio de processo administrativo, onde terá oportunidade para ampla defesa. Os deveres e direitos dos servidores públicos estão definidos na nossa Constituição.
O trabalho do servidor público é muito importante para todos nós. Nosso bem-estar depende da qualidade do trabalho dos servidores públicos, em hospitais, escolas ou repartições.
Ao servidor público, especialmente ao daqui da nossa cidade, o nosso respeito e o nosso mais efusivo reconhecimento pelo trabalho prestado ao nosso Município.
Parabéns pelo seu dia!...

11 DE OUTUBRO, DIA DA MORTE DE FERNANDO SABINO


Fernando Tavares Sabino nasceu em Belo Horizonte, em 12 de outubro de 1923, e faleceu no Rio de Janeiro, em 11 de outubro de 2004. Foi um escritor jornalista brasileiro.
Escreveu diversos livros, dentre os quais podemos citar Os grilos não cantam mais (1941), A cidade vazia (crônicas e histórias - 1950), A vida real (novelas - 1952), O encontro marcado (romance - 1956),O homem nu (crônicas - 1960) e tantos outros.
O homem nu é um conto publicado em 1960.
História... Um homem tinha que pagar uma prestação de sua televisão. Quando acorda, recomenda a sua esposa, Maria, que não abra a porta para ninguém durante o dia. Pede também para que, caso a campainha seja tocada, ela fique em silêncio. Assim, caso o cobrador bata à porta, pensará que não há ninguém em casa.
Ao preparar-se para tomar banho, já totalmente nu, percebe que a esposa estava tomando banho. Decide, então, preparar o café da manhã. Quando vai pegar o pão na porta do apartamento, olha atentamente para os dois lados para ver se não há alguém no caminho, dá dois longos passos e agarra o pão. Nesse ínterim, a porta do apartamento bate e o deixa trancado para fora, sozinho e nu no corredor.
A partir daí, o homem passará por diversas situações de aperto, será tido como tarado pelos vizinhos que chamarão a polícia, até conseguir, novamente e com muito custo, entrar de volta em casa.
No fim, a campainha toca. Achando que era a polícia que havia sido chamada pelos vizinhos, o homem, já vestido, abre a porta, mas era o cobrador da televisão.

24 de outubro de 2015

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA


Goiânia foi fundada Por Pedro Ludovico Teixeira em 24 de outubro de 1933, para ser a capital do Estado de Goiás. Localiza-se no Centro-Oeste Goiano e está a 209Km distante de  Brasília.
É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, sendo superada apenas por Brasília. Situa-se no Planalto Central e é um importante pólo econômico da região e se destaca entre as capitais brasileiras por possuir o maior índice de área verde por habitante do Brasil.
De acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população é de 1 430 697 habitantes em 2015, sendo a sexta maior cidade do Brasil em tamanho.
Parabéns Goiânia!...

21 de outubro de 2015

HIPOCRISIA

Hipocrisia é pretensão ou fingimento de ser o que não é. Hipócrita é uma pessoa fingida, que se esconde atrás de uma máscara, fazendo passar por alguém que na verdade não é. Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral. É daí que o termo hipócrita designa alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência.
Podemos sonhar e pretender ser isso ou aquilo, mas não é lícito fingir que somos o que não somos. Na nossa sociedade tem tanta gente posando de uma importância e uma riqueza que no fundo todos sabem que não corresponde à realidade, que não é aquilo que aparenta.
Disse Shakeaspeare: “O rosto enganador deve ocultar o que o falso coração sabe”.

20 de outubro de 2015

DIA DO POETA

O poeta é um escritor que se expressa através da poesia, que é considerada uma das sete artes tradicionais. Com este tipo de escrita, a linguagem humana é usada para fins estéticos e retrata tudo o que se passa na imaginação do autor, podendo ser entendida de forma diferente, dependendo dos pensamentos do leitor. 

Não se sabe ao certo quando os poetas começaram a escrever suas artes, já que a poesia pode ser encontrada nos primeiros registros da maior parte das culturas letradas. 

O Dia do Poeta é comemorado em 20 de outubro no Brasil, como homenagem a todos estes artistas. 

