Páginas

30 de setembro de 2015

MACHADO DE ASSIS

Dia 29 de setembro é a data do aniversário de morte do grande escritor Machado de Assis.
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. Era mestiço, filho de um mulato carioca, pintor de paredes, e de uma imigrante açoriana. É considerado pela crítica, senão o maior, pelo menos um dos maiores nomes da literatura brasileira. Tornou-se o contista mais expressivo da língua portuguesa e um dos poucos romancistas brasileiros de interesse universal.
Publicou livros importantes, como Ressurreição, Helena, A mão e a luva, Iaiá Garcia, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires.
Vamos ver um pequeno trecho do romance HELENA, de sua autoria...
“Quando Estácio foi embora, acreditava que havia se enganado com Helena. O padre Melchior foi chamado e as relações na casa se tornaram tensas. Estácio duvidava dos atos de Helena, não sabia o que pensar sobre o que acontecia. Melchior foi o primeiro a entender, Estácio amava Helena e descobrir os encontros dela com aquele homem o abalou. 
Logo a verdade foi revelada. O homem que habitava aquela casa tratava-se do pai de Helena, Salvador. A história de Helena era a seguinte: Ângela e Salvador fugiram para poderem viver seu romance e da união dos dois nascera Helena. Quando o pai de Salvador adoeceu, ele viajou para poder vê-lo, mas quando voltou para sua casa não encontrou sua mulher nem sua filha. Ângela havia se apaixonado pelo conselheiro Vale e agora vivia numa casa mantida por ele. O conselheiro tomara Helena como filha, pois acreditava que Salvador estava morto.”

29 de setembro de 2015

29 DE SETEMBRO – DIA DA CELEBRAÇÃO DOS TRÊS ARCANJOS MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL.

MIGUEL é considerado o Príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do seu povo. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis ao Divino. Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja. Miguel, Príncipe e Regente das Milícias Celestes, vela para que a Luz triunfe sistematicamente sobre a Sombra, de maneira habitual, mas também excepcional.
GABRIEL é o Arcanjo anunciador por excelência das revelações divinas e é, talvez, aquele que esteve perto do Cristo na agonia entre as oliveiras. Foi ele quem anunciou a Maria a paternidade do Salvador. É considerado o guardião das comunicações.
RAFAEL teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem do Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Guardião da saúde e da cura física e espiritual.

27 de setembro de 2015

BELEZAS DA PRIMAVERA E BELEZAS DA VIDA

Quem não gosta de flores, não é mesmo? Pois é, dificilmente encontramos alguém que não gosta de flores. Tem gente que passa por um jardim florido e não consegue sentir o perfume das flores nem mesmo enxergar as roseiras que adornam a orla do seu caminho, porque não têm tempo, nem olhos, nem vontade de ver.
Do mesmo modo, tem gente que passa pela vida, mas não vê a vida passar, porque também não tem tempo, nem sensibilidade, nem disposição para tanto. Os afazeres do dia a dia são tantos que absorvem todo o seu tempo, toda a sua atenção, todos os seus interesses particulares, impedindo que consiga enxergar as belezas da vida e o lado feliz da vida, assim como a própria vida.
A vocação e a persistência no trabalho podem fazer com que a pessoa consiga a tão sonhada prosperidade econômica, o que é elogiável. Contudo, em muitos casos tudo acontece a custas do sacrifício da própria família cujos filhos acabam crescendo sem que os pais tenham tempo para lhes dispensar carinho, afeto e amor, o que poderá implicar em consequências desastrosas para a formação daqueles entes que não pediram para vir ao mundo. E é aí que surgem as perguntas: Será que vale à pena? A vida é isso mesmo? Qual a real importância dos filhos e da família em nossa vida?

