Páginas

29 de abril de 2015

DENGUE

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, com diferentes apresentações clínicas e de prognóstico imprevisível. Depois do período de incubação, que vai de quatro a 10 dias entre a picada do mosquito infectado e a manifestação dos sintomas, a doença começa bruscamente e se assemelha a uma síndrome gripal.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que três bilhões de pessoas estejam vivendo em áreas com risco de infecção pela doença, que é transmitida por mosquitos. Anualmente, 50 milhões de casos são registrados no mundo, sendo que 500 mil são considerados graves e 21 mil resultam em morte. A dengue afeta mais de 120 países e é considerada uma doença negligenciada pela OMS.
Sintomas da dengue:
Os principais sintomas da dengue são: febre elevada, fortes dores de cabeça e nos olhos, além de dores musculares e nas articulações. Durante a evolução da doença, destacam-se três fases: febril, crítica e de recuperação. Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), ocorrem as manifestações clínicas (sinais de alarme) devido ao aumento da permeabilidade vascular e da perda de plasma, que podem levar ao choque irreversível e à morte.
Os sinais de alarme clínicos da dengue grave são: dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; hipotensão postural e/ou lipotímia (tonturas, decaimento, desmaios); hepatomegalia dolorosa (aumento de tamanho do fígado); sangramento na gengiva e no nariz ou hemorragias importantes (vômitos com sangue e/ou fezes com sangue de cor escura); sonolência e/ou irritabilidade; diminuição da diurese (diminuição do volume urinado); diminuição repentina da temperatura do corpo (hipotermia); e desconforto respiratório.
Uma infecção curada de dengue confere ao paciente imunidade contra o tipo de vírus responsável. Porém, existem quatro tipos diferentes de vírus e para estar totalmente imunizado é necessário ter tido contato com todos eles. Caso contrário, a cada contágio com um novo tipo de vírus, os sintomas são mais intensos e o risco de desenvolver a dengue grave é mais alto.
Como tratar a dengue:
Na medida em que não há tratamento preventivo – não existe vacina disponível para comercialização – e nem tratamento curativo específico contra a dengue, os cuidados terapêuticos consistem em tratar os sintomas: combate-se a febre e nos casos graves é necessária a hidratação por via intravenosa. O atendimento rápido para a identificação dos sinais de alarme e tratamento oportuno podem reduzir o número de óbitos, chegando a menos de 1% dos casos.
Como prevenir a dengue:
A única forma de prevenção é o combate aos mosquitos – eliminando os criadouros de forma coletiva com participação comunitária – e o estímulo à estruturação de políticas públicas efetivas para o saneamento básico e o uso racional de inseticidas.

15 de abril de 2015

UMA SITUAÇÃO QUE ME FOI COLOCADA

A moça conheceu um rapaz e se apaixonou. Com o passar do tempo as coisas foram mudando, ele passou a tratá-la friamente, depois tratava mal e humilhava, chegando a dizer que ela não era a mulher que ele queria.
PERGUNTA: O que fazer?
RESPOSTA:
Bom, diante de uma situação assim, o melhor a fazer é se separar, já que ele não está satisfeito na relação e não a trata bem como deveria. Não seria bom partir pra outra e cada qual seguir seu rumo?
Na minha opinião, o casal tem o direito de buscar a felicidade e viver felizes juntos, porém não tem o dever de viver infelizes juntos. O problema é que falar é fácil, mas fazer é difícil. Deixar o sentimento de lado e seguir em frente é muito complicado, quando se gosta muito de alguém.
O certo é que a pessoa se acostuma com determinadas situações e aí fica difícil sair desse estado de comodismo e encarar mudanças. Principalmente quando sabe que vai sofrer, que vai sentir falta, que vai doer muito. Nessa hora é bom controlar os sentimentos e não se deixar dominar por eles. Amar é preciso sim; entregar-se à relação e zelar para que ela seja o mais durável possível também é necessário; mas, esquecer de si mesmo e anular-se, jamais.
Viver a vida do outro, à sombra da outra pessoa e anular a própria vida, penso que não é a melhor opção. O relacionamento é para um completar o outro e não para destruir, derrubar, sobressair, anular-se. Antes de tudo deve imperar o amor, o respeito, a consideração. Se não há nada disso, é questão só de tempo para a relação se desgastar, se acabar, se destruir. E antes que a pessoa saia destruída dessa convivência, com sua autoestima totalmente ferida e abalada, melhor sair enquanto é tempo.
O ideal é a pessoa se conhecer melhor, saber o que realmente quer para si, conhecer os próprios sentimentos, as próprias reações, analisar os prós e os contras. E outra coisa: é bom olhar para dentro de si e se valorizar, gostar de si mesmo e se amar acima de tudo. Pensar que você pode ser muito melhor do que a outra pessoa que está fazendo você sofrer.
No caso em comento, cabe uma pergunta: o que você fez ou vem fazendo para reconquistar essa pessoa e salvar sua relação? Já fez tudo que estava ao seu alcance?
Talvez o mais sensato seja deixar um pouco de lado o outro e olhar mais para você. Focar mais em você e ficar na sua. E se ele melhorar e mudar o comportamento, quem sabe possam voltar a conversar sobre o assunto. Caso contrário, melhor cada um para o seu lado. Mais ainda: não fique esperando o que ele vai dizer, decidir ou fazer. Tome a iniciativa, decida você! Faça acontecer e não crie expectativas!
Mas a vida é sua, a decisão é sua. Cabe a você decidir.