15 de outubro de 2015

DIA DO PROFESSOR


O Dia do Professor foi criado em 1947, com a ideia de ter um dia livre para que os professores tivessem descanso e organizassem eventos de comemorações em uma pequena escola em São Paulo. 
A data se tornou um sucesso e atingiu outras escolas, logo, em 14 de outubro de 1963, o dia foi decretado como sendo um feriado escolar em todo o país. Segundo o decreto, esta data seria reservada para que fossem feitas homenagens a todos estes profissionais. 
O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro em todo o Brasil, e durante esta data as escolas não costumam ter aulas.  

12 de outubro de 2015

DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA


O plano do genovês Cristóvão Colombo para chegar à Ásia dando a volta no globo pelo Ocidente foi rejeitado por Portugal, mas acatado pela Espanha. Em 1492, ele partiu do porto de Palos, no Rio Tinto, na Espanha, com três caravelas: Niña, Pinta e Santa Maria.
Passaram-se dois meses, mas nenhuma terra foi avistada. A tripulação começou a se rebelar, pois os víveres já estavam acabando e as esperanças também. Colombo, porém, não desistiu e enfrentou os marinheiros e as dificuldades com muita ousadia.
Finalmente, na manhã de 12 de outubro de 1492, um marinheiro da Pinta anunciou: "Terra à vista!", ao perceber a ilha de Guanaani (San Salvador), nas Antilhas.
A primeira expedição de Colombo desembarcou, então, nas novas terras: estava descoberta a América.
Colombo voltou à Espanha em março de 1493, a bordo da Niña, e foi recebido com honras pela corte e pelo povo. Com ele, vieram seis índios, os quais atestavam aos reis que eram provenientes das Índias.
Nas três viagens posteriores, Colombo descobriu outras ilhas das Antilhas; depois chegou ao continente, explorando a costa americana, desde a Venezuela até Honduras.
Cristóvão Colombo morreu em 1506, pobre e esquecido, convicto de que havia chegado às Índias, sem saber que havia descoberto o Novo Mundo: a América.Fonte: https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=datacomemorativa&id=385

QUEM É NOSSA SENHORA?


Nossa Senhora é a Virgem que há            de conceber e dar à luz um filho, cujo nome será Emanuel, isto é, Deus conosco, conforme profetizaram Isaías (7,14) e Miquéias (5, 2-3).    
Nossa Senhora é a que veio trazer a vida, em superação à morte provocada por Eva. O amor de Deus, em reparação à falta cometida por Eva, retratada no Antigo Testamento, imaginou Maria, a fim de reabrir o caminho para a vida.
Nossa Senhora é a jovem mulher que, na encarnação do Verbo, sem ter a quem consultar e sem poder contar com o apoio de ninguém, tomou a grande decisão que mudou os destinos da humanidade, respondendo “sim” ao projeto de Deus de ser mãe do Salvador.
Nossa Senhora é a mãe que, no calor do lar, preparou com carinho e cuidado o filho para a grande missão de anunciar o Evangelho, que era Ele próprio.
Nossa Senhora é ainda a mãe que acompanha a prisão, a acusação falsa e absurda, a condenação e a execução da terrível sentença de morte proferida contra o Filho inocente.
Nossa Senhora é a Mãe de Jesus, Mãe dos apóstolos, Mãe da Igreja e Mãe da humanidade. É aquela que os primeiros cristãos e os apóstolos tinham como mãe. (At 1,14)
            Nossa Senhora é o sinal de salvação para aqueles que a amam e a imitam, pois todo amor, toda devoção, todo respeito a ela significam também amor, devoção e respeito a seu Filho Jesus.

DIA DA CRIANÇA


Quando ouvimos falar em Dia das Crianças, a imagem que nos vem a cabeça é sempre uma: presentes. Isso, é claro, não poderia deixar de ser, pois quem não gosta de presentes? No entanto, a celebração do dia das crianças não tem o intuito de apenas presentear as nossas crianças. Na verdade, o Dia da Criança é bastante significativo para o que realmente a criança representa.
Vamos aproveitar esse dia pra lembrar algumas coisas com relação ao que devemos e ao que não devemos fazer com as nossas crianças. Por exemplo: não devemos encher a vida das crianças com tantos afazeres, com tantas atividades próprias dos adultos e com tantos compromissos.
Devemos, sim, educá-las e formá-las, aprimorando o seu caráter a fim de que sejam cidadãos nobres e úteis à sociedade e ao país. Mas esses seres devem ser tratados como crianças apenas, que na verdade são; devem ter oportunidade de brincar, correr, lambuzar, sorrir, estudar, brincar e se alegrar. É nossa responsabilidade dar a nossas crianças aquilo que há de melhor em nós, como união, tempo, olhar, atenção, carinho e amor, pois elas, as crianças, precisam ver em nós o reflexo de Deus, conhecê-lo bem através do nosso exemplo e saber que foi para isso que nasceram.

