Páginas

24 de setembro de 2014

AS ESTAÇÕES DO ANO

As estações do ano acontecem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol dura um ano. A este movimento dá-se o nome de movimento de translação, e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.
 Estação do ano é uma das quatro subdivisões do ano, baseadas em padrões climáticos. São elas: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
 Inicialmente o ano era dividido em duas partes: o período quente (em latim: "ver"): era dividido em três fases: o Prima Vera (literalmente "primeiro verão"), de temperatura e umidade moderadas, o Tempus Veranus (literalmente "tempo da frutificação"), de temperatura e umidade elevadas, e o Æstivum (em português traduzido como "estio"), de temperatura elevada e baixa umidade.
O período frio (em latim: "hiems") era dividido em apenas duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente "tempo do ocaso"), em que as temperaturas entram em declínio gradual, e o Tempus Hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade.
   Posteriormente, para ajustar as estações à posição exata dos equinócios e solstícios, correlacionando-as com a influência do movimento de translação associado à inclinação do eixo da Terra, convencionou-se, no ocidente, dividir o ano em somente quatro estações. Em algumas culturas, ainda se divide o ano em cinco estações, como a China. Outros Países como a Índia dividem o ano em apenas três estações: uma estação quente, uma estação fria e uma estação chuvosa.
  
PRIMAVERA
A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de março e termina a 21 de junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de setembro e termina a 21 de dezembro.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.
 Primavera é a estação das flores. As plantas voltam a crescer. As flores brilham 
VERÃO
O Verão é uma das quatro estações do ano. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente, o Verão é também o período do ano reservado às férias.
 O Verão do hemisfério norte é chamado de "Verão boreal" e o do hemisfério sul é chamado de "Verão austral". O "Verão boreal" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Norte, que acontece por volta de 21 de junho e finda com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de setembro. O "Verão austral" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Sul, que acontece por volta de 21 de dezembro, e finda com o equinócio de Outono, por volta de 21 de março nesse mesmo hemisfério.
 No Verão, os dias são grandes e as noites, pequenas. Nos dias do Solstício, acontecem os maiores dias do ano, e as noites, menores.
Verão é a Estação do calor e da praia. As temperaturas são elevadas, e os dias, longos.
  
OUTONO
 O Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por um abaixamento das temperaturas médias (exceto nas regiões próximas ao equador) e pelo amarelecer e queda das folhas das árvores, que indicam a mudança entre o Verão e o Inverno.
 O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 23 de setembro e termina a 21 de dezembro. O "Outono austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 21 de março e termina a 21 de junho.
Outono é a estação da queda das folhas das árvores.
  
INVERNO
 O Inverno é uma das quatro estações do ano nas zonas temperadas. O inverno do hemisfério norte é chamado de "inverno boreal" e o do hemisfério sul é chamado de "inverno austral". O "inverno boreal" tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 21 de março nesse mesmo hemisfério. O "inverno austral" tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 23 de setembro nesse mesmo hemisfério.
É a estação do frio e da neve.