8 de abril de 2015

A PAZ

A Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. Derivada do latim Pacem, a palavra paz pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.
No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação e até mesmo um objetivo de vida. É comum ouvirmos as pessoas se cumprimentarem usando expressões assim: “Que a paz esteja contigo!”; “A paz de Cristo!”.
Aparecendo aos discípulos, Jesus apresentou-se com palavras de paz. Disse-lhes Jesus: “A paz esteja convosco!”. Após mostrar-lhes as mãos e o lado, disse-lhes novamente: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. (Jo 20,20-21)
A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca. O Prêmio Nobel da Paz é atribuído anualmente a pessoas que se evidenciaram pelo seu contributo à paz.
Cabem aqui algumas perguntas: Na sua casa existe paz? No seu ambiente de trabalho existe paz? Nos seus contatos com os amigos existe paz? Dentro de vc existe paz? Os seus projetos de vida são direcionados à paz interior e a favor da construção da paz?

5 de abril de 2015

BISCOITINHO MENTIRA DA VOVÓ

INGREDIENTES:
2 ovos; 1 xícara de açúcar; 2 xícaras de leite; 1 colher de fermento em pó royal; 2 colheres de margarina; 1 kg de farinha de trigo; Óleo; Canela e açúcar a gosto
MODO DE PREPARO:
Misture todos os ingredientes numa vasilha; acrescente a farinha de trigo, aos poucos, até desgrudar das mãos; estique a massa e modele em forma de vários quadrinhos; faça um risco com a faca no meio do quadrado; frite em óleo bem quente; se preferir, passe em canela e açúcar. FONTE: Site Tudo Gostoso -http://www.tudogostoso.com.br/receita/24203-mentira-da-vovo.html

FÉ. O QUE É? EM QUE CONSISTE?

Fé. Você é uma pessoa de fé? Em que você acredita? Ou você não acredita em nada? Você não acredita no mistério da vida? Você não acredita na providência divina? Ou você é daqueles que acham que Deus não existe, que a existência da outra vida não passa de uma fantasia produzida na cabeça dos fanáticos da religião?
Fé. O que é fé e o que significa ter fé? Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.
Segundo os dicionaristas, fé é confiança, é certeza, é crença nas doutrinas de alguma religião, é fidelidade a compromissos e promessas. Os escritores do Novo Testamento igualam fé em Deus com crença em Jesus.
            O filho inocente, que do alto de algum obstáculo se joga sobre sua mãe, quando ela lhe abre os braços, o faz movido pela confiança e a certeza de que será amparado e que não vai cair ao chão. Isso é fé.
O termo "fé" surge em algumas expressões populares e também no contexto legislativo. Alguns exemplos: "Fazer fé": acreditar em alguém ou em algum ato; ter esperança. "Dar fé": afirmar como verdade. "Boa fé": forma de agir honestamente, sem quebrar um compromisso. "Má fé": agir de forma intencional para prejudicar terceiros.
No pensamento cristão, fé é todo o conjunto dos ensinamentos transmitidos por Jesus Cristo e seus discípulos: “... se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado”. (Gálatas 1, 9)
A fé cristã baseia-se em toda a Bíblia como a Palavra de Deus, que inclui as Escrituras Hebraicas as quais Jesus e os escritores das Escrituras Gregas Cristãs frequentemente citaram em apoio às suas declarações. Segundo estas Escrituras, para ser aceitável a Deus é necessário exercer fé em Jesus Cristo, e isto torna possível obter uma condição justa perante Deus.
Na bíblia, a fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. Foi ela que fez a glória dos nossos antepassados. (Hb 11,1)
Seja, portanto, uma pessoa de fé! Acredite na sua família, nos seus estudos, no seu trabalho! Acredite no milagre da vida! Acredite em Você mesmo! Acredite que você pode, que você é capaz! Acredite na misericórdia de Deus! Fale com Ele nas suas orações! Você vai se sentir aliviado e Deus dará forças para a sua luta do dia. Faça isso!