8 de outubro de 2015

DIA DO NASCITURO

O dia 8 de outubro de cada ano é dedicado aos nascituros, seres humanos que ainda vivem dentro da barriga da mãe. A data, conhecida como Dia do Nascituro, foi uma decisão da 43ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em 2005, em Itaici (SP), e marca o encerramento da Semana Nacional da Vida, que ocorre de 1º a 7 de outubro. Nesse período, dioceses e comunidades de todo o Brasil organizam atividades e celebrações em prol da vida.
A vida humana tem início com a fecundação, entretanto a sua proteção jurídica começa com a nidação, momento em que o óvulo fecundado se prende à parede uterina, dando início à gestação, até que ocorra o nascimento.
A lei reconhece a personalidade civil da pessoa a partir do nascimento com vida, caracterizando-se este o fato de o nascituro respirar, no entanto ampara os direitos daquele que está para nascer, desde a concepção (CC, art. 2º).
O aborto, portanto, além de ser crime em nossa legislação, é um atentado contra a vida, colocando a criatura acima do poder do Criador, isto é, colocando o homem acima do poder de Deus. Veja o que fala Madre Teresa de Calcutá sobre o aborto:
  • Eis porque o aborto é um pecado tão grave. Não somente se mata a vida, mas nos colocamos mais alto do que Deus; os homens decidem quem deve viver e quem deve morrer. Madre Teresa de Calcutá
  • Mas eu sinto que o maior destruidor da paz hoje é o aborto, porque é uma guerra contra a criança – um assassinato direto da criança inocente - assassinato pela própria mãe. E se nós aceitamos que uma mãe pode matar até mesmo sua própria criança, como nós podemos dizer para outras pessoas que não matem uns aos outros? Madre Teresa de Calcutá

5 de outubro de 2015

ANIVERSÁRIO DE SILVÂNIA

Silvânia teve início por volta do ano de 1774, com a descoberta de lavras de ouro na região. Isso atraiu aventureiros de diversas regiões, inclusive da Bahia, os quais trouxeram consigo uma imagem de Nosso Senhor do Bonfim, que deu nome ao arraial que ali surgira. Somente no ano de 1833 a capelinha do arraial de Nosso Senhor do Bonfim recebeu o título de paróquia. O arraial recebeu o título de vila em 2 de abril de 1833. A vila obteve o foro de cidade em 5 de outubro de 1857 através de uma resolução da província deGoiás
A primeira escola pública de Silvânia foi criada em 1829 e Joaquim Gomes Pinto foi seu primeiro professor. A educação ganhou destaque no município com a vinda das escolas Salesianas, o Ginásio Anchieta, em 1926, e o Instituto Auxiliadora, em 1937.
O nome Bonfim, foi alterado para Silvânia em 1943, em homenagem à família Silva, de Vicente Miguel da Silva e seus descendentes, que ocupavam cargos de grande prestígio na cidade.
Do município de Silvânia foram desmembrados alguns municípios: VianópolisLeopoldo de BulhõesSão Miguel do Passa QuatroBela Vista de Goiás,  Gameleira de Goiás e Bonfinópolis, posteriormente destacado do Município de Leopoldo de Bulhões. Silvânia continua sendo um importante polo comercial e educacional da região da estrada de ferro.
Silvânia foi centro educacional do Estado. O poeta Léo Lynce trabalhou na cidade e Ursulino Leão e Afonso Félix de Sousa estudaram no Ginásio Anchieta. Aldair Aires viveu seus últimos anos de vida na cidade. Escritores da cidade: Antonio Americano do BrasilSalomão Sousa, Antonio da Costa Neto, André de Leones,Hilda Magalhães, Edmar Camilo Cotrim, Inácio José de Paula e Cavalin, entre outros.

