Páginas

28 de maio de 2014

Entrevistados do Dia 28-05-2014

Manoel Inácio Canedo e Nosso Apresentador Elson Gonçalves

HISTÓRIAS DE SMPQ

 MANOEL INÁCIO CANEDO (CANEDO) transferiu-se de Goiânia para SMPQ em 1970, com o objetivo de montar sua própria farmácia, ele que já tinha experiência no ramo como vendedor em importante rede de drogaria da Capital. Foi o continuador das atividades médico-farmacêuticas que antes eram desempenhadas por Érico Josué Meireles, o Lico. 
          Chegando às vésperas da Copa do Mundo de Futebol, Canedo instalou o primeiro televisor da cidade, dando oportunidade a que todos vissem os jogos da Copa pela televisão. A energia vinha de um motor estacionário do vizinho. Por causa da falta de energia, decidimos, eu e Canedo, ir à procura do político poderoso de Silvânia e da região, José Caixeta, que, sensibilizado, comprometeu-se a levar energia elétrica para a cidade, com uma condição: os postes deveriam ser de aroeira e ficariam por conta da população. Fomos então de fazendeiro a fazendeiro à cata dos tais postes que eram, ora doados, ora vendidos a preço simbólico. Manoel Paixão e Chico Vieira foram os que mais contribuíram com a iluminação, doando, ambos, cerca de 150 postes. Foi um trabalho intenso, mas enfim chegou a tão esperada luz elétrica.
          Como o ensino da cidade era somente até o quarto ano primário, eu e Canedo fomos à luta e com muito sacrifício conseguimos criar o primeiro grau completo, de 5ª a 8ª séries. E Canedo foi o primeiro diretor do Colégio, que passou a chamar-se Escola de Primeiro Grau Graciano José da Silva, hoje Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado.
(Do livro São Miguel do Passa Quatro – o nascimento de uma cidade, de Elson G. Oliveira)

14 de maio de 2014

Entrevistados do Programa do dia 14-05-2014


Salomão Alves Lemes Junior e Nosso Apresentador Elson Gonçalves










Professora Mauzi, Bruna, Flavia, Inara E Nosso Apresentador Elson Gonçalves

10 de maio de 2014

COMO EXPLICAR O AMOR DE MÃE? (Texto de Chiara Lubich...)

A mãe não deixa de amar o filho porque ele é mau, não deixa de esperá-lo, se está longe. Nada mais deseja senão reencontrá-lo, perdoá-lo, abraçá-lo, porque o amor de mãe é todo revestido de misericórdia. O amor de mãe é algo que está sempre acima de qualquer situação difícil ou condição dolorosa em que se encontre o filho. É um amor que jamais esmorece diante das borrascas morais, ideológicas e tantas outras, que possam envolver o filho. O amor de mãe está acima de tudo; tudo quer cobrir, tudo quer esconder. Se ela vê o filho em perigo, não hesita em arriscar seja o que for. Não titubeia em jogar-se sob um trem, se o filho está para ser atropelado, ou nas ondas do mar, se corre o risco de afogar-se. Porque o amor de mãe, por sua própria natureza, é mais forte do que a morte. Diz-se que recentemente certa mãe se jogou da sacada do seu apartamento, na tentativa de salvar seu filhinho que lhe escapara dos braços. Num ato inútil e desesperado, mas que demonstra o quanto é grande o amor materno. Pois bem, se isso acontece com as mães desta terra, pode-se muito bem imaginar o que é Maria, Mãe humano-divina do Menino-Deus, e Mãe espiritual de todos nós! Maria é a mãe por excelência, o protótipo da maternidade, portanto o protótipo do amor humano. Mas, já que Deus é o Amor, ela se nos mostra como a explicação de Deus, o livro aberto que explica Deus. O amor de Deus foi tão grande a ponto de morrer por nós com a morte mais cruel. E isto para nos salvar. Da mesma forma, o motivo do amor da mãe é o bem do filho. Maria, por ser mãe divina, é a criatura que mais copia Deus e mais no-lo mostra. Nós devemos reavivar a fé no amor de Maria para conosco, devemos acreditar que é assim que ela nos ama. E imitá-la, porque é o modelo de todo cristão e o caminho direto que conduz a Jesus.

8 de maio de 2014

Entrevistados do Programa Bate-Papo em Família do Dia 07-05-2014


Na Sequência 
Ednara Carvalho Caroline Souza
Ana Vitória
Bruna Thalia
Sara Souza
Ana Caroline
Flávia Lima
Ana Paula
Inara Helena
Geiciely Ferreira







Valeria, Eleuza, Cotinha, e Nosso Apresentador Elson Gonçalves


7 de maio de 2014

MARIA E MINHA MÃE MARIA

Quando eu era menino, minha mãe falava muito sobre Nossa Senhora. Dizia que gostava dela porque ela deu Jesus ao mundo. Dizia também que todo mundo que gosta de Nossa Senhora deve fazer a mesma coisa, isto é, dar Jesus ao mundo. - De que jeito, mãe? – eu indagava. - Uai! Levando a Palavra de Jesus aos corações das pessoas. De tanto minha mãe falar, rezar e pedir a intercessão de Nossa Senhora, eu também aprendi a gostar da Mãe de Jesus. Às vezes, enquanto ela falava eu pensava comigo: “Será que Nossa Senhora tem chinelo do salto duro pra bater na gente do jeito que minha mãe faz?” Não, não tem. Nossa Senhora só tem amor pra dar aos seus filhos, porque ela é mãe, ela é mãe de todos nós. Verdade que toda mãe podia ser igual a Nossa Senhora: quando morresse, devia ir direto para o céu. Mãe é um ser humano tão poderoso que até o bandido da mais alta periculosidade se curva quando sua mãe o repreende. Lembro-me que na hora de ir para a cama, mamãe não deixava a gente deitar sem antes rezar a oração: Com Deus eu me deito, Com Deus eu me levanto, Com a Graça de Deus E o Espírito Santo.