25 de setembro de 2015

A BELEZA DAS FLORES E O AMOR

O ensinamento bíblico mostra que não adianta ao homem ganhar o mundo e perder a sua alma, o que significa dizer que há outros valores muito mais interessantes do que a simples prosperidade econômica. Mesmo não havendo frutos, é apreciável a beleza das flores; mesmo não havendo flores, é gratificante a sombra das folhas; mesmo não havendo folhas, é satisfatória a intenção da semente.
Ao chegar a primavera e com ela o espetáculo do desabrochar das flores, todos se convencem do quanto a natureza é bela. E tudo isso vem de Deus. E tudo isso é um presente de Deus, para que o homem encontre graça e sabedoria em sua busca constante da felicidade e da razão de viver.
Segundo o pensador Augusto Branco, “Colhe tu a alegria das flores da primavera e brinca feliz enquanto é tempo. Sempre haverá os dias em que chegará o inverno e não terás o perfume das flores, nem o sol, nem a vivacidade das cores”.
Portanto, ame a sua esposa ou o seu marido enquanto é tempo; ame os seus filhos enquanto é tempo; ame os seus pais enquanto é tempo. Poderá chegar o dia em que você deseje ardentemente amar a sua esposa ou o seu marido, ou os seus filhos ou os seus pais e isso seja tarde demais. A hora é agora. Não se pode deixar pra amar amanhã ou daqui a pouco: é melhor aproveitar o momento presente, o único que realmente está à nossa disposição.

23 de setembro de 2015

CHEGA A PRIMAVERA

Dia 23 de setembro começa a Estação da Primavera, que nos remete às lembranças dos jardins floridos e ao espetáculo das flores.
As flores nos encantam principalmente por suas cores vibrantes e perfume sem igual. 
Para a reprodução das flores, é necessário que o grão de pólen seja levado da parte masculina da flor para a parte feminina de outra. Para isso, é indispensável um agente polinizador, ou seja, algo que seja capaz de transportar o pólen entre as flores. Dentre os principais agentes polinizadores, destacam-se o vento, a água e alguns animais.
Você sabia que as abelhas são atraídas por flores de coloração azul ou amarela e nunca visitam flores vermelhas? Isso se deve ao fato de que esses animais enxergam o ultravioleta. Além disso, elas preferem flores que possuem cheiro de alimentos em fermentação.
As flores do jardim da nossa casa – Roberto Carlos

18 de setembro de 2015

A LENDA DO JOÃO-DE-BARRO

Contam os índios que foi assim que nasceu o pássaro joão-de-barro...
Segundo a lenda, há muito tempo, numa tribo do sul do Brasil, um jovem se apaixonou por uma moça de grande beleza. Jaebé, o moço, foi pedi-la em casamento.
O pai dela então perguntou: 
- Que provas podes dar de sua força para pretender a mão da moça mais formosa da tribo? 
- As provas do meu amor! - respondeu o jovem Jaebé. 
O velho gostou da resposta, mas achou o jovem atrevido, então disse: 
- O último pretendente de minha fila falou que ficaria cinco dias em jejum e morreu no quarto dia. 
- Pois eu digo que ficarei nove dias em jejum e não morrerei.
Toda a tribo se admirou com a coragem do jovem apaixonado. O velho ordenou que se desse início à prova. Então, enrolaram o rapaz num pesado couro de anta e ficaram dia e noite vigiando para que ele não saísse nem fosse alimentado. A jovem apaixonada chorava e implorava à deusa Lua que o mantivesse vivo. O tempo foi passando e certa manhã, a filha pediu ao pai: 
- Já se passaram cinco dias. Não o deixe morrer.
E o velho respondeu: 
- Ele é arrogante, falou nas forças do amor. Vamos ver o que acontece.
Esperou então até a última hora do novo dia, então ordenou: 
- Vamos ver o que resta do arrogante Jaebé.
Quando abriram o couro da anta, Jaebé saltou ligeiro. Seus olhos brilharam, seu sorriso tinha uma luz mágica. Sua pele estava limpa e tinha cheiro de perfume de amêndoas. Todos se admiraram e ficaram mais admirados ainda quando o jovem, ao ver sua amada, se pôs a cantar como um pássaro enquanto seu corpo, aos poucos, se transformava num corpo de pássaro!
E foi naquele exato momento que os raios do luar tocaram a jovem apaixonada, que também se viu transformada em um pássaro. E, então, ela saiu voando atrás de Jaebé, que a chamava para a floresta onde desapareceram para sempre.
Podemos constatar a prova do grande amor que uniu esses dois jovens no cuidado com que o joão-de-barro constrói sua casa e protege os filhotes. Os homens admiram o pássaro joão-de-barro porque se lembram da força de Jaebé, uma força que nasceu do amor e foi maior que a morte.
MÚSICA: João-de-barro – Pedro Bento e Zé da Estrada