4 de outubro de 2015

DIA DA NATUREZA

O Dia da Natureza é comemorado anualmente em 4 de Outubro. 
A data é dedicada para conscientizar e fazer a sociedade refletir sobre métodos sustentáveis de utilizar o meio ambiente, sem danificá-lo. Por natureza, entende-se tudo aquilo que existe no planeta Terra e que não produzido pelo ser humano, como a terra, a água, as árvores, a atmosfera, os animais e etc. 
Para celebrar o Dia da Natureza, escolas e a Secretaria Especial do Meio Ambiente realizam campanhas e lançam projetos que incentivem a população sobre a importância da natureza para o desenvolvimento humano. 
No Dia da Natureza também é celebrado o Dia dos Animais, no Brasil. O dia 4 de Outubro também é o Dia de São Francisco de Assis, o padroeiro da ecologia. 
Frases para o Dia da Natureza
"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". (Mahatma Gandhi)
"Não devemos ter medo de inventar seja o que for. Tudo o que existe em nós existe também na natureza, pois fazemos parte dela". (Pablo Picasso)
“Não importa se você é negro, branco, se tem olhos azuis, ou verdes ou escuros... O importante é você ter Deus... e Ele não cria nada em vão, pois Ele vem em forma de natureza...” (Bob Marley).

1 de outubro de 2015

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS IDOSAS (OU DIA INTERNACIONAL DA TERCEIRA IDADE)


O Brasil tem cada vez mais motivos para comemorar a data: o país conta com mais de 20 milhões de pessoas acima de 60 anos, segundo dados do último Censo, realizado em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2000, esse número não chegava a 15 milhões, um aumento significativo para um espaço de 10 anos. 
No dia 1º de outubro de 2003 foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. A data de 1º de outubro foi instituída como Dia do Idoso.
 Pelos termos do Estatuto, o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, como liberdadedignidadeintegridadeeducação,saúde, entre outros, sejam individuais, sociais, difusos ou coletivos, cabendo à família, à comunidade, à sociedade e ao poder público a responsabilidade pela proteção e garantia desses direitos, assegurando-lhe todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. 
Tudo isso precisa ser dado ao idoso com absoluta prioridade e será também de inteira responsabilidade da família, da comunidade, da sociedade e do poder público.
            No rol das prioridades, deverá compreender, além de outros: atendimento preferencial imediato e individualizado perante os órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população; preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas; destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso; priorização do atendimento do idoso por sua própria família; capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos; garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.

DIA NACIONAL DO VEREADOR

Dia 1º de outubro é dia de homenagear os Vereadores. A homenagem foi instituída pela Lei Federal nº7.212/1984.
O vereador representa a população que o elegeu. É o intermediário entre a comunidade e o Poder Executivo Municipal. Sua função é fiscalizar as ações da Prefeitura e apontar a necessidade de mudanças. Seu principal papel é apresentar e debater projetos para melhorar a vida da cidade.
No Brasil, a primeira Câmara Municipal foi instalada em 1532, na Capitania de São Vicente, em São Paulo. As Câmaras brasileiras surgiram quando da expansão das povoações, para manter o controle local. Os conselheiros brasileiros tiveram grande importância no movimento pela Independência, apoiando Dom Pedro I para defender os interesses locais.
Em São Miguel do Passa Quatro a Câmara Municipal de Vereadores foi criada com a emancipação, por força da Lei Estadual nº 10.432, datada de 9 de janeiro de 1988, e instalada em 1º de janeiro de 1989, com a posse dos primeiros 9 vereadores eleitos pelo povo.
Primeira Câmara - Período de 1989-1992:
César Antônio de Oliveira (primeiro presidente), Domingos Rodrigues Pereira, Manoel Tobias da Silva, Edson Dias, Gilmar Pereira de Souza, Geraldo José de Carvalho, José Alonso de Carvalho, Valdivino Inácio de Carvalho, Valter Martins de Carvalho; 1º suplente: Sebastião Tavares de Aleluia; 2º suplente: João Batista de Carvalho.
Câmara atual - Período de 2013-2016:
Emerson Cícero Dias (atual presidente), Plínio José da Silva Almeida, Coldeci Borges da Silva, Ivo Aparecido Gomes, Helivaldo Luiz da Costa, Franksley Márcio de Araújo, Gilmar José da Costa, Luciene Cristina Pereira, Luzia Maria Pires. 1ª suplente: Ediana Mirelli Carlos da Rosa Corrêa.