17 de setembro de 2014

Entrevistados do Programa do Dia 17-09-2014

Junio Vieira, Terezinha, e Nosso Apresentador Elson Gonçalves

MIGUEL, O ARCANJO

Não é raro encontrar em escritórios conceituados de advocacia imagem exposta de São Miguel, o guerreiro celeste e defensor do povo de Deus, exibindo a espada, com a qual busca a justiça, e a balança, simbolizando o julgamento justo, derrotando toda a força representativa do mal.  
          Miguel, o Arcanjo, é considerado o Chefe das Milícias Celestes. É o anjo defensor da justiça, simbolizado pela imagem de um guerreiro, com espada na mão direita e em posição de ataque; na outra mão, uma balança; sob os seus pés, o demônio, subjugado e vencido.
          Miguel, Gabriel e Rafael são os únicos arcanjos merecedores de citações bíblicas, em momentos diversos, fazendo parte da trajetória do povo de Deus. Miguel é invocado em toda luta contra o mal e seus seguidores. 
          Os católicos têm considerável devoção por São Miguel Arcanjo, demonstrada nos pedidos para livrar os fiéis das ciladas do demônio e dos espíritos maléficos. Acredita-se ainda que, durante as orações, e quando o nome do arcanjo é invocado, ele vem em defesa de quem o invoca com o grande poder que Deus lhe concedeu, a fim de proteger contra os perigos, as forças do mal e os inimigos declarados e não declarados.
          Sua importância para São Miguel do Passa Quatro...
          Ali por volta de 1928, já pronto o cemitério cuja construção fora autorizada pela Paróquia de N. S. do Bonfim no início de 1923, e em volta dele algumas pouquíssimas casas, os fazendeiros da redondeza decidiram levantar ali uma povoação em louvor a São Miguel Arcanjo. E a referência que se dava à povoação já era o Rio Passa Quatro, razão pela qual, com o uso, o povoado passou a ser denominado pelo povo como “São Miguel do Passa Quatro”.
          A Igreja proclamou São Miguel como padroeiro do Município de São Miguel do Passa Quatro, e a Lei Orgânica do Município transformou em feriado municipal o dia 29 de setembro, em sua homenagem

10 de setembro de 2014

1 de setembro de 2014

SMPQ. PRIMEIRA MISSA. INAUGURAÇÃO OFICIAL DO PATRIMÔNIO

Embora os documentos silenciem a respeito de maiores detalhes, tem-se que, segundo fontes seguras, na data de 29 de setembro de 1939 foi fincada a pedra fundamental para a construção do prédio da Igreja. Consistia em uma pequena pedra de laje, de uns cinquenta centímetros, devendo estar localizada debaixo do piso cimentado do antigo prédio da capela, à frente e do lado esquerdo de quem se posiciona dentro dela e com frente para a praça. Outra omissão do documento oficial é o cruzeiro da praça, que também foi erguido nesse mesmo dia, para se constituir não só em um marco histórico do lugar, mas principalmente para simbolizar a fé, em testemunho visível de que a povoação nasceu sob o signo da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Segue transcrição fiel do registro existente na Paróquia de N. S. do Bonfim, de Silvânia, a respeito da festa de inauguração do Patrimônio de São Miguel, bênção e lançamento da pedra fundamental da Igreja de São Miguel. Passa Quatro “Bairro da Paróquia de Bonfim. 29 de setembro de 1939. Inauguração oficial do Patrimônio; bênção e lançamento da primeira pedra da Igreja de S. Miguel, por sua Exª., o Sr. Arcebispo Dom Emanuel Gomes de Oliveira, servindo de padrinhos os Excelentíssimos Srs. Dr. Alarico G. Jaeme, DD. Prefeito Municipal, Sr. Guilherme Veloso Pereira e sr. Tobias Evangelista Ferreira.” Bênção e inauguração da Igreja “A festa foi muito concorrida, animada e piedosa. Estiveram presentes o Exmo. Sr. Arcebispo, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, e o DD. Prefeito de Bonfim, Dr. Alarico F. Jaeme, os quais tiveram recepção condigna, festiva e barulhenta. A bênção e inauguração da Igreja foram, por assim dizer, o começo oficial do Patrimônio, Povoado, ou mesmo, futura cidade de S. Miguel. Ajudou muito nessa iniciativa o sr. Guilherme Veloso Pereira, fazendeiro do lugar; proficiente engenheiro agrônomo, traçou ele o plano urbanístico de S. Miguel. Nesse dia da inauguração já se via o traçado das ruas, contando-se ao todo umas vinte casas. Devo também destacar a cooperação eficiente dos srs. Moisés Roriz, de Vianópolis, Chico Domingos e Tobias Ferreira, moradores do lugar”. (Do livro São Miguel do Passa Quatro – o nascimento de uma cidade)