17 de setembro de 2015

DIA DA FAMÍLIA AFROBRASILEIRA

Dia 13 de setembro comemorou-se o Dia da Família Afrobrasileira.
Afro-brasileiro ou negro são os termos oficiais no Brasil que designam racialmente e de acordo com a cor das pessoas que se definem como pertencentes a esse grupo.
Brasil recebeu cerca de 38% de todos os escravos africanos que foram trazidos para a América. De acordo com a estimativa do IBGE, o número total de africanos que chegou ao Brasil foi de 4.009.400.
A escravidão fincou raízes profundas na sociedade brasileira. Os africanos e seus descendentes resistiram durante todos os séculos contra a escravatura, por meio de rebeliões ou fugas, formando quilombos. Porém, possuir escravos era uma prática tão disseminada e aceita pela sociedade que muitos ex-escravos, após conseguirem a liberdade, também tratavam de adquirir um cativo para si. Ter escravos significava status e afastava as pessoas do mundo do trabalho pesado, que na mentalidade brasileira apenas os escravos podiam exercer. 
A família escrava
Durante muitos anos, diversos historiadores e antropólogos sustentaram que, no Brasil, os escravos não formavam famílias. Alguns diziam que os escravos não tinham solidariedade entre si e a família, como núcleo, com o pai presente, nunca existiu. Para esses autores, a união entre negros era passageira, gerando filhos ilegítimos, sendo que os laços de parentesco e a vida familiar eram destruídos pela venda dos escravos. As poucas famílias que existiam eram centradas na mãe e, quase sempre, os filhos eram criados sem a presença do pai.
Estudos mais recentes, contudo, refutam essas ideias. Apesar de incipientes, as novas pesquisas mostram que eram altas as taxas de casamentos entre escravos, feitos na igreja, nas regiões de plantation do Sudeste do Brasil. Indicam também uma estabilidade impressionante nessas famílias, havendo convivência próxima entre pais e filhos. Nas propriedades grandes e antigas, em particular, essa estabilidade era evidente nas diversas famílias extensas encontradas, nas quais existiam membros de três gerações convivendo com seus irmãos adultos e respectivos filhos. Este foi, pelo menos, o quadro encontrado no Oeste Paulista e no Vale do Paraíba oitocentista.

16 de setembro de 2015

DIA NACIONAL DO CAMINHONEIRO

Existem três datas que comemoram a profissão de motorista profissional: 30/6, 25/7 e 16/9.
A data mais antiga, e também a mais reconhecida pelos caminhoneiros, é 25 de julho, o Dia de São Cristóvão. A Igreja Católica instituiu essa data após canonizá-lo no século XV. Instituído como padroeiro de todos os viajantes, o santo também é protetor de marinheiros, aviadores e motoristas de todo tipo de veículo, leve ou pesado. 
De acordo com a liturgia cristã, Cristóvão significa "aquele que carrega Cristo". O santo era um gigante que queria servir ao mais poderoso de todos os homens, e chegou a trabalhar para Satanás. Mas, quando soube que o mais poderoso era Jesus, converteu-se e foi viver na margem de um rio. Lá, carregava pessoas de uma margem à outra. Certa vez, transportou um menino que ficava cada vez mais pesado. Quando Cristóvão reclamou que parecia que carregava o mundo nas costas, o menino falou: "Não carregas o mundo, carregas seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves".
No Brasil, o Presidente da República em exercício, José Alencar Gomes da Silva, firmou que o dia 16 de setembro tornou-se o Dia Nacional do Caminhoneiro, fato registrado com a publicação da Lei 11.927/09. 

11 de setembro de 2015

LENDA DO CAIPORA


Caipora é uma entidade da mitologia tupi-guarani. A palavra “caipora” vem do tupi caapora e quer dizer "habitante do mato". No folclore brasileiro, é representada como um pequeno índio de pele escura, ágil e nu.
O Caipora é habitante das florestas e reina sobre todos os animais. Destrói os caçadores que não cumprem o acordo de caça feito com ele. Seu corpo é todo coberto por pelos. Ele vive montado numa espécie de porco-do-mato e carrega uma vara. Primo do Curupira, protege os animais da floresta. Os índios acreditavam que o Caipora temesse a claridade, por isso protegiam-se dele andando com tições acesos durante a noite.
O Caipora é considerado em algumas partes do Brasil como canibal, ou seja dizem que come quem ele vê caçando, até mesmo um pequenino inseto. 
No imaginário popular em diferentes regiões do País, o Caipora é o guardião da vida animal. Apronta toda sorte de ciladas para o caçador, sobretudo aquele que abate animais além de suas necessidades. Afugenta as presas, espanca os cães farejadores, e desorienta o caçador simulando os ruídos dos animais da mata. Assobia, estala os galhos e assim dá falsas pistas fazendo com que ele se perca no meio do mato. Mas, de acordo com a crença popular, é sobretudo nas sextas-feiras, nos domingos e dias santos, quando não se deve sair para a caça, que a sua atividade se intensifica. Mas há um meio de driblá-lo. O Caipora aprecia o fumo. Assim, reza o costume que, antes de sair numa noite de quinta-feira para caçar no mato, deve-se deixar fumo de corda no tronco de uma árvore e dizer: "Toma, Caipora, deixa eu ir embora".

A literatura também faz uso da palavra caipora e seus derivados. 

Em 1870Machado de Assis explicou o termo em O rei dos caiporas como um indicativo da fatalidade de um homem.
Em 1919Lima Barreto usou o termo na obra Coisas do reino do Jambom. Ao relacionar superstições aos capuchinhos italianos, mencionou que você anda caipora; precisa ir aos barbudinhos ou rezar nos barbadinhos.
MÚSICA: A lenda do Caipora – Christian e Ralf

10 de setembro de 2015

O QUE FAZER COM A VIOLÊNCIA?


A violência em nossos dias alcançou níveis assustadores. As pessoas, de um modo geral, sentem-se inseguras a ponto de transformarem seus lares em fortalezas, ou como alguns dizem, prisão domiciliar; são impedidas de usufruir o direito de ir e vir livremente.
É um fenômeno crescente inclusive nos pequenos centros urbanos.
Não há lugar totalmente imune ao processo de violência humana, isso porque ela tem várias facetas. A sociedade está perplexa e não sabe como se comportar diante desta realidade incômoda. Não é uma questão de pessimismo; é um fato que precisa ser enfrentado com seriedade.
Semana passada, mais uma agência bancária foi para os ares, aqui na vizinha cidade de Vianópolis. Foi a segunda agência bancária em menos de dois meses. Usando bombas de alto poder destrutivo, os bandidos explodiram o prédio e levaram todo o dinheiro. Aqui em São Miguel do Passa Quatro, cidade modesta e pacata, sabemos perfeitamente o que temos passado nos últimos tempos com a bandidagem e com o fluxo de violência cada vez mais crescente.
De quem é a culpa? Do governo? Da sociedade? A violência não é tão somente um problema de segurança pública, da polícia, da justiça, ou da ausência de ações políticas dos nossos governantes como afirmam alguns. A sociedade tem sua parcela de responsabilidade. É uma situação ampla e complexa, que precisa ser discutida com participação de todos os segmentos sociais.
Num primeiro momento, não se pode resolver a violência sem encontrar uma solução para a família. A modernidade conseguiu fragmentar a célula mãe da sociedade e se não houver uma revitalização da instituição familiar, é praticamente impossível implementar qualquer medida saneadora.
Outro segmento a ser revitalizado é a escola, porque ela pode auxiliar a família na disseminação da solidariedade, da fraternidade, da convivência e aceitação das diferenças.
Essas instituições têm a maior responsabilidade na formação comportamental do indivíduo; nelas se descobrem os limites que precisam ser respeitados; o sentido da solidariedade e o amor são experimentados. Se elas estiverem sem credibilidade, inicia-se o processo de desagregação social.
A violência resulta da desintegração da sociedade que, por sua vez, ocorre porque não existe respeito humano. O combate à violência é muitas vezes ineficiente por causa do método utilizado. Normalmente se usa a violência para combatê-la. Eis uma das sugestões: Cultura da Paz.
Como se cultiva a paz? Eliminando qualquer tipo de violência. A maneira de falar; o timbre da voz; um sorriso autêntico; atitudes pacíficas, reações faciais, tudo isso pode exprimir a cultura da paz. Um simples bom dia é suficiente para transmitir paz. Repetir no pensamento todas as expressões e imagens que possam produzir calma, tranquilidade, tolerância, respeito, amizade e perdão, porque fazem muito bem ao corpo e à alma.
Desejar o melhor para si e para os outros. Amar sem medida, pois somente por amor se pode alcançar vida plena. Este é o grande projeto de Cristo: “que todos tenham vida e vida em abundância”. A violência consegue contrariar tudo que Ele nos ensinou. Se o mundo pudesse amar como Ele amou, certamente a paz reinaria.
Será possível amar os inimigos da paz? Fazer o bem a quem não aprendeu amar? Como eliminar o ódio da consciência humana? Somente com muito amor se pode responder afirmativamente estas perguntas.
FONTE: (Adaptação nossa): https://sites.google.com/site/violencianaosecale/formas-de-combater-a-violencia

9 de setembro de 2015

09 DE SETEMBRO - DIA DO VETERINÁRIO


O Dia do Médico Veterinário, ou simplesmente Dia do Veterinário, é comemorado anualmente em 9 de Setembro.
A data celebra os profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos nossos animais de estimação e até mesmo de alguns bichos selvagens, como leões e onças. Os veterinários também ajudam a diminuir a propagação de doenças transmitidas por animais para os seres humanos, em outras palavras, além da saúde dos animais, o médico veterinário também cuida da saúde da população humana. 
O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro porque foi exatamente nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinou o Decreto Lei nº 23.133, que regularizou a profissão e o ensino da medicina veterinária no país. 

8 de setembro de 2015

08 DE SETEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO


Pode parecer incrível, mas o analfabetismo ainda sobrevive no século 21, tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. Milhões de indivíduos - particularmente mulheres - não têm acesso ao direito mais básico da educação: a alfabetização.
Há também outros que, mesmo sabendo ler e escrever frases simples, não possuem as habilidades necessárias para satisfazer as demandas do seu dia a dia e se desenvolver pessoal e profissionalmente.
Segundo a UNESCO, 20% da população mundial ainda é analfabeta. A alfabetização é a porta para a educação, que deve ser mantida aberta ao longo de toda a vida. O dia da alfabetização foi instituído pela Organização das Nações Unidas para lembrar esse desafio e ao mesmo tempo homenagear aqueles que se dedicam, frequentemente em condições difíceis, à missão de alfabetizador.
A educação é um investimento de alto retorno. Ela gera frutos econômicos e sociais, criando países desenvolvidos e com maior justiça social.
A situação da educação no Brasil apresentou melhorias significativas na última década: houve queda da taxa de analfabetismo e aumento da escolaridade média e da frequência escolar. No entanto, ainda existem no Brasil cerca de 15 milhões de jovens e adultos analfabetos.

7 de setembro de 2015

7 DE SETEMBRO - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL!

No dia 7 de setembro de 1822, o príncipe regente dom Pedro, irritado com as exigências da corte, declarou oficialmente a separação política entre a colônia que governava e Portugal. Em outras palavras, ele proclamou a Independência do Brasil.
Um mês depois, mais precisamente em 12 de outubro de 1822, dom Pedro foi aclamado imperador e, em 1º de dezembro, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, recebendo o título de dom Pedro 1º.
Resumidamente, a conquista da independência do nosso país poderia ser contada dessa forma, mas a história não é tão simples assim. Começa realmente com o enfraquecimento do sistema colonial e a chegada da corte portuguesa ao Brasil (1808) e só termina em 1824, com a adoção da primeira Constituição brasileira.
No início de 1823, houve eleições para a Assembleia Constituinte que elaboraria e aprovaria a Carta constitucional do império brasileiro, mas, em virtude de divergências com dom Pedro, a Assembleia logo foi fechada. A 1ª Constituição brasileira foi, então, elaborada pelo Conselho de Estado e outorgada pelo imperador em 25 de março de 1824.
Com a Constituição em vigor, a separação entre a colônia e a metrópole foi finalmente concretizada. Mesmo assim, a independência só é reconhecida por Portugal em 1825, com a assinatura do Tratado de Paz e Aliança entre Portugal e Brasil, por dom João VI.

5 de setembro de 2015

05 DE SETEMBRO, DIA DA AMAZÔNIA!...


O Dia da Amazônia foi criado para conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta. A data escolhida faz referência ao dia 5 de setembro de 1850, quando o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).  
Não há muitos motivos para comemoração e sim para se preocupar. A floresta amazônica atualmente está ameaçada pelos constantes desmatamentos ilegais, afetando diretamente a fauna e a flora da região, causando desequilíbrios e crises ambientais a nível global. 
Com uma área de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros apenas de floresta, a Amazônia está presente em 8 estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso.
Na América do Sul, compreende os seguintes países: Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador. 
O clima na região amazônica é predominantemente equatorial/quente e úmido. 
Outro recorde da Amazônia é a sua bacia hidrográfica. Com cerca de 7 milhões de quilômetros de extensão, os principais rios da região são: Amazonas (maior do mundo em extensão), Negro, Trobetas, Japurá, Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá (todos afluentes do Rio Amazonas). 
FONTE (Adaptação nossa): http://www.calendarr.com/brasil/dia-da-amazonia/

2 de setembro de 2015

AS FLORES

Quem não gosta de flores? Pois é, dificilmente encontramos alguém que não gosta de flores.
Mas tem gente que passa por um jardim florido e não consegue sentir o perfume nem ver as flores que adornam o seu caminho, porque não tem tempo, nem olhos, nem vontade de ver. Do mesmo modo, tem gente que passa pela vida, mas não vê a vida passar, porque também não tem tempo, nem disposição, nem sensibilidade para tanto. Os afazeres do dia a dia são tantos que absorvem todo o tempo, impedindo que consiga enxergar as belezas da vida, o lado feliz da vida, bem como a própria vida.
Olha, mesmo não havendo frutos, valeu a beleza das flores; não havendo flores, valeu a sombra das folhas; não havendo folhas, valeu a intenção da semente. E os pensamentos são como as flores: aquelas que apanhamos de manhã permanecem por muito mais tempo viçosas. Quando chega a primavera e com ela o espetáculo do desabrochar das flores, os viventes se convencem do quanto a natureza é bela.
Segundo Augusto Branco, “Colhe a alegria das flores da primavera e brinca feliz enquanto é tempo. Sempre haverá os dias em que chegará o inverno e não terás o perfume das flores, nem o sol, nem a vivacidade das